Quais são os temperamentos humanos?
Imaginar uma população de cerca de dez bilhões de pessoas que se dividem em apenas sete categorias é uma grande dificuldade. Entretanto, esta é a função dos sete raios, em que, para cada raio, há um dos sete temperamentos mais relevantes para o progresso espiritual do homem.
Os sete raios são as energias divinas que regulam todos os seres que existem, sendo que foi designada uma cor e um animal de poder a cada um. Assim, todos os seres humanos estão incluídos em um ou mais desses sete raios, e essa situação vai determinar as principais características de suas personalidades.
Logo, embora uma pessoa possa ter propriedades de mais de um raio, as que mais se destacam revelam de qual raio essa pessoa faz parte. Entenda mais sobre os sete temperamentos humanos e suas principais divisões, cores e animais, seguindo com a leitura deste artigo!
Vontade e Poder
A vontade é a força íntima de todo o ser, é a chama que o mantém em atividade e que manifesta o poder de realizar o que quer que seja. Ela não deve ser confundida com o desejo, que é temporal e passageiro. Vontade e poder caminham juntos e caracterizam as qualidades principais do primeiro temperamento. Confira seus aspectos a seguir!
■Características
As potencialidades de uma pessoa do primeiro raio de temperamento são bem diversas, mas todas derivam da força de vontade, que é a característica dominante para esse raio. Por isso, as pessoas do primeiro raio são destinadas ao exercício do poder, para que possam desenvolver todo o seu potencial.
Pertencer ao primeiro raio significa reunir habilidades inerentes a uma personalidade marcante, com alto poder de decisão e que dá pouca importância para banalidades. Outra característica é uma visão estendida, com pontos de vista avançados e elevada capacidade analítica e de síntese.
■Signo
A compreensão da doutrina dos sete temperamentos requer um entendimento complexo sobre o universo e tudo o que nele está contido. Como tudo se interliga, as qualidades de cada raio estabelecem relação com os signos, mas não do modo conhecido pela maioria das pessoas. Por isso, que existe a Astrologia esotérica.
Nesse sentido, a Astrologia participa da seleção das pessoas que vão estar em um determinado raio, pois ela também é um sistema de classificação que divide toda a humanidade em doze grupos. Mesmo assim, em cada raio, encontra-se pessoas de todos os signos, apenas com uma concentração maior dos signos de Áries, Leão e Capricórnio no primeiro raio.
■Cor
O número sete corresponde às cores do arco-íris e também ao número dos raios divinos que controlam o aprendizado e o temperamento humano. Logo, cada raio atua na mesma faixa vibratória de sua cor, que, no caso do primeiro raio, é o azul. O azul se divide em diversas tonalidades, e cada uma representa um estágio evolutivo dentro do respectivo raio.
Tudo no universo é sincronizado e tem ligação com todas as partes entre si - nada está isolado e sem vida. Assim, as cores atuam como fatores energéticos e vibratórios, e facilitam o aprendizado das propriedades dos raios, por ser um meio mais conhecido entre as pessoas comuns. Portanto, você pode aprender sobre o raio azul ao estudar sobre essa cor.
■Animal
Os raios divinos se ligam, tanto com cores quanto com animais, que ficaram conhecidos com animais de poder. Esta é uma prova clara de que existem muitos caminhos que levam ao mesmo lugar e, nesse caso, à iluminação espiritual. Esse conhecimento coloca os animais em um nível bem acima do que a maioria das pessoas imagina ou acredita.
Assim, no caso das pessoas que se encontram sob a influência do primeiro raio, o animal é o camelo, que é dotado de grande força e resistência nos mais agressivos ambientes. Como na natureza existe uma transição evolutiva, é possível ser ajudado por algum outro animal, mesmo estando no raio azul.
Amor e Sabedoria
Para o segundo temperamento humano, serão desenvolvidas competências que se relacionem com o amor e a sabedoria, o que significa maior compreensão e entendimento sobre o sofrimento, por exemplo. Veja mais sobre o segundo raio no próximo bloco!
■Características
Tendo como base o amor e a sabedoria, os seres do segundo raio trabalham, em sua maioria, com profissões que promovam o ensino, a assistência social e o amparo aos mais carentes. Assim, professores, mestres e instrutores de qualquer área são passíveis de estar no segundo temperamento.
