Conheça tudo sobre a “A Benção da Unidade”!
A Deeksha, também chamada de “A Benção da Unidade”, é uma forma de energia sutil vinda da fonte da vida, que pode promover a expansão da consciência e a dissolução dos estados de sofrimento.
A origem dessa energia é a fonte criadora (essência da vida), onde reside o estado da unidade – a consciência do UM. Um estado da consciência de elevada frequência vibracional que promove um profundo sentimento de conexão, paz, compaixão e alegria.
A Deeksha é uma energia de natureza sutil, porém transformadora. Promove uma transição entre estados de consciência inferior (o eu identificado com o ego) para um processo de despertar da consciência em que passamos a viver cada vez mais em estados de unidade, experienciando a plenitude.
Entendendo a Deeksha
A Deeksha é uma forma de energia divina canalizada pelo espiritualista indiano Sri Amma Bhagavan, em 1989. Originalmente surgiu como um fenômeno místico que promove a transformação e expansão da consciência, tendo como objetivo primordial a iluminação.
A origem dessa energia é a fonte criadora (essência ou fonte da vida), onde reside o estado da unidade – a consciência do UM. Um estado da consciência de elevada frequência vibracional que promove um profundo sentimento de conexão, paz, compaixão e alegria.
■O que é?
Diksha é a palavra sânscrita para "iniciação". Pode ser usado para se referir a uma cerimônia em que um guru inicia um aluno em seu ensino. Esta é uma cerimônia individual que pode ser praticada em religiões como o hinduísmo, o jainismo e o budismo, bem como na tradição iogue.
Diz-se que o processo de diksha permite ao discípulo florescer em seu desenvolvimento espiritual. Eles são capazes de transcender o intelecto e encontrar sua felicidade ao saciar sua sede de conhecimento.
Existem várias origens possíveis do termo diksha. A palavra vem das raízes sânscritas da, que significa "dar", e ksi, que significa "destruir".
Alternativamente, pode ser derivado do verbo diks, que significa "consagrar". Finalmente, também pode ser considerado que di significa "intelecto" e ksha significa "o horizonte" ou "o fim". A ideia por trás disso é que quando o discípulo é iniciado pelo guru, a mente do guru e a mente do aluno tornam-se uma. Então, a mente é transcendida e a jornada torna-se uma do coração.
Diksha também pode ser traduzido como significando "ver", o que implica que depois que diksha foi tomada, o discípulo pode ver seu verdadeiro objetivo e caminho de desenvolvimento espiritual. Esta é uma jornada interna, então diksha é direcionada para o olho interior.
■História do Deeksha no Brasil
A Deeksha teve início em 1989, em uma escola infantil em Jeevashram, na Índia, fundada por Sri Amma e Sri Bhagavan, quando um Orbe Dourado, apareceu para Krishna Ji, filho do casal, então com 11 anos de idade. O Orbe Dourado foi também passado de Krishna Ji para os alunos e aos pais dos alunos desta escola, levando-os a estados iluminados de ser e a uma profunda expansão da consciência. Este fenômeno místico e sagrado passou a ser chamado de Deeksha ou Bênção da Unidade.
O Orbe Dourado já havia se manifestado para Sri Bhagavan quando este tinha apenas 3 anos de vida, em um lugar chamado Natham, na Índia, e fez com que ele cantasse um mantra específico por 21 anos. Sri Amma e Sri Bhagavan constataram que essa energia foi concedida para o benefício de toda a humanidade, sendo um incrível presente para a evolução espiritual, que deveria ser compartilhada com toda e qualquer pessoa que estivesse procurando transformação e uma vida significativa, repleta de alegria.
Essa escola em Jeevashram, devotada a educar e a amar os estudantes de modo holístico, tornou-se o berço da O&O Academy (antiga Oneness University), instituição que formou centenas de milhares de Doadores de Deeksha ao redor do mundo, além de realizar regularmente cursos e retiros voltados ao despertar espiritual.
Não há uma data especifica de quando esta pratica se espalhou pelo mundo e quando chegou ao Brasil. O que se sabe é que ela é ainda pouco difundida na América do Sul, porém aos poucos as sessões de deeksha vêm ganhando seu espaço na cultura brasileira juntamente com a meditação.
