O que é o poder do pensamento?
O cérebro humano tem imensa capacidade de aprendizado, de ideias, de alterar comportamentos e de criatividade. No cotidiano de uma pessoa comum, passam diversos tipos de pensamentos por minuto pela mente, mais ainda se tiver ansiedade, o que acaba trazendo transtornos e dificuldades em levar uma vida mais tranquila.
A forma que cada indivíduo pensa e vê a vida intervêm na ação, nas relações e no meio em que vive. Quem cultiva pensamentos mais positivos tem uma vida mais leve e realiza seus objetivos com mais rapidez, enquanto quem cultiva pensamentos negativos, acaba não aproveitando a vida, deixa oportunidades passarem e se sentem mais tristes ou agressivos.
Além disso, são ondas mentais eletromagnéticas que se propagam e ecoam pela energia do universo, um tipo de ímã que atrai tudo o que uma pessoa fala, sente e acredita. Leia esse artigo para saber mais sobre o poder do pensamento.
Conhecendo o poder do pensamento
Os pensamentos têm imensas capacidades e poderes para mudar a vida de um ser humano, além de outras funções ou características que a ciência ainda não descobriu. Continue a sua leitura e conheça o poder do pensamento.
■O poder do pensamento na telepatia
A telepatia é um tipo de comunicação direta à distância entre duas mentes ou a receptação de processos mentais de outra pessoa, normalmente considerada um tipo de percepção extrassensorial e relacionada a fenômenos paranormais. Um exemplo mais conhecido e comum de Telepatia é quando um indivíduo pensa em alguém e alguns segundos depois essa pessoa entra em contato por telefone.
Outra forma comum de telepatia e que poucos percebem é quando se está em uma roda de amigos e alguém acaba falando o que o outro estava pensando naquele momento. Esse tipo de comunicação pode ser usado por pessoas mais experientes para manipular as outras de forma negativa ou para ajudá-las de alguma forma.
■Se protegendo de ataques mentais
Assim como uma pessoa emite as ondas mentais, outra que esteja na mesma sintonia acaba recebendo essas vibrações inconscientemente, podendo ter os pensamentos, ideias, decisões e comportamentos influenciados ou manipulados. Alguns tipos de pensamentos como a raiva, inveja, desejo de morte ou que outras coisas ruins aconteçam com alguém, podem afetar quem tem a mente vulnerável.
O indivíduo alvo de ataques mentais pode ter problemas no sono, no emocional ou ter os objetos ao redor quebrando sem nenhum motivo. A quebra de objetos se dá pelas fortes ondas das energias vindas das emoções ou pensamentos de alguém circulando o ambiente antes de atingir o alvo.
Para proteger a mente desses ataques, é preciso aprender a ter autodefesa psíquica. Ter plantas em casa ajuda na proteção, pois são atingidas primeiro, porém, o autoconhecimento e o pensar antes de agir são as melhores formas. Caso precise de apoio, use as plantas, cristais ou faça orações.
■Pensamento e crença
É a partir dos pensamentos que os humanos têm capacidade de criar suas realidades, depois se exteriorizando como palavras e, por fim, ações. Seja pela religião, cultura, experiências pessoais ou influência dos pais, tudo aquilo que uma pessoa acredita é atraído para si, criando a sua própria realidade.
Além disso, existem pensamentos limitadores e negativos, que são chamados de crenças limitantes. Algumas frases mais comuns que um indivíduo fala quando tem esses tipos de pensamento são “eu não consigo”, “isso não é para mim”, “eu não posso”, entre outras.
Assim que a pessoa afirma essas frases já está criando a sua realidade de que não consegue realizar nenhuma tarefa. Isso pode vir da falta de vontade de se esforçar, de agir ou tomar atitudes necessárias para concretizar um objetivo e de concluir alguma tarefa. Portanto, acaba se bloqueando, tornando a situação mais difícil do que realmente é.
■Controle do pensamento
É extremamente útil para diversas finalidades, como ter mais foco, acalmar a mente, cocriar a realidade desejada, alcançar uma felicidade estável, bem-estar, pensar antes de agir para tomar as melhores decisões, entre outras. No mais, dizem que os sentimentos vêm dos pensamentos, então, controlando o que pensa, se tem mais controle sobre os sentimentos.
