O que são os sonhos premonitórios?
Sonhos premonitórios são aqueles nos quais é possível prever o que acontecerá no futuro. Os sonhos são a nossa porta de entrada para um outro plano, também conhecido como plano astral, onde a pessoa pode perceber algo acerca de acontecimentos de sua vida em qualquer escala de tempo. Ou seja, ela pode observar seu passado, presente e o futuro.
Geralmente, os sonhos premonitórios têm como principal missão alertar o sonhador sobre eventos perturbadores que podem acontecer em sua vida. Contudo, eles não se restringem somente a essa alçada. Esses sonhos também podem indicar outras coisas e auxiliar o indivíduo de alguma forma.
Porém, não precisa se preocupar caso você tenha algum sonho premonitório, pois existe a possibilidade dele não se concretizar. Isso porque o futuro não é imutável e quando somos alertados para alguma situação, podemos modificá-la para que o futuro siga por um caminho melhor. Veja a seguir, tudo sobre os sonhos premonitórios.
Significado de sonhos premonitórios
Os sonhos premonitórios possuem diferentes significados, pois existem várias vertentes de análise para se estudar este fenômeno. Confira, abaixo, a visão desse tipo de sonho no aspecto bíblico, como vidência, espírita e científico.
■Sonhos premonitórios na Bíblia
Primeiramente, na Bíblia são atribuídos a Deus todos os sonhos premonitórios que aconteceram e que estão registrados. Esses sonhos eram coerentes e transmitiam uma mensagem de forma clara.
Por isso, na Bíblia existem vários relatos de sonhos premonitórios e um dos mais conhecidos é o sonho no qual Deus avisa a José de Nazaré, pai adotivo de Jesus, que eles corriam perigo e que precisavam fugir para o Egito. Dessa forma, ao receber o sonho, José fez conforme a mensagem e Jesus escapa da morte ordenada pelo Rei Herodes.
Em contrapartida, a Bíblia agora se configura como um instrumento poderoso que pode revelar tudo o que a humanidade precisa saber. Portanto, não é preciso que Deus continue enviando mais sonhos premonitórios para os seres humanos.
■Sonhos premonitórios como sinal de vidência
Em geral, os sonhos podem ser considerados como mensagens enviadas do subconsciente. Contudo, a análise para a interpretação de seu significado pode ir muito além disso. Uma vez que, grande parte dos sonhos são situações vivenciadas pelo sonhador.
Por isso, a parcela de sonhos que não se encaixa nessa descrição é sempre alvo de dúvida. Esse questionamento gira em torno de saber qual é a mensagem que o sonho quer transmitir. Porém, pode não ser somente algo simples e fácil de tomar conhecimento, mas algo além da imaginação e que contraria as possibilidades do possível.
Ou seja, esses podem ser sonhos premonitórios. Sabe-se que muitas religiões acreditam no fato de que é possível uma pessoa ter uma vidência através de um sonho. Para decifrar a mensagem encaminhada, é necessário um estudo sobre os elementos que compõem o sonho e como eles se relacionam entre si.
■Sonhos premonitórios no espiritismo
A doutrina espírita explica que os sonhos premonitórios, também chamados de precognitivos, são mensagens transmitidas pelos mentores espirituais. O seu propósito é servir de aviso para alguma situação ou evento que possa acontecer no futuro.
Contudo, somente ter o sonho não significa que ele vai se realizar, pois a dádiva do livre-arbítrio pode modificar todo o caminho para o acontecimento previsto. Vale ressaltar que, após recebida a mensagem, é possível evitar que tal situação ocorra, pois é possível mudar diversos elementos que interferem no conjunto final do evento premonitório.
■Sonhos premonitórios na ciência
A ciência afirma que é comum que os sonhos tragam muitas referências de momentos ou situações que são muito relevantes no tempo presente do sonhador. Dessa forma, muitas vezes, os sonhos se desenvolvem criando conclusões para os problemas apresentados pelo inconsciente humano.
Concomitantemente, os impulsos provocados pelo inconsciente podem esbarrar em situações reais que se parecem com as soluções observadas nos sonhos. Assim, acredita-se que o sonho tenha sido premonitório, pois a espera pela conclusão ainda permanece guardada no fundo da mente e de, certa forma, ele conduz o sonhador ao encerramento esperado.
Por fim, é importante destacar que certos indivíduos apresentam mais predisposição aos sonhos premonitórios. Isso porque eles são mais sensíveis às indicações passadas pelo inconsciente. Alguns elementos podem contribuir para que isso ocorra, tais como a religião e a meditação.
Aspectos dos sonhos premonitórios
Os sonhos premonitórios são difíceis de serem identificados, isso porque eles dependem do futuro para se concretizar e ser confirmados. Alguns aspectos são importantes para se definir se um sonho é premonitório ou não. Acompanhe abaixo esses aspectos.
■Como acontecem os sonhos premonitórios
Para que ocorra um sonho premonitório, o cérebro cria histórias a partir de fatos já vivenciados, esperados ou imaginados pelo sonhador. Em análise, o cérebro junta fragmentos dessas experiências ou expectativas e as transforma em um sonho. Mesmo que o sonho não apresente um significado expressivo, ele o possui. Somente é necessária a sua interpretação.