■Pra que serve e como funciona?
A Deeksha serve para qualquer pessoa que o queira receber, é transmitida através de um facilitador autorizado, chamado Deeksha Giver (Doador de Deeksha). O doador em questão canaliza a benção da unidade e a transmite através das palmas das mãos depositando no topo da cabeça do receptor.
Ao entrar em contato com o topo da cabeça do receptor, a energia adentra o chakra coronário promovendo a transformação da consciência gerando estados de unidade, compaixão, paz e alegria.
■Transmissão da Deeksha
A pessoa que aplica deeksha tem uma iniciação que permite que no momento da aplicação, que a mente e o coração estejam abertos para o que realmente a pessoa precisa, com a aplicação de uma bola de luz energética sobre a cabeça de quem está recebendo.
É a transferência da graça divina por meio de uma vibração energética inteligente e sutil advinda da Fonte da Vida, sem nenhum cunho religioso para uma transformação total da consciência do eu para a consciência de unidade.
Conhecida como doação de energia, a técnica indiana é feita sempre em conjunto com a meditação. O propósito é contribuir com a iluminação própria de cada indivíduo. A forma mais comum de transmissão da Deeksha é pela imposição das mãos de um Doador de Deeksha (Deeksha Giver) sobre o chakra coronário (topo da cabeça).
■Diferenças entre a Deeksha e o Reiki
Muitas pessoas perguntam se o Reiki e a Deeksha são a mesma coisa, pois ambas são formas de energia transmitidas através da imposição de mãos. O Reiki e a Deeksha são técnicas diferentes, embora ambas tragam benefícios enérgicos e espirituais a aqueles recebem. São duas formas de energia com origens geográficas e propósitos diferentes.
A Terapia Reiki é uma forma de energia que foi canalizada com Mikao Usui no Japão no começo do século XX, enquanto a Deeksha veio da Índia, através do místico Sri Amma Bhagavan no final da década de 80.
A Deeksha promove uma mudança neurobiológica no cérebro, tendo como objetivo a transformação da consciência para chegar ao estado de unidade ou iluminação. Sendo transmitida através da intenção ou imposição de mãos no chakra coronário.
O Reiki por sua vez, é uma ferramenta de cura física e emocional que tem como foco a harmonização e o equilíbrio energético dos chakras e meridianos. É transmitido através de toques em várias regiões do corpo.
■Explicações científicas
A Deeksha é um acontecimento neurobiológico já comprovado pela ciência. Ativa o neocórtex frontal, a sensação de empatia, conexão, felicidade. Age progressivamente, reequilibrando a atividade neuroendócrina.
Eleva os níveis de ocitocina e serotonina (hormônios do bem-estar) e diminui os níveis do cortisol e outros neurotransmissores do estresse. A Deeksha ativa novas sinapses cerebrais, levando a uma mudança na percepção dos fatos da vida, nas emoções, e consequentemente, na forma de decidir e agir.
Benefícios da Deeksha
A Deeksha se manifesta de forma diferente em cada indivíduo. Alguns dos benefícios mais comuns relatados são:
– Acelera o processo de autoconhecimento e expansão de consciência;
– Eleva o nível de consciência permitindo viver de forma plena e descobrir o extraordinário no cotidiano da vida;
– Desperta a compaixão;
– Reduz a ansiedade;
– Leva a um estado de meditação e presença imediata;
– Proporciona sensação de prazer, alegria e paz interior;
– Aumenta a conexão com o Eu Superior (nossa verdadeira essência);
– Remove bloqueios e cargas emocionais;
– Traz harmonia e amor para os relacionamentos;
– Dissolve emoções não resolvidas no inconsciente que geram uma realidade negativa;
– Facilita a liberação de traumas;
– Curas físicas milagrosas.
■Divisão para unidade
A Deeksha é uma energia que quando recebida, vai causar em cada pessoa, uma sensação de bem estar diferentes. Assim pode-se afirmar que esta energia é única, particular, pois auxilia no desenvolvimento e crescimento individual.