Contudo, o amor é a palavra-chave para o segundo raio, já que é a força que possibilita a união, a tolerância, a serenidade e a confiança. Todas essas e muitas outras virtudes se desenvolvem no período em que o ser habita o segundo raio. Assim, seus representados são pessoas dotadas de grande magnetismo pessoal, que conseguem enxergar o motivo por trás de cada ato ou situação.
■Signo
A maneira como acontece é um mistério, mas as pessoas pertencentes a um raio reúnem as qualidades e os defeitos de um signo ou de um grupo de signos do zodíaco. Assim, ao estudar os signos de forma universal, você acabará estudando sobre os raios e vice-versa, confirmando a teoria de que tudo está em tudo.
No caso do segundo raio, os signos de Gêmeos, Virgem e Peixes são os mais presentes, embora haja pessoas de outros signos. Aqueles que tiverem mais características em comum com um raio serão os mais presentes nas pessoas que dele fazem parte, confirmando o princípio da unicidade divina.
■Cor
As cores são elementos importantes no estudo dos temperamentos, porque facilitam a assimilação das informações. De fato, mesmo no ensino comum, o uso das cores é frequente justamente por poder separar grupo de pessoas ou coisas, dando para cada grupo uma cor, e assim também é com os sete raios.
Para o segundo raio, a predominância é da cor dourada, que, no plano etéreo, simboliza todas as virtudes que se ligam com ideias sublimes, como inteligência, compreensão e iluminação divina. Todos esses fatores são importantes no estudo do ser humano devido ao fato de se relacionarem com o todo universal.
■Animal
O entendimento da doutrina dos sete temperamentos significa compreender e aceitar a relação que existe em tudo o que compõe o universo. Assim, o conhecimento antigo sempre associou os animais com algum poder ou virtude divina. A cultura ocidental não quer ou não consegue compreender esse conceito, e ele vem sendo esquecido.
Assim, para o raio do amor e da sabedoria, a escolha da vaca como animal símbolo é bastante coerente, como tudo na natureza. A vaca, que é um animal sagrado para os hindus, sempre foi venerada em várias civilizações da antiguidade, como o Egito, por exemplo. Ela representa os atributos divinos de serenidade, fertilidade bondade e maternidade.
Inteligência ativa
O terceiro temperamento, como todos os outros, engloba vários aspectos do desenvolvimento humano, mas a inteligência ativa se destaca como a principal característica do terceiro raio. Logo, serão estimulados todos os campos emocionais e físicos que possam exercitar a inteligência. Veja mais informações em seguida!
■Características
O indivíduo participante do terceiro temperamento está em busca do desenvolvimento intelectual e analítico, da capacidade de resolver problemas complexos de raciocínio e do aprimoramento intuitivo. Sua concentração tem foco nas habilidades mentais, e ele pode se tornar negligente no aspecto afetivo.
Assim, a inteligência ativa bem desenvolvida se traduz em clareza nas ideias e alta capacidade de síntese. Além disso, os membros do terceiro raio têm uma mente pronta para absorver novos conhecimentos. Os mais evoluídos serão filósofos, matemáticos ou atuantes em qualquer outra ciência complexa.
■Signo
Os raios divinos agrupam pessoas que possuem características em comum, tal qual acontece com os signos ou com as cores. É a maravilha da criação mostrando a inter-relação que existe entre todas as coisas no universo. Assim, para os que estão no terceiro raio, a predominância será para os que são dos signos de Câncer, Libra e Capricórnio.
Entretanto, isso não significa que somente pessoas desses quatro signos irão compor o terceiro raio. Entre o menos e o mais evoluído do raio, há espaço para todos os signos do mapa astral, sendo esses quatro os que formam a maioria.
■Cor
O terceiro raio se manifesta no mundo com a cor rosa, que é a cor do amor, do romantismo e da sensualidade, dependendo do tom que se queira usar. Essa cor vem de encontro com as particularidades do terceiro raio, que se concentra mais em inteligência e raciocínio.
Assim, por meio do contato com a cor rosa, as pessoas do terceiro temperamento poderão se iniciar naquilo que lhes falta, juntando as características aparentemente opostas, enquanto se preparam para entrar em um novo raio.
■Animal
Os animais de poder apresentam características similares ao raio de temperamento em que trabalham, já que a harmonia e a sintonia estão presentes nos fenômenos naturais como um todo. Ao saber qual o seu animal, você precisa estudá-lo para entender quais das suas características você precisa assimilar.
