O que é a mão de Fátima ou mão de Hamsá?
A mão de Fátima ou Hamsá é um importante símbolo religioso. Acredita-se que seu surgimento foi na África, 800 anos antes de Cristo, mas o símbolo continua sendo disseminado até hoje, pois com o passar do tempo foi aderido por diversas religiões, variando seu significado.
Cada doutrina assumiu Hamsá de uma forma. No islamismo, o talismã carrega os cinco pilares da fé, enquanto que no budismo o símbolo tem o significado de “não medo”, também estando ligado à amorosidade, e consequentemente a conexão com o eu superior. O amuleto Hamsá ainda tem relação com o judaísmo, cristianismo, e até mesmo com questões não religiosas.
Ao ter esse talismã, é necessário acreditar que ele pode atrair as energias positivas e dispersar o mau-olhado. É útil em orações, meditações e demais práticas espirituais. Quando utilizado diariamente ajuda a trazer fé, equilíbrio, felicidade e crescimento.
Para saber mais sobre as características e benefícios de Hamsá, confira abaixo os assuntos mais relevantes sobre este poderoso talismã!
Características da Mão de Fátima
A Mão de Fátima possui diversas características. Seus dedos possuem significados específicos, e suas representações possuem sentidos distintos. Confira mais informações a seguir sobre a descrição do símbolo, significado do símbolo e muito mais.
■Descrição da Mão de Fátima
A Mão de Fátima é semelhante à mão humana, porém apresenta mais simetria por ter dois polegares. Também é conhecida como Hamsá, que significa cinco. É possível encontrar diversas variações desse símbolo, geralmente mantendo a estrutura da mão e mudando a imagem no centro da palma.
Muitas vezes a Hamsá é representada com desenhos que se assemelham a mandalas. Porém, o olho grego é o símbolo que geralmente acompanha a Hamsá, também podendo ser substituído por uma pedra azul, contendo o mesmo significado.
O olho grego simboliza proteção e ajuda a trazer boas energias. Além de tudo, para o islamismo, a Hamsá tem significado ligado a fé, oração, caridade, jejum e peregrinação, sendo esses os cinco pilares do Islã.
■Significado da Mão de Fátima
A Mão de Fátima é um símbolo instigante. Ao olhar para ela, é possível sentir familiarização e sentimentos variados, estes potencializados pelo olho grego presente na palma da mão. Para quem nunca ouviu falar de Hamsá, ao vê-la acaba ficando curioso para saber mais a respeito.
É um amuleto utilizado para afastar o mau-olhado e demais energias negativas. Quando utilizado, ajuda a trazer sorte e, consequentemente, contribui para decisões assertivas e caminhos abertos.
Acredita-se que esse símbolo promove conexão com o divino. Por esse motivo, é utilizado em orações e meditações, mas nada impede o uso diário em outras ocasiões. Também ficou popular por estar ligado à paz no Oriente Médio.
■Variações da Mão de Fátima
Apesar de ser comum encontrar a Hamsá sendo representado com olho grego e mandalas, o amuleto também é reproduzido com pombo, peixe, estrela de Davi ou palavras em hebraico.
No caso das palavras em hebraico, geralmente elas representam sucesso. Já a variação com pombo está ligada à paz. É comum ver o pombo transmitindo esse significado em outros contextos, e quando presente na mão de Fátima não é diferente, representando pureza, simplicidade e harmonia.
Hamsá com um peixe simboliza vida, fertilidade e proteção, mas também está associada ao sucesso, e força para nadar contra a correnteza. Quando a mão de Fátima aparece com a estrela de Davi reflete a união entre o feminino e masculino, bem como a ligação entre corpo e espírito. Além disso, também significa acolhimento.
A Mão de Fátima para os cristãos
Os cristãos também integraram a Mão de Fátima em suas crenças. Porém, esse símbolo é conhecido de forma diferente, e existem até algumas pessoas dentro do cristianismo que não aceitam seu uso. Veja abaixo a história e o legado da Hamsá para os cristãos.
■História da Mão de Fátima
Acredita-se que há ligação entre a Mão de Fátima e a simbologia “mano pantea”, ou mão da bênção. Esse símbolo era utilizado por romanos e egípcios, e depois foi adotado pelos cristãos, sendo aplicado com o mesmo intuito: transmitir a graça e benefícios.