■Autoconhecimento e expansão da consciência
Alguns dos benefícios mais comuns relatados no recebimento da Deeksha é que esta prática promove o autoconhecimento e a expansão de consciência, por meio de um despertar cósmico que integra a pessoa a toda a natureza divina.
■Redução da ansiedade
Pode atuar na redução da ansiedade, melhora do sono, promoção da calma, do relaxamento, da sensação de bem estar e paz interior e pode atuar na melhora das suas relações consigo, com as pessoas e com o universo.
A Deeksha faz uma alteração neurobiológica no cérebro, já comprovada pela ciência, pois ativa os lobos parietais frontais e parietais, ativando a área do cérebro responsável pela sensação de empatia, conexão e silêncio interior e age progressivamente, remodelando e reequilibrando a atividade neuroendócrina, elevando, por sua vez, os níveis de ocitocina e serotonina, que são os hormônios responsáveis pelo bem-estar e diminuindo os níveis do cortisol e outros neurotransmissores do estresse crônico.
Desta forma, a Deeksha forma novas sinapses cerebrais, levando a mudança na percepção dos fatos da vida, nas emoções e no agir e essa energia é acumulativa, ou seja, quanto mais aplicações a pessoa receber mais ela irá se despertar para a Consciência Divina.
■Conexão com o “Eu Interior” e o “Eu Divino”
A meditação praticada junto com o Deeksha são instrumentos poderosos de encontro com nós mesmos, é uma experiência de conexão com o Verdadeiro EU, o EU Interior, o EU Divino, a Energia Cósmica, Energia Criadora - o nome que quisermos dar, mas principalmente uma experiência de conexão, de pertencimento. Pertencimento a algo maior que vai além da mente.
■Desperta a compaixão
Muitas pessoas que receberam a Deeksha relatam que quando elas estão nets processo, sentem uma sensação muito forte de paz e alegria. Esta pratica ajuda no autoconhecimento e no desenvolvimento emocional e espiritual, além de despertar uma compaixão muito grande, tanto em quem doa quando em quem recebe.
■Harmonia para o amor e relacionamentos
Em nosso relacionamento, todos nos sentimos separados uns dos outros. Um forte senso de "eu" é responsável por isso. Despertar espiritual não é uma transformação psicológica, mas neurobiológica. Você não pode cultivar um sentimento de Unidade e um sentimento de amor, você não pode dizer a si mesmo: de hoje em diante eu quero viver em um estado de Unidade com o mundo e vou parar de experimentar minha desconexão, você simplesmente não pode aprender isso.
Algo precisa acontecer com seu cérebro e é disso que se trata o processo de Deeksha. A mente humana é como uma parede que a protege da realidade. Deeksha - esta é a energia que remove gradativamente essa barreira, ou seja, desacelera a atividade excessiva da mente. Através deste processo, você percebe direta e diretamente a realidade, sua natureza Divina.
■Desbloqueio de emoções não resolvidas
A evolução na consciência humana se manifesta como mudanças em todas as áreas de nossa vida: saúde, riqueza, relacionamentos e crescimento espiritual. Diksha leva ao crescimento da consciência, aumentando assim a qualidade de sua experiência de vida. Deeksha muda emoções e percepções.
Essa mudança muda a abordagem dos problemas e oportunidades, porque quando a percepção muda, o problema não é mais percebido como um problema. Quando a percepção muda, a realidade também pode mudar porque o mundo externo é apenas um reflexo do mundo interno. Uma percepção superior e emoções positivas criam uma vida mais bem-sucedida e gratificante.
■Curas físicas
Como se sabe, é milenar a afirmação de sábios, mestres e, atualmente, de cientistas da área de neurociência, que é no cérebro que ocorre a mudança para se atingir o despertar ou o pleno desenvolvimento de potencialidades humanas.
Nesse sentido é que Sri Bhagavan, fundador do Onenes Movement, afirma que a Deeksha é um fenômeno neurológico porque atua no cérebro, na região dos lóbulos parietais e frontais. Os lóbulos parietais são responsáveis pela orientação espacial e pelas sensações, incluindo a de estar separado de todas as coisas.