Assim, o terceiro raio tem como animal de poder o elefante, que se distingue por ser dotado de grande força, inteligência e memória. Entretanto, uma observação mais criteriosa pode revelar muitas outras habilidades, como compaixão, gentileza e compromisso com os seus familiares. O objetivo dos animais de poder é transmitir aos homens essas habilidades.
Harmonia através do conflito
Na escalada evolutiva, o ser enfrenta muitos desafios que vão se tornando mais complexos enquanto avança. No quarto raio, ele vai harmonizar tudo o que aprendeu, e isso vai provocar uma série de conflitos íntimos que podem ser influenciados pelo livre arbítrio, entre outras causas. Saiba mais sobre o quarto raio no texto que segue!
■Características
Os sete raios são a trajetória da ascensão do homem na busca da união com o cosmo e do conhecimento universal. No quarto raio, o ser passará por conflitos entre o que aprendeu e a necessidade de praticar ou não os conhecimentos. Será preciso encontrar a harmonia, uma vez que tudo devemos saber, mas nem tudo devemos fazer.
Assim, a perfeição se faz presente inclusive no equilíbrio harmônico, já que o quarto raio deixa três abaixo e três acima de sua posição até o sétimo raio. Nesse sentido, é um período de indecisões, em que o ser cai e se levanta várias vezes até atingir a estabilidade emocional e psíquica, elementos indispensáveis na jornada da evolução.
■Signo
Os signos na conjuntura dos raios divinos adquirem uma proporção maior do que uma colocação individual. As forças da natureza trabalham sempre em harmonia, mesmo que pareça impossível reunir tantos seres de forma harmônica. Assim, a participação da astrologia no processo acontece de forma a agrupar os objetivos e as necessidades de cada raio.
A rede é complexa demais para o atual nível de conhecimento humano, e entender que a posição de um planeta interfere em suas características pessoais realmente não é fácil. De qualquer maneira, as coisas são como foram criadas. Assim, foi determinado que a maioria das pessoas do quarto temperamento pertencem aos signos de Touro, Escorpião e Sagitário.
■Cor
Em sua eterna senda evolutiva, o homem precisa de tudo aprender, pois cada coisa ou ser tem no mínimo uma, mas pode ter inúmeras finalidades. Assim, aprende-se que as cores não se destinam apenas para embelezar o mundo. De fato, as cores podem curar, proteger e ensinar, uma vez que cada uma tem a energia de seu raio.
O quarto raio é época de conflitos internos, e a cor branca simboliza pureza e purificação, que serão obtidos com o alcance do equilíbrio conquistado com a vitória nos conflitos. Assim, é a suprema inteligência oferecendo ao homem múltiplos meios para alcançar o nirvana.
■Animal
O fato de cada raio se associar com uma cor, um signo e um animal expõe o árduo e demorado trabalho de compreensão, a fim de atingir a iluminação espiritual. Com efeito, é preciso se graduar em diversas disciplinas, antes de passar para outro raio. Além disso, será preciso ser conhecedor de todos os raios.
Para o quarto raio, o animal de poder é o macaco, que tem muito a ensinar aos orgulhosos humanos. Embora haja uma hierarquia na criação, muitas vezes, é apenas uma questão evolutiva, o que significa que o macaco mais evoluído pode ser mais inteligente e emotivo do que um homem que esteja embaixo na hierarquia evolutiva humana.
Verdade e Justiça
A incrível jornada humana rumo à Consciência cósmica implica em conhecer todos os sete raios, que traduzem a síntese dos temperamentos que o homem irá desenvolver em sua eterna existência. Conheça, a seguir, algumas particularidades dos seres do quinto temperamento, verdade e justiça!
■Características
Os temperamentos das pessoas do quinto raio revelam a busca e a aplicação dos conceitos divinos de verdade e justiça. Entretanto, somente os que se encontram em posição mais elevada conhecem o real sentido dessas virtudes.
Os menos evoluídos ainda confundem os conceitos e tentam impor a sua própria maneira de ver as coisas. Este é um estado temporário, uma vez que o contato com os que estão acima na hierarquia ensinará o caminho.
Contudo, de um modo geral, o quinto raio agrupa seres com inclinação para medicina e outras atividades similares que envolvam a cura e o ensinamento. Assim, haverá muitos cientistas e pesquisadores. São pessoas que buscam respostas e os motivos de tudo o que os rodeiam.
