O significado de Saturno na Casa 3
Os nativos que possuem Saturno na 3ª casa do mapa astral são pessoas naturalmente desconfiadas. Tendem a ser muito cuidadosas e podem parecer frias e distantes para as demais. Muito disso está ligado à sua timidez e à sua dificuldade para se comunicar com os demais.
Assim, as pessoas com esse posicionamento astrológico não costumam falar muito e se dedicam mais à observação. Podem ser ótimas ouvintes porque prestam atenção a tudo que os outros dizem. Ao longo do artigo, mais detalhes sobre Saturno na casa 3 serão comentados. Para saber mais a respeito disso, continue a leitura do artigo.
Significado de Saturno
Para a mitologia, Saturno é uma divindade de origem antiga, identificada como Cronos. De acordo com a história, o deus veio da Grécia para a península italiana após ser expulso do olimpo por Zeus. Quando se fala sobre a astrologia, Saturno é o planeta regente de Capricórnio e é conhecido como Senhor do Carma.
A seguir, mais detalhes sobre os significados de Saturno serão comentados. Para saber mais, continue a leitura do artigo.
■Saturno na mitologia
Saturno tem origens mitológicas muito antigas. É considerado uma divindade romana que veio da Grécia após ser expulso do Olimpo. Na ocasião, foi atirado da montanha por Júpiter, o seu filho, também conhecido como Zeus. Após a expulsão, se instalou em Roma e fundou uma aldeia fortificada, Saturnia.
Existe outra versão dessa história que destaca que Saturno foi abrigado por uma divindade mais antiga do que ele, Jano. Então, ele passou a ensinar os habitantes da região o que sabia sobre agricultura e a cuidar das atividades desse setor.
■Saturno na astrologia
Na astrologia, Saturno é o regente de Capricórnio e o co-regente de Aquário. O planeta tem uma associação muito forte com a ideia de responsabilidade, bem como com o estabelecimento de limites ao longo da vida. Além disso, o senso de realidade dos nativos também é de responsabilidade deste planeta.
Portanto, ele fala sobre as experiências que são adquiridas através do trabalho e também sobre a importância da persistência.
Fundamentos de Saturno na Casa 3
A casa 3 representa o primeiro momento que o mapa astral deixa a esfera pessoal, representado pelas casas 1 e 2. Assim, ela fala sobre a comunicação e questões relativas ao aprendizado. Quando Saturno está posicionado nesse espaço, revela pessoas tímidas, que valorizam a privacidade e bastante observadoras.
A seguir, mais detalhes sobre os fundamentos de Saturno na casa 3 serão comentados. Se você quer saber mais sobre isso, basta continuar a leitura do artigo.
■Como descobrir o meu Saturno
Descobrir qual é a posição de Saturno no momento do nascimento de uma pessoa depende do cálculo completo do mapa astral. Ele é feito através de informações como o local, a data e o horário de nascimento e determina onde cada planeta estava quando o nativo nasceu.
■Significado da Casa 3
A casa 3 fala a respeito do primeiro momento que o mapa astral deixa a esfera pessoal para falar a respeito do convívio com os demais. Logo, ela representa a maneira como os indivíduos se comunicam em várias esferas diferentes, da fala propriamente dita à escrita. Assim, está diretamente ligada às questões de conhecimento e aprendizado.
Essa casa é representada pelo signo de Gêmeos, pelo planeta Mercúrio e pelo elemento ar, o que lhe dá características dinâmicas. Por estar situada no primeiro quadrante, corresponde à formação básica dos indivíduos.
■O que Saturno revela no mapa astral
Saturno é o planeta regente de Capricórnio e co-regente de Aquário. Assim, a sua presença no mapa astral fala sobre questões como o senso de responsabilidade e a imposição de limites ao longo da vida. Além disso, também aborda aspectos relativos às experiências que são adquiridas através do trabalho.
Vale citar ainda que Saturno representa a capacidade de confiar no poder do tempo para lidar com as frustrações.
■Saturno na Casa 3
A presença de Saturno na casa 3 faz com que os nativos se tornem naturalmente mais desconfiados. Portanto, podem adotar uma postura mais rígida e agir de maneira severa com os demais. Isso acontece porque acreditam na importância de ser cuidadosos e, por vezes, são pessoas tímidas, que sentem dificuldade para se comunicar.
Tudo isso faz com que se tornem observadores natos. Podem ser excelentes conselheiros porque estão sempre dispostos a ouvir aos demais e prestam muita atenção em tudo o que lhes é dito.
■Saturno na Casa 3 Natal
No mapa natal, Saturno na casa 3 pode trazer problemas físicos para os nativos. Os processos de respiração podem ser prejudicados devido à sua conexão com o movimento, algo que se faz presente na casa devido à presença do signo de Gêmeos e do elemento ar.
Além disso, os problemas de ordem emocional também podem surgir em decorrência da timidez. Isso vai gerar algum medo de expor opiniões porque o nativo se torna alguém que tem receio de críticas quando Saturno ocupa a casa 3.
■Saturno na Casa 3 em trânsito
O trânsito de Saturno na casa 3 é algo que traz à tona questões de ordem prática. Pode ser sentido de forma pesada pelos nativos, especialmente do ponto de vista intelectual, visto que é um momento de se voltar para a aprendizagem de novas habilidades.