Os seres humanos, os parietais estão hiperativos e, portanto, dificultam o sentimento de pertinência, paz e unidade. Os lóbulos frontais são responsáveis, entre outras funções, pela produção de hormônios como, por exemplo, a oxitocina, a dopamina e outros que são os hormônios da compaixão, do prazer e da alegria. Atualmente, os lóbulos frontais estão pouco ativos no ser humano.
A Deeksha atua, portanto, harmonizando as funções do cérebro, o sistema límbico e o neocórtex. Assim esta energia que trabalha incondicionalmente e silenciosamente sem que a pessoa esteja consciente dela pode ajudar em curas de dores físicas.
■Sensação de paz interior
A felicidade e a paz interior são estados emocionais de uma pessoa que goza de uma plena harmonia no seu olhar e entendimento sobre a vida.
São pessoas otimistas e gratas pelo simples fato de poder existir, respirar e se alimentar. Ao se abrir para receber a energia da Deeksha a pessoa desenvolve a sensação de paz interior e gratidão passando a ver a vida de um jeito diferente e se sentindo mais satisfeita com o que já foi conquistado.
Outras informações sobre a Deeksha
O processo que confere o conhecimento espiritual e destrói a semente do pecado e da ignorância, é chamado Deeksha pelas pessoas espirituais que viram a verdade. Como visto anteriormente, a Deeksha promove diversos benefícios para quem doa e recebe esta energia e a seguir, mas algumas curiosidades sobre esta benção.
■Para quem é indicado a Deeksha?
A Deeksha pode ser recebida por pessoas de todas as idades, independente da condição física ou emocional. Como ela ajuda a reduzir a ansiedade, pode ser indicado para pessoas muito ansiosas e estressadas.
■Contraindicações
Não existe nenhum tipo de contraindicação para receber a Deeksha. Ela pode ser recebida por pessoas de todas as idades, independente da condição física ou emocional. Pode ser recebida mesmo se o consulente já está em tratamento com outras técnicas ou práticas energéticas, sem haver nenhum conflito.
Ela também não se vincula a nenhum tipo doutrina, podendo ser experiência por todos os tipos de pessoas independente das crenças ou orientações espirituais. A Deeksha nos reconecta à nossa essência através de um estado superior da consciência vindo da fonte da vida – o estado da Unidade – sem que isso esteja atrelado a nenhum tipo de dogma ou religião.
■Como intensificar o poder da Deeksha?
Há três atitudes que podem ajudar a intensificar a pratica que são: estar em um estado de desprendimento e relaxamento profundo, manter o coração em estado de gratidão e ter uma intenção clara do que você quer receber.
■Como ser um Doador de Deeksha?
É necessário realizar um curso de dois dias, em que o indivíduo está apto para ser um Doador de Deeksha. Esse processo busca levar ao indivíduo as transformações internas necessárias para o surgimento de um novo estado de consciência, e uma vivência interior profunda que o faça compreender o que é viver em plenitude, aceitação e integridade.
■Como participar de uma sessão?
A Deeksha pode ser recebida tanto de maneira presencial como online. Presencialmente ela é geralmente disponibilizada em encontros coletivos abertos ao público, as chamadas “Rodas de Deeksha”, onde são realizadas práticas meditativas e ao final a entrega da energia pelos doadores voluntários aos receptores.
De forma online, geralmente, ela é concedida individualmente, onde o doador, através de uma chamada de vídeo, tem uma rápida conversa com o consulente e a seguir intenciona que a energia seja direcionada para o seu chakra coronário.
Como se trata de uma energia, não existe diferença entre recebê-la de maneira online ou presencial. É possível experimentar os benefícios da prática recebendo de ambas as formas.
A Deeksha é uma energia de natureza sutil, porém transformadora!
A Deeksha é uma energia de natureza sutil, porém transformadora. Promove uma transição entre estados de consciência inferior (o eu identificado com o ego) para um processo de despertar da consciência em que passamos a viver cada vez mais em estados de unidade, experienciando a plenitude. Agora que você já sabe dos benefícios dessa prática, busque uma Roda de Deeksha e usufrua deles!