Algumas dicas para controlar os pensamentos são a assumir a responsabilidade por tudo o que pensa, monitorar os pensamentos e evitar aceitar tudo automaticamente. Com algumas técnicas de acalmar a mente é fácil descobrir quais pensamentos são seus e quais são de outras pessoas.
Como usar o poder do pensamento a seu favor
Os pensamentos podem ser utilizados para realizar algum desejo, objetivo, mudar de vida, entre outras coisas. Nos próximos tópicos serão abordados alguns assuntos para saber como usar o poder do pensamento a seu favor.
■Descansar a mente
O descanso da mente é extremamente importante, não só para usar o poder do pensamento para conseguir o que deseja, mas também para manter uma boa saúde mental e física. Com isso, se torna mais fácil focar em um ou dois assuntos, afastando os mais supérfluos para não atrapalhar o raciocínio e ajuda a melhorar a memória.
Para descansar a mente é preciso ter uma boa noite de sono, de sete a oito horas, com nenhum ou o mínimo barulho e luz possível, sem estar sentindo emoções negativas no momento. Também pode ser colocada em prática a meditação e a auto-observação, tomando consciência de pensamentos supérfluos e focando em algo mais relaxante.
■Praticar gratidão
A gratidão é um hábito poderoso e que qualquer um pode fazer, contanto que o indivíduo realmente se sinta grato pelo que está falando. Há muitas coisas que podem ser agradecidas, pequenos detalhes e acontecimentos positivos como ter um bom emprego, ter comida em casa, ter boa saúde, ter se divertido com os amigos, entre outros.
Ao praticar a gratidão todos os dias, aumenta a autoconfiança e a felicidade, trazendo uma visão de vida mais positiva com o sentimento de ser merecedor e capaz de alcançar objetivos e desejos. Além disso, quanto mais agradece, mais preparado está para receber mais, pois a gratidão atrai mais coisas positivas.
■Ter foco
Ter foco ajuda a pessoa a tomar consciência do que está pensando e mudar para algo mais construtivo ou apenas silenciar a mente. Para isso, a pessoa pode planejar o seu dia em uma agenda ou caderno comum, listando tudo o que precisa ser feito por ordem de prioridade, não ser multitarefas, aprender a dizer “não” e afastar tudo o que não serve mais.
Além disso, o foco acelera o alcance de objetivos por manter a concentração nas atividades que precisam ser realizadas, afastando tudo o que não agrega. É preciso tomar cuidado para não se distrair ou fazer outras tarefas em paralelo, pois dispersa a concentração com facilidade. Assim, é possível enxergar o mundo com outros olhos e novas perspectivas.
■Substituir palavras
Muitas frases e pensamentos das pessoas normalmente tem alguma afirmação negativa como “não consigo”, “odeio”, “é impossível”, “tudo só piora” ou tem muitas palavras de ódio. Isso faz com que acreditem fielmente nisso e consequentemente se torne realidade.
As palavras têm força, assim como os pensamentos. Portanto, para atrair melhores energias e situações melhores no futuro, é preciso substituir as palavras negativas e pesadas pelas mais positivas, evitando frases e afirmações negativas e restritivas. Ao falar sobre o futuro, afirme que tudo o que deseja realizar já deu certo.
■Praticar mindfulness
Mindfulness, ou atenção plena, é uma prática em que o indivíduo se concentra em estar, ou viver, no momento presente de forma consciente, focando a sua atenção nos movimentos ao redor, nas situações que acontecem e em sua respiração. Essa prática é importante para viver o agora, pois a vida acontece no momento presente.
Para praticar o mindfulness, é preciso deixar de lado todas as distrações, pensamentos aleatórios e sentimentos passados, focando apenas no sentir, ouvir e vivendo o aqui e o agora com mais atenção. Como consequência, aumenta a inteligência emocional, aumenta a capacidade de concentração, ajuda no controle do estresse e ansiedade, melhora a memória e reduz o envelhecimento cerebral.