Logo, quando Saturno transita pela casa 3 é necessário aprofundamento em algo que o nativo conhece apenas de forma superficial. Ele também precisa encontrar formas de colocar esse conhecimento em prática.
Traços de personalidade de quem possui Saturno na Casa 3
Os nativos que possuem Saturno na casa 3 são pessoas tímidas e naturalmente desconfiadas. Sentem dificuldades de interação com os demais e preferem ficar calados, o que lhes torna excelentes ouvintes. Entretanto, devido a essa postura podem sentir grandes dificuldades de aprendizado e para absorver as informações que lhes são dadas rotineiramente.
A seguir, mais alguns detalhes da personalidade de quem possui Saturno na casa 3 serão comentados. Para saber mais a respeito, continue a leitura do artigo.
■Características positivas
As pessoas que possuem Saturno na casa 3 são muito metódicas. Essa características faz com que elas sejam excelentes para terminar trabalhos de ordem prática ou que precisam ser feitos em prazos curtos, obtendo ótimos resultados nesse sentido.
Além disso, os nativos valorizam o seu relacionamento com a família, especialmente com os seus irmãos, com os quais tendem a fazer viagens de curta duração e procuram passar algum tempo.
■Características negativas
A dificuldade de aprendizagem é um dos maiores entraves de quem possui Saturno na casa 3. Essas pessoas sentem dificuldades para absorver as informações que lhes são dadas e isso pode acabar causando alguns afastamentos sociais, especialmente quando as divergências de opiniões se fizerem presentes.
Precisam ter atenção especial à questão da escrita e da fala, visto que tudo é levado muito a sério e quando mal explicado tende a gerar situações negativas.
A influência de Saturno na Casa 3
A presença de Saturno na casa 3 influencia alguns dos principais temas da casa. Esse espaço do mapa astral se volta muito para a comunicação e para questões relativas à busca por conhecimento. Logo, fala diretamente sobre a aprendizagem e sobre a maneira como o indivíduo se expressa em sociedade.
A próxima seção do artigo vai destacar mais alguns detalhes a respeito da influência de Saturno na casa 3. Assim, se você deseja saber mais sobre isso, basta continuar a leitura.
■Temores
Devido à sua dificuldade para se expressar, o nativo que possui Saturno na casa 3 se sente inseguro na vida social. Isso faz com que ele se torne uma pessoa tímida e que somente frequenta ambientes nos quais se sente totalmente confortável e seguro. Não gostam muito de viajar e somente fazem isso em último caso.
Isso acontece porque os nativos temem ser mal compreendidos nos seus contatos com outras pessoas e ter maiores problemas decorrentes disso.
■No aprendizado e comunicação
A aprendizagem pode ser um problema bastante grave para as pessoas que possuem Saturno na casa 3. Sentem grande dificuldade para compreender as informações que são transmitidas a eles, ainda que tenham relativa facilidade com atividades mais burocráticas e de ordem prática.
Do lado da comunicação, é possível afirmar que esses nativos têm tanto medo de ser mal interpretados que tendem a ser pessoas muito caladas e que preferem ouvir os demais.
Um pouco mais sobre Saturno na Casa 3
O movimento de Saturno retrógrado na casa 3 afeta de forma ainda mais significativa a questão da comunicação. Portanto, o nativo deve ter atenção especial a essas questões. Quando se fala sobre a revolução solar, isso manifesta a necessidade de melhorar a forma de se expressar para evitar lidar com conflitos.
A seguir, maiores detalhes sobre Saturno na casa 3, tanto retrógrado quanto na revolução solar, serão comentados. Para saber mais, continue a leitura.
■Saturno retrógrado na Casa 3
O movimento de retrogradação de Saturno pela casa 3 traz ainda mais dificuldades no campo da comunicação. Os nativos se tornam ainda mais calados e não conseguem firmar os contatos que precisam. Além disso, também se sentem travados quando o assunto é o pensamento.
Portanto, esse trânsito astrológico tende a complicar aquilo que já é um entrave para o nativo que possui esse posicionamento astrológico. Outro aspecto que merece destaque é que a fala dos nativos pode se tornar mais lenta nesta fase.
■Saturno em revolução solar na Casa 3
A presença de Saturno na casa 3 na revolução solar destaca que o nativo precisa encontrar uma maneira de melhorar os seus meios de expressão, especialmente a questão da fala. Isso tem gerado alguns conflitos com terceiros porque ele não tem conseguido se fazer entender totalmente.
Além disso, o posicionamento em questão faz com que o nativo se sinta impelido a buscar mais conhecimento e também a impor mais limites na sua vida.
Qual o carma de Saturno na Casa 3?
Os carmas de Saturno na casa 3 estão ligados às questões de expressão, mas também são representados por alguns entraves de saúde. Nesse sentido, os processos respiratórios do nativo podem ser comprometidos porque têm relação direta com o movimento, um tema comum ao signo de Gêmeos, o signo ocupante da casa 3.
Sobre as questões da expressão, é válido ressaltar que o nativo enfrenta problemas de ordem emocional e mental que o impedem de expor as suas ideias. Eles estão relacionadas à timidez que, por sua vez, tem origem no medo. Assim, existe a possibilidade de que o nativo tenha vivido uma infância marcada por críticas e se sente impedido de ter opiniões.