Além disso, a Mão de Fátima no islamismo tem relação com a filha do profeta Maomé, que foi batizada com o nome de Fátima. Muitas mulheres se inspiram nela até hoje por ser uma mulher devota, um exemplo para a fé islâmica. Se comparado ao cristianismo, Fátima se assemelha à Virgem Maria.
■Legado da Mão de Fátima
Com o passar do tempo esse símbolo ainda foi utilizado pelos cristãos com a intenção de atrair bênçãos e proteção. Porém, algumas pessoas julgam ser errado por acreditarem que Deus não está conectado com o amuleto, e que isso é apenas uma superstição. Contudo, nada impede que um cristão utilize a hamsá, seja como acessório ou em alguma prática espiritual.
Outras interpretações da Mão de Fátima
Com o tempo, foram surgindo em distintas religiões outras interpretações em torno da Mão de Fátima. Geralmente está ligada a uma figura importante dentro daquela doutrina. Confira abaixo o significado da Hamsá para os judeus, para os islamitas, entre outras perspectivas.
■A Mão de Fátima para os judeus
Entre os judeus, a Mão de Fátima é chamada de mão de Miriam, fazendo menção à irmã de Moisés. O profeta Moisés conseguiu guiar o povo Hebreu até a terra prometida em companhia de Fátima, e por isso ambos são tão importantes para a fé judaica e cristã. Além de tudo, a hamsá também tem ligação com a Torá, escritos sagrados do judaísmo, no qual a mão de Fátima aparece em cinco livros.
■A Mão de Fátima para os Islamitas
Para os islamitas, a Mão de Fátima é um poderoso talismã, pois está relacionado à filha do profeta Maomé. Para a fé islã, esse amuleto é chamado de Mão de Fátima em homenagem à filha do profeta. Ela era uma mulher considerada santa por sua bondade e capacidade de transmitir amorosidade.
Ela foi a única filha capaz de dar netos ao profeta, gerando assim herdeiros e mantendo a ancestralidade de Maomé. Porém, essa crença surgiu tempos depois. O primeiro indício da Hamsá está ligado à deusa Tanit, que usava esse talismã para afastar todo mal. Ela era a protetora da cidade de Cartago na África há 800 anos antes de Cristo.
■A Mão de Fátima para os budistas
No budismo, a Mão de Fátima é conhecida como Abhaya Mudra, que em sânscrito significa “sem medo”, e também é utilizada para a proteção. O medo não permite que o amor entre em vigor, sendo que todos os seres estão conectados ao amor através do seu eu superior (deus que habita o interior de todos os seres).
Por essa razão, no Budismo o Abhaya Mudra é utilizado em práticas espirituais, como na meditação. É possível encontrar representações de Buda fazendo essa posição de mão, proporcionando proteção, força e paz interior.
Funções da Mão de Fátima
A Hamsá é usada para diversas funções, podendo ser integrada a práticas meditativas e orações, como também somente usada no dia a dia. Por isso, confira a seguir os benefícios de usá-la para proteção, para afastar mau-olhado, entre outros.
■A Mão de Fátima para proteção
A principal função de Hamsá é trazer proteção. Sendo assim, o amuleto afasta o mau-olhado, traz força, sorte e fortuna para aqueles que escolhem utilizá-lo. Ele absorve energias negativas e impede que a pessoa se sinta perdida e prejudicada. Por esse motivo, é muito útil carregar sempre esse símbolo para atrair energias positivas.
■A Mão de Fátima para afastar mau olhado
A Mão de Fátima é capaz de dispersar toda inveja destinada a um indivíduo. O amuleto é capaz de trazer boas energias, harmonia e equilíbrio. A pessoa tende a ter mais clareza para se colocar em situações benéficas e se distanciar de lugares e pessoas que não agregam. Consequentemente, consegue levar uma vida mais leve e fluida.
■A Mão de Fátima para aumentar a conexão interior
O amuleto de Hamsá também é utilizado para potencializar a conexão interior. Por esse motivo, é comum ver pessoas com esse amuleto em orações, meditações e demais práticas espirituais.
Esse talismã também ajuda a promover a conexão espiritual para que um ser possa viver em paz. Proporciona conexão com a essência e com o amor, aumentando a fé, a compaixão e auxiliando em práticas religiosas.
Interpretações sobre a posição da Mão de Fátima
Algumas pessoas acreditam que a Hamsá deve ser usada virada para cima, porém essa é uma interpretação equivocada. É possível encontrar a Mão de Fátima tanto para cima quanto para baixo, trazendo diferentes significados. Descubra mais a seguir sobre essas variações.