■Confiar em si
A autoconfiança, ou confiar em si mesmo, é um sentimento de convicção de ser capaz de fazer ou realizar alguma coisa e é uma característica da personalidade humana. Confiar ou acreditar em si próprio diminui o medo e traz mais disposição para trilhar novos caminhos, ter novas experiências e fazer coisas novas.
Para desenvolver a autoconfiança, é preciso acreditar no próprio potencial, que é capaz de fazer determinada atividade, estar aberto para o novo, não se comparar com as outras pessoas, pedir ajuda, ter paciência, evitar o perfeccionismo, celebrar as pequenas conquistas, não ter medo de enfrentar pequenos problemas e escrever em um papel o que sabe fazer de melhor e todas as superações que teve.
■Uma dose de positividade
Existem momentos na vida de qualquer ser humano em que vai ter desafios e problemas a serem superados, porém, a mente pode ser programada para enfrentar tudo isso da melhor forma possível, ter novos aprendizados a partir dessas situações e encontrar os pontos positivos. Apesar de não ser uma tarefa fácil, aumenta a autoconfiança e a confiança no universo ou no que cada um acredita.
Um exemplo comum é quando uma pessoa perde o emprego que tem, é normal sentir desespero, tristeza, medo, angústia ou raiva durante algum período. Porém, algum tempo depois essa pessoa consegue um emprego muito melhor do que o anterior e se sente mais feliz que antes.
Por um lado, essa situação vai ser preocupante, mas tendo uma visão mais positiva, uma coisa não muito boa deu espaço para aparecer uma melhor.
■Meditação
A meditação é uma técnica que traz diversos benefícios para a vida de uma pessoa, principalmente para conseguir controlar os pensamentos. Essa prática conduz a mente a entrar em estado de tranquilidade através da postura e da focalização da atenção na respiração, no que acontece ao redor, em uma reflexão, na interiorização ou no autoconhecimento.
Portanto, para ter poder sobre a mente, é preciso que esteja relaxada. Meditar por cinco ou dez minutos por dia aumenta a capacidade de concentração, o bem-estar, diminui o estresse, a ansiedade e traz uma sensação de leveza, tranquilidade e conforto. Além disso, a meditação melhora a saúde mental e física.
■Hermetismo
Baseado em supostos textos e ensinamentos de Hermes Trismegistus no Egito helenístico, o Hermetismo é uma tradição filosófica e religiosa que trabalha com a filosofia e magias do ocultismo. Esses ensinamentos influenciaram o esoterismo no ocidente, tendo grande importância na época da Idade Média e no Renascimento.
A alquimia que estuda a vida do espírito na matéria é muito utilizada no Hermetismo, não para ter uma vida imortal, mas para alcançar a iluminação espiritual e a vida longa. Nessa tradição é encontrada as sete leis herméticas, ou os sete princípios do hermetismo, que são: Lei da Correspondência, Lei do Mentalismo, Lei da Vibração, Lei da Polaridade, Lei do Ritmo, Lei do Gênero, e a Lei de Causa e Efeito.
■Lei da atração
Em algum momento da vida, alguém já comentou sobre atrair o que deseja através do poder do pensamento ou que afirmar coisas negativas só traz mais negatividade para a vida. Isso faz parte de uma lei universal chamada Lei da Atração, onde um pensamento atrai coisas iguais ou semelhantes para a vida, já que a mente é conectada ao universo e o universo é mental.
As pessoas costumam fazer técnicas que ativem a Lei da Atração para conseguir algo que desejam ou para mudar de vida, porém, é preciso ter muito estudo, confiança e sentir que o que deseja já é real para que funcione. Além de entender que o tempo do universo é diferente dos humanos, é preciso compreender que nem tudo o que desejar vai se realizar, pois pode ser algo que não traga algo bom para a vida.
Benefícios do uso do poder do pensamento
O cultivo de pensamentos mais positivos é um exercício que precisa ser praticado todos os dias, apesar de não ser uma tarefa fácil no início. Após estudar e colocar em prática todas as técnicas para acalmar a mente e as emoções, os benefícios e os resultados das práticas ficam mais evidentes com o passar do tempo. Veja nos tópicos a seguir quais são os benefícios do uso do poder do pensamento.