Porém, existem sonhos que parecem tão reais que chegam a ser assustadores. Dessa forma, cria-se uma apreensão se aquilo pode ou não se tornar realidade. Ao criar essas histórias, o cérebro pode chegar a alguma conclusão que pode se tornar real futuramente.
Vale ressaltar que existem diversos tipos de hipóteses e desfechos para um evento e que o cérebro pode gerar sonhos a partir das observações feitas pelo sonhador. São assim que acontecem os sonhos premonitórios.
■Premonição ou pressentimento?
Sempre surge alguma confusão e dúvida quando se define se algo pode ser premonição ou um pressentimento. Para que um sonho seja definido como sendo um pressentimento, ele leva em consideração fatos observados pelo sonhador que podem se tornar realidade. Por isso, esse sonho seria mais algo intuitivo do que uma previsão.
Já em relação ao sonho premonitório, ele é definido como algo que não se tem certeza se vai ou não ocorrer. Dessa maneira, ele seria colocado como uma possibilidade e não uma certeza comprovada.
■Como detectar sonhos premonitórios
Para saber se algum sonho é premonitório é necessário, primeiramente, relembrar de todos os detalhes que aconteceram, todas as imagens e situações vividas nele. Logo após, anote tudo o que vier à mente. Para isso, é importante deixar disponível uma caneta e um caderno próximo da cama. Outro conselho importante é não se levantar, pois isso pode acarretar em perda de algumas memórias do sonho.
Assim, será possível interpretar a informação transmitida pelo sonho. Contudo, somente o tempo poderá ser capaz de revelar se tal sonho foi ou não premonitório. Por isso, é importante anotar todos os sonhos a fim de desvendar essa possibilidade.
■Como interpretar os sonhos premonitórios
A interpretação dos sonhos premonitórios acontece, principalmente, por meio da simbologia. Quando algo ruim acontece em um sonho, não significa expressamente aquilo que o sonhador visualizou, pois esse pode ser somente uma advertência para que ele tome mais cuidado em algum aspecto de sua vida.
De acordo com a situação vivida no sonho, a sua análise pode sofrer grandes alterações. Por isso, os detalhes são tão importantes, pois são eles a chave para uma interpretação mais precisa.
Sinais de sonho premonitório
Os sonhos premonitórios apresentam particularidades em sua essência que os definem e os separam dos sonhos típicos dos seres humanos. Eles são muito considerados quando se analisa se um sonho é ou não premonitório. Acompanhe todos esses fatos abaixo.
■Sensação de não ter sido apenas um sonho
O inconsciente costuma priorizar nos sonhos fatos ou situações que são muito importantes. Dessa forma, ele cria os sonhos com as possibilidades que podem ter sido levantadas ou que podem ocorrer conforme os eventos que acontecem na história.
É fato que os sonhos usam muitas metáforas para transmitir uma mensagem e que cabe ao receptor da mensagem interpretá-lo. Contudo, o sonho pode deixar a sensação de que é algo possível de se concretizar.
Com isso, percebe-se que ocorre uma procura por uma afirmação de que o sonho foi real ou uma premonição. Uma vez que, o inconsciente sempre está atento a tudo o que se desenrola ao redor do indivíduo. Por isso, essas situações são colocadas no sonho como algo já vivido ou que ainda pode ser vivenciado.
■Comunicação por símbolos
Os sonhos, muitas vezes, utilizam de representações ou comparações para expressar uma determinada ideia. Por exemplo: não é porque alguém morreu no seu sonho que realmente alguém vai morrer. Esse fato pode ser usado como um símbolo para transmitir uma outra mensagem.
A simbologia utilizada pelo inconsciente para criar um sonho é complexa e precisa de uma boa análise para a sua interpretação. Os detalhes presentes no sonho também são muito importantes, pois eles são determinantes para a correta interpretação do sonho.
■Sonho vívido sem interação
O sonho vívido, também conhecido como sonho lúcido, é aquele no qual o sonhador percebe que aquilo se trata de um sonho. Por isso, ele pode seguir vivenciando o sonho, mas sem interferir no seu percurso e no seu desfecho.
Esse tipo de sonho é mais comum do que se imagina para muitas pessoas, mas não tem uma ocorrência frequente ao longo da vida de um indivíduo, levando em consideração os sonhos ditos normais. Apesar disso, pode-se acreditar que o sonho vívido pode se constituir como uma prévia de um fato que pode ocorrer no futuro. Muitas vezes, ele também é visto como um sinal premonitório.
■Não é apenas um sonho
Quando algum sonho realmente se torna realidade, é comum dizer que ele não foi apenas um sonho, mas uma mensagem encaminhada ou um sinal de alerta. Para que isso possa ser certificado, há de se lembrar do que foi sonhado e dos detalhes pertinentes a ele.
Dessa maneira, é possível comprovar que um sonho na verdade foi uma premonição. Contudo, é imprescindível sempre anotar os acontecimentos e particularidades do sonho para que elas possam ser confirmadas quando o evento acontecer.