■Signo
A maioria das pessoas não compreende a astrologia nem como ela pode revelar pontos importantes da personalidade de alguém. Esse fenômeno acontece porque é feito no nível energético, e os sete raios, que são pura energia, podem ser reconhecidos nessas pessoas, que também são energias. Assim, o ser revela, independentemente de sua vontade, o raio que lhe corresponde no universo.
O desenvolvimento da astrologia é mais lento do que o de muitas outras ciências, por ser de difícil comprovação material. Por isso, ainda vai levar muito tempo para que deixe de ser vista apenas como mito, passatempo ou superstição. No entanto, Leão, Sagitário e Aquário são os signos mais comuns para o quinto raio.
■Cor
É muito difícil, para uma pessoa comum, olhar para uma cor e pensar em energia ou vibração, e ainda mais difícil relacionar essa cor com as suas atitudes ou com o seu temperamento. Entretanto, isso é um fato, e algumas experiências de Cromoterapia confirmam as propriedades das cores.
Assim, uma cor pode simbolizar coisas ou situações distintas, uma vez que cada tonalidade tem um padrão energético um pouco diferente, e é esta a diferença de energia que muda a tonalidade das cores. Portanto, o quinto temperamento tem a cor verde em sua representação, que, nesse caso, simboliza o movimento e as forças da natureza.
■Animal
Qualquer pessoa sensível e observadora pode constatar a estreita relação entre o homem e os animais, que vai aumentando de acordo com o grau de domesticação do animal. Ainda que a cultura ocidental veja tudo sob o prisma da materialidade, é possível perceber o espírito animal, mesmo que em uma dimensão evolutiva diferente.
Assim, o quinto raio traz como animal símbolo o cavalo, que, desde a antiguidade, acompanha o homem em sua jornada. O cavalo tem profundo significado místico representado nas figuras do Pégasos e do centauro. Ele simboliza liberdade e força, e é considerado um guia na jornada do espírito.
Devoção
A devoção acontece após o reconhecimento e o reencontro da criatura e do criador, em que o primeiro se sente grato e inferior ao segundo. Para essa devoção ter valor, precisa ser um ato espontâneo, que saia do coração do crente. Por isso, é a virtude divina ensinada no sexto raio. Entenda melhor lendo o texto a seguir!
■Características
O raio da devoção agrupa seres que precisam aprender que devoção não significa fanatismo ou imposição de crenças. Nos primeiros estágios, a devoção é radical e tanto pode ser direcionada para uma pessoa quanto para um ideal. Assim, sua versão não orientada já causou e ainda causará grandes transtornos para a humanidade.
Por outro lado, a devoção evoluída significa respeito e submissão à vontade divina, manifestando-se de forma calma e sem agredir verbal ou fisicamente os que não desejam compartilhar da mesma. Portanto, é um sentimento de amor puro e incondicional, que se origina no próprio amor divino para se manifestar no sexto raio.
■Signo
O raio da devoção reúne principalmente pessoas dos signos de Virgem, Sagitário e Peixes, que precisam se ajustar emocional e espiritualmente no modo como cultivam a sua fé. Assim, o signo é um fator a mais que o universo dispõe para melhor selecionar os seres para cada raio divino.
Entretanto, os doze signos também possuem graduação ao determinar as principais características de cada pessoa, o que faz com que um signo possa aparecer em mais de um raio. Seus critérios são tão flexíveis quanto a própria personalidade humana, que oscila entre a barbárie e a civilidade.
■Cor
A propriedade energética de uma cor é capaz de mudar o estado de ânimo e humor, e mesmo ajudar na recuperação e cura de várias patologias em uma pessoa, seguindo as técnicas da Cromoterapia, método alternativo que cresceu muito e que se associa com pessoas espiritualizadas e naturalistas.
Não por acaso, a cor do sexto temperamento é a rubi, que, dependendo da tonalidade, pode representar um amor suave ou uma paixão avassaladora. Esta é uma prova firme da sincronicidade e da harmonia que se fazem presentes em toda a criação, do microcosmo ao macrocosmo.
■Animal
O animal do sexto raio é o cachorro, que apresenta uma verdadeira devoção por seu dono, chegando ao ponto de se tornar agressivo e ciumento. Além disso, ele apresenta muitas outras qualidades similares aos humanos, inclusive quanto à intensidade dos sentimentos.