■A Mão de Fátima virada para cima
Quando o amuleto da Mão de Fátima está virado para cima, simboliza a energia masculina, tendo relação com a força, o racional e o concreto. Também é responsável por garantir proteção, segurança e realizações, intervindo nos desejos que promovem o crescimento individual e coletivo.
■A Mão de Fátima virada para baixo
A mão de Fátima virada para baixo tem ligação com o lado feminino. Esse é o lado da intuição, criação e liberdade, promovendo momentos de entrega e facilitando a transmissão de amorosidade. A energia feminina ligada ao símbolo de Hamsá fortalece a busca por sentido e a conexão com o espírito.
Usos comuns da Mão de Fátima
A mão de Fátima tem diversos usos, ainda mais após ter sido popularizada no mundo da moda. Independente de ser usada como um objeto decorativo e estiloso ou como um símbolo espiritual, ela sempre carrega energia positiva. Saiba mais sobre seu uso como amuleto, chaveiro, tatuagem, e muito mais.
■A Mão de Fátima como amuleto
O principal uso da Hamsá é como amuleto por ser útil em orações e práticas espirituais, ajudando a emanar energias em prol dos benefícios que o talismã promove. A Mão de Fátima ajuda a espantar o azar, dispersar energias negativas de dentro de casa e afastar a inveja. É um amuleto poderoso para atrair fortuna, sorte, felicidade, fertilidade e proteção.
■A Mão de Fátima como chaveiro
Um chaveiro de Hamsá, além de muito bonito, ajuda a atrair energias positivas. Algumas pessoas defendem que o talismã é capaz até de proteger motoristas para que não sofram acidentes. Para potencializar o efeito de proteção, é válido optar por um amuleto que contenha alguma pedra.
■A Mão de Fátima como decoração
Algumas pessoas que se familiarizam com a estética do amuleto escolhem usar itens decorativos de Mão de Fátima mesmo sem conhecer seu significado, isso porque esse já é um símbolo ligado à cultura popular. Entretanto, esse contato ajuda a pessoa a conhecer mais sobre os benefícios do talismã.
Ao visualizar um objeto decorativo de Hamsá, dificilmente uma pessoa não vai querer saber seu significado. Então, em todo caso, a obtenção e disseminação desse amuleto é benéfica e proporciona proteção. Além de tudo, tende a deixar o ambiente muito mais bonito e harmônico.
■A Mão de Fátima como tatuagem
Por ser um símbolo muito bonito, é comum ver pessoas optando por tatuagens de Mão de Fátima. Nesse caso, quem escolher ter permanentemente esse talismã na pele contará com proteção, sorte e força. Além disso, os desenhos variam bastante, podendo encontrar mandalas e símbolos distintos que constituem a arte.
Aqui a criatividade é usada para integrar amuletos e significados. A pessoa é livre para tatuar aquilo que ela se identifica, mas o símbolo sempre mantém ligação com proteção, equilíbrio e sorte.
■A Mão de Fátima como joia
Não tem como negar que o amuleto da Mão de Fátima é muito bonito, e por esse motivo foi adaptado ao mundo da moda, estando presente em diferentes joias. É possível achar pulseiras, colares, anéis e tornozeleiras com modelos distintos de Hamsá. Também variam os desenhos e pedras que compõem o acessório.
Independente da religião, algumas pessoas adotam o uso da Mão de Fátima pela sua estética e beleza, e acabam carregando um poderoso símbolo de proteção. Em pulseiras, geralmente o talismã é usado com intuito de atrair amor e conexão com a intuição, já que o pingente fica virado para baixo, se conectando com a energia feminina.
Dúvidas comuns sobre a Mão de Fátima
Por ser um importante objeto religioso, surgem algumas dúvidas em torno de Hamsá. Para solucionar essas questões, confira a seguir se é possível utilizar esse símbolo sem ser religioso, como fazer a limpeza energética do símbolo, entre outros temas.
■Posso usar a Mão de Fátima sem ser religioso?
O símbolo ganhou destaque na indústria da moda e por sua divulgação na internet. Por isso, hoje em dia é normal ver pessoas usando a Mão de Fátima sem ser para fins religiosos. O talismã é utilizado em acessórios, quadros, almofadas, roupas, e muitos outros objetos.