Possíveis sonhos premonitórios
Existem diversos tipos de sonhos que possuem como característica principal a premonição, pois eles revelam acontecimentos futuros que poderão moldar a vida do sonhador significativamente. Acompanhe abaixo os principais tipos de sonhos com caráter premonitório.
■Sonhar com acidentes
Sonhos nos quais ocorrem acidentes podem ter diferentes tipos de interpretação, mas também podem ser caracterizados como um sonho premonitório. Nessa circunstância, o sonhador pode receber uma mensagem com um conteúdo que indique que sua vida vai mudar em breve. Caso isso aconteça, esse sonho poderá ser confirmado como sendo uma premonição.
Por outro lado, existem outros significados para um sonho onde acontece um acidente. Dentre eles, pode-se destacar algo relacionado com a saúde. Neste caso, o sonho pode ser caracterizado como premonitório e aconselha-se que o sonhador procure realizar exames de rotina para averiguar se sua saúde está em dia.
■Sonhar com catástrofes
Geralmente, sonhar com catástrofes indica que a vida do sonhador passará por um período de renovação e de mudanças significativas. No entanto, não é possível afirmar se essas transformações serão positivas ou negativas. Para saber seu real significado, é preciso levar em consideração todos os acontecimentos e detalhes mostrados no sonho.
De qualquer maneira, é um sonho que pode causar muita ansiedade e perturbação. Por isso, este tipo de sonho pode ser considerado como premonitório, pois ele transmite a mensagem de mudança para o sonhador.
■Sonhar com queda
Quando em um sonho ocorre algum tipo de queda, então isso é sinal de que coisas ruins se aproximam. Porém, não é possível determinar somente por esse fator o que pode acontecer. Esse mau presságio pode afetar qualquer área da vida do sonhador ou até mesmo sua vida toda.
Contudo, é preciso levar em consideração que, sem os pormenores do sonho, é impossível entrar em mais detalhes sobre isso. Desse modo, este também é considerado um sonho premonitório, mas com um aspecto negativo na sua mensagem.
■Sonhar com tempestade
Sonhar com tempestade é sinal de mau presságio, uma vez que ele indica que eventos ruins estão se aproximando da vida do sonhador. Isto pode ser demonstrado em mudanças drásticas ou por problemas de saúde. Também pode servir como um aviso para que se tome cuidado com possíveis inimigos próximos.
Em vista destes aspectos, esse tipo de sonho também pode ser caracterizado como um sonho premonitório, pois ele mostra que situações e transformações negativas estão chegando. Quando elas finalmente se concretizarem, o sonhador poderá afirmar se o sonho foi realmente uma premonição.
■Sonhar com animal
Sonhos envolvendo animais possuem diversos tipos de significados, uma vez que depende de vários fatores para a sua interpretação. Já que é preciso levar em consideração a interação do sonhador com o animal, o tipo de animal, o que ele está fazendo no sonho e entre diversas outras particularidades.
Em geral, este tipo de sonho costuma trazer presságios positivos. E quando ele tem uma interpretação, esta pode ser confirmada após o acontecimento do evento sonhado. Dessa forma, sonhar com animais também é um tipo de sonho premonitório, mas que possui uma análise mais complexa e detalhada.
■Sonhar com água
Quando em um sonho há água, isto quer dizer que coisas boas estão chegando para alegrar a vida do sonhador. Contudo, não é possível saber com certeza absoluta qual é de fato esse acontecimento.
Como a água está ligada, intimamente, com a questão da vida e da abundância, essas características também constarão no evento revelado pelo sonho.
Nesta perspectiva, o sonho com a água é considerado um sonho premonitório, já que ele demonstra a chegada de boas notícias. Muitas vezes, essas novidades envolvem dinheiro, família e felicidade.
Sonhos premonitórios são sinal de mediunidade?
A mediunidade está fortemente entrelaçada com a premonição, pois as pessoas que têm esse dom são agraciadas com mensagens de pessoas que já desencarnaram e também podem receber avisos sobre acontecimentos futuros.
Contudo, existem diversos tipos de premonições que os médiuns podem ter, como por exemplo: sonhos, transe mediúnico, clarividência e a profecia.
Os sonhos são uma importante porta para o outro lado e onde as mensagens são recebidas de forma clara e objetiva. Quando ocorrem os sonhos premonitórios, o médium tem que agir com responsabilidade e seriedade, pois o futuro não é algo para ser visto pelo homem e somente em casos excepcionais isso poderia acontecer.
Por fim, qualquer tipo de sonho, se julgado como uma premonição, também precisa ser considerado como uma possibilidade e não uma verdade absoluta. Sua interpretação pode ser feita de forma errada, assim seria mais prejudicial do que benéfico. Portanto, o sonho somente será considerado com certeza como premonitório quando o evento relatado nele acontecer.
Tenho experiência em redação e correção de textos. Já realizei trabalhos freelancer para o desenvolvimento de artigos científicos e monografias. Conhecimento de português, normas ABNT, pacote Office e SEO. Os temas místicos são muito interessantes. Eles nos mostram aspectos da vida que muitas vezes desconhecemos e que quando descobertos nos revelam algo surpreendente.