Assim, o cachorro é tanto fiel quanto traiçoeiro - é amigo de uma pessoa e pode rejeitar outra, sem nenhum motivo aparente, mas seguindo uma forte intuição. Portanto, é um excelente ponto de estudo, quando se pensa em espiritualidade animal, por estar sempre em contato com o homem.
Liberdade
A liberdade, principalmente em relação à matéria, é a grande vitória do ser que precisa aprender a dominá-la. Esta é uma das principais características dos seres que estão no sétimo raio, que chegaram até lá, após uma longa existência. Acompanhe o texto para ficar sabendo mais sobre o tema!
■Características
O sétimo raio é o plano das pessoas espiritualizadas, construtivas e transformadoras. Mesmo que haja uma infinidade de seres divididos em diversos graus de evolução, chegar ao sétimo temperamento significa ter consciência de sua espiritualidade. As pessoas que estão no nível mais alto já saíram da dualidade entre espírito e matéria.
Nos níveis mais avançados do sétimo raio, encontram-se os ocultistas, que recebem e transmitem os ensinamentos que podem ser revelados à humanidade. São pessoas organizadas que já nascem com grande intuição sobre o que é a vida, bem como sobre a interação de todos os seres e coisas, regidos por uma lei única para todos.
■Signo
A Astrologia Esotérica é um estudo em nível superior sobre os signos, que criou uma nova abordagem para esse estudo. Com base na obra da teosofista Alice Bailey, o Zodíaco se divide em Zodíaco Maior (referente à alma) e Zodíaco Menor (referente ao homem – matéria).
Assim, para efeito de estudo dos sete raios, a influência é do Zodíaco Maior, que trata das energias que irão causar o progresso espiritual do ser. Embora os signos sejam os mesmos, por conta da posição dos planetas, as energias são mais sutis. Assim, Aquário, Áries, Câncer e Capricórnio recebem e repassam essas energias dentro do sétimo raio.
■Cor
O sétimo raio é o raio da transformação de energias sutis em formas materiais e também significa a purificação da energia densa (corpo físico), para que possa interagir com as energias mais sublimes.
Logo, a sua cor é a violeta, conhecida como a cor da transmutação, que rege o sétimo chakra e, consequentemente, associa-se ao sétimo raio. Além disso, violeta é também a cor da espiritualidade e do autoconhecimento, duas características intimamente ligadas ao sétimo temperamento.
■Animal
Os animais representam proporcionalmente as qualidades e os defeitos humanos, além de serem importantes aliados na trajetória espiritual do homem. Embora sejam seres em um nível de espiritualização diferente do homem, não é difícil perceber que são mais do que corpos materiais.
Assim, um grande exemplo é o gato, animal do sétimo raio, que simboliza a comunhão da matéria com o espírito. O gato passa a mensagem de liberdade, sabedoria e equilíbrio, e foi considerado representante dos Deuses em muitas civilizações antigas, sendo reverenciado enquanto vivo e mumificado após a morte, no Egito.
Como os sete temperamentos humanos se manifestam?
No plano espiritual, os temperamentos são padrões energéticos que são absorvidos pelos sete chakras que existem no corpo físico. Cada raio tem o seu chakra correspondente, que realiza as transformações necessárias e controla a distribuição desses fluxos de energia através do corpo.
Assim, o que era energia sutil se transforma em um modelo de comportamento e sentimento, e pode se manifestar no plano físico. Como cada raio produz uma energia própria, de intensidade variada, serão gerados todos os nuances da personalidade do ser, que se farão perceptíveis por meio de suas atitudes.
Portanto, o que você viu nesse artigo se trata de uma síntese do estudo dos sete temperamentos sob a ótica esotérica, mas que pode servir de estímulo para que você avance na senda do autoconhecimento. O aprofundamento desse conhecimento levará a humanidade a um novo nível espiritual, que passa pela transformação dos temperamentos humanos.
Escritor, cordelista, redator freelancer. Meu trabalho é escrever, mas meu passatempo é ler. Leio principalmente sobre temas ligados ao transcendental. Ufologia, espiritualidade, filosofia, misticismo, astronomia. Apesar de 24 horas acabar logo, às vezes consigo jogar uma partida de xadrez, ou assistir um bom filme.