■Produtividade
As consequências de manter a mente positiva e de ter poder sobre os pensamentos são boas, pois melhora a produtividade em qualquer área da vida. Com mais foco em trazer resultados e menos em problemas, a pessoa consegue encontrar respostas com mais facilidade e criatividade, além de realizar melhor as suas tarefas.
Para aumentar a produtividade, pode exercitar a mente realizando atividades que usem a criatividade e o raciocínio lógico, colocar novas ideias em prática, além de treinar o controle dos pensamentos e emoções. Então, o estímulo faz o cérebro estar mais alerta e tudo o que é novidade traz uma nova percepção de vida.
■Perspectivas
Outro benefício são as novas perspectivas de vida que o indivíduo adquire conforme as novas experiências que vão passando. Conhecer novas pessoas, histórias de vida e estudos também ajudam a ver o mundo e a vida com outros olhos.
Adquirindo novas perspectivas, o indivíduo se torna mais empático e descobre que a vida é muito mais do que imagina. Não existe uma única verdade, mas sim diversos pontos de vista, vivências, experiências, culturas e gostos e cabe a cada um respeitar essas características alheias, contanto que não esteja prejudicando nenhuma outra pessoa.
■Menos ansiedade
O poder do pensamento é eficaz para diminuir a ansiedade, já que possui a finalidade de acalmar a mente e ter um controle maior dos pensamentos, afastando os mais negativos e os que não agregam nada na vida de uma pessoa. Assim, o foco pode ser direcionado para coisas mais positivas e para cuidar melhor de si próprio.
Por mais que não seja uma tarefa fácil, a prática diária de uma ou duas técnicas se torna um hábito e, consequentemente, deixa de ser uma tarefa difícil. Voltar o foco para coisas positivas quando perceber que está pensando em algo negativo, encontrar um propósito na vida e praticar exercícios físicos são algumas dicas para diminuir a ansiedade, sem dispensar o acompanhamento de um psicólogo.
■Saúde
Os pensamentos acabam gerando emoções positivas ou negativas que afetam a saúde física e mental. Na medicina, há estudos sobre como os pensamentos e emoções geram doenças ou outros sintomas físicos como a gravidez psicológica, onde a mulher acredita que está grávida e o corpo gera todos os sintomas de uma gestação. Porém, não há nenhum bebê se desenvolvendo no útero.
Se um indivíduo acredita que está doente, então o corpo também acredita e fica doente, a mesma coisa acontece se acreditar que tem boa saúde. É preciso estar atento com o que pensa e acredita, monitorando o que é bom e o que não é, sem dispensar uma alimentação mais saudável e exercícios físicos.
■Autoconhecimento
O autoconhecimento é uma investigação de si mesmo para descobrir quais são suas qualidades, desejos, limitações, como age e reage em determinadas situações, o que gosta, o que acredita, conceitos de certo ou errado e competências através de diversas técnicas. Além disso, também serve para controlar as emoções, definir objetivos e evoluir.
Ao praticar o autoconhecimento, o indivíduo consegue fortalecer a autoestima, tomar melhores decisões na vida, consegue confiar mais em si mesmo, melhora os relacionamentos, consegue impor limites para outras pessoas, consegue se aceitar mais facilmente, valoriza suas habilidades e tem uma melhor compreensão de seus sentimentos.
O maior poder que temos é o pensamento?
Se o universo é mental, o maior poder que o ser humano pode ter é o pensamento, porém esse não é o único poder existente. Por meio dos estudos e experiências se adquire novos conhecimentos, sendo possível mudar a forma de pensar e ver a vida, algo que ninguém pode tirar do outro.
No mais, existem pessoas que conseguem atrair muitas coisas boas em suas vidas praticando algumas dessas técnicas, possuindo um melhor controle dos pensamentos, das emoções, agindo com positividade e sem dúvidas se vai dar certo.
Cada indivíduo tem uma técnica que funciona melhor para si, isso se descobre testando uma por uma e disciplinando a própria mente. Esse é um assunto que de tempos em tempos terão novas descobertas sobre a mente, os pensamentos, as emoções e a ligação de tudo isso com o universo.
Leitora, entusiasta de esoterismo e espiritualidade, estudante de administração.