Nada impede que seja usado para compor decoração e estilo. Contudo, também é interessante saber quais são as crenças que estão relacionadas ao símbolo, seja para se beneficiar disso ou para manter o respeito às religiões e concepções em torno da Hamsá.
■Como fazer a limpeza energética da Mão de Fátima?
Ao carregar o amuleto constantemente, em algum momento é necessário realizar uma limpeza energética para purificar o talismã. Sendo assim, é possível fazer uma oração para afastar vibrações ruins, e depois desse processo é só voltar a utilizar o símbolo como preferir.
Quando for pedir, lembre-se de estar em um ambiente calmo, e se conectar consigo mesmo. Nesse momento é importante ter foco e presença, de modo a conduzir as palavras corretamente. Tome cuidado para não se distrair e começar a ter pensamentos desconexos da oração.
■Existe alguma tradição para adquirir uma Mão de Fátima?
No mundo dos amuletos existem várias tradições para se adquirir símbolos. Alguns só podem ser entregues dentro de um ambiente religioso, passando por etapas importantes. No caso da mão de Fátima, isso não ocorre. O talismã pode ser obtido em algum site, loja, ou quem sabe como um presente.
Entretanto, os esotéricos defendem que deve ser feita uma limpeza energética antes de começar a utilizá-lo. É fundamental não pular esse passo, pois assim será possível afastar as energias negativas e ter o amuleto limpo para cumprir seu papel.
Para esse processo é necessário ter algumas coisas em mãos. Os itens para a limpeza energética são vela branca, sal grosso, terra, incenso, água benta, essência de arruda e um prato fundo de cristal. Alguns incensos potentes para limpeza são os de sete ervas, arruda e guiné. O processo dura alguns dias para ser finalizado e logo após estará tudo pronto para usar o talismã.
■Qual a posição correta da Mão de Fátima?
A mão de Fátima não tem uma posição correta para ser utilizada. É mais comum vê-la posicionada com os dedos para cima, o que remete ao lado masculino, tendo relação com a força, proteção e busca pelo crescimento. Contudo, também é útil usá-la com os dedos voltados para baixo, potencializando a energia feminina, ligada à intuição e libertação.
Também existe a crença de que, quando ela está voltada para cima, aponta para o céu e proporciona conexão com o divino, e quando voltada para baixo, aponta para a Terra, proporcionando conexão com Gaia, com a criação. Além disso, é sempre bom lembrar que o primeiro indício do surgimento da mão de Fátima estava ligado a uma mulher, a Deusa Tanit.
■Qual a influência da Mão de Fátima na moda?
É um símbolo muito influente na indústria da moda, sendo utilizado em diversos acessórios. Fica bonito utilizá-lo em roupas, itens decorativos, tatuagens, pingentes, entre outros. Contudo, o real significado pode acabar se perdendo, e por isso é importante conhecer a origem e as crenças em torno do símbolo.
O mais é indicado utilizá-lo como colar para afastar o mau-olhado e atrair boas energias, pois é uma forma fácil de tê-lo sempre por perto. Essa é uma crença antiga, mas nada impede que seja utilizado de outras formas.
O talismã é capaz de ajudar no dia a dia, mas não adianta começar a usá-lo sem acreditar nos benefícios que ele pode proporcionar. Monitorar os pensamentos é crucial para descobrir se a fé é realmente existente. Sendo assim, é possível que o amuleto não tenha eficácia para pessoas céticas.
Usar a Mão de Fátima pode me ajudar a ser mais espiritualizado?
Com toda certeza, usar a Mão de Fátima ajuda a aumentar a conexão com a espiritualidade. Isso porque é um símbolo ligado a diversas crenças religiosas, carregando um significado útil para dispersar energias ruins e atrair energias positivas.
O principal sentido destinado à Hamsá é a proteção, mas o talismã pode ajudar em diversos outros aspectos, como proporcionar ligação com a energia feminina ou masculina, já que todos os seres são compostos por essas duas forças.
Por essa razão, buscar o equilíbrio por meio da Hamsá é muito válido. Não é necessário ter ligação com nenhuma religião para usar o talismã, O mais importante é ter fé, e assim ele poderá ser útil no dia a dia.
Agora que você já sabe como esse amuleto pode te ajudar, utilize essas dicas para aderir ao talismã da maneira que preferir.
Copywriter, Redatora SEO e taróloga. Sou apaixonada pela escrita, seja ela informativa ou artística, e por assuntos relacionados a autoconhecimento e espiritualidade.