Significado geral da Massoterapia
A Massoterapia é uma palavra que se usa para denominar uma prática terapêutica conjunta, que se constitui de vários sistemas de massagens que podem ser usados de modo isolado ou combinados uns com os outros. A prática tem função tanto preventiva quanto corretiva e tem o aval da OMS (Organização Mundial da Saúde).
É uma atividade bem antiga, usada no início principalmente pelos povos do oriente que sempre tiveram métodos diferentes em relação ao ocidente para cuidar da saúde. Assim, a Massoterapia se popularizou de modo proporcional com as tensões e o surgimento dos muitos tipos de estresse que o ritmo acelerado de vida pode provocar.
Para que você possa conhecer os processos e benefícios que a Massoterapia oferece basta ler esse artigo até o final, já que ele é um resumo detalhado dos principais temas que se relacionam com essa prática que se espalhou pelo mundo todo.
Massoterapia, origem, para que serve e indicações
Muitos dos transtornos de saúde que as pessoas enfrentam na atualidade surgiram em função do acúmulo de atividades e preocupações que o sistema impõe. A sobrecarga de trabalho produz tensões físicas e psicológicas que a Massoterapia se propõe a resolver. Continue a leitura para saber mais.
■O que é Massoterapia
O termo Massoterapia é a junção de duas palavras do latim: masso e therapia. Juntas elas se traduzem como tratamento por massagem, uma prática milenar que não envolve produtos químicos não tendo, portanto, efeitos colaterais danosos ao corpo. Sua aplicação se dá por meio da pressão das mãos em diferentes partes do corpo.
Por ser uma técnica totalmente natural, a Massoterapia conta com cada vez mais adeptos, principalmente pelo fato de ter poucas restrições quanto ao seu uso, uma vez que qualquer pessoa pode se submeter a uma massagem.
■Origem da Massoterapia
A origem da Massoterapia é bem anterior ao termo moderno como é conhecida hoje, uma vez que chineses e egípcios a utilizavam com frequência, sendo os chineses os primeiros a escrever um tratado sobre o uso de massagens por volta do ano 300 a.C.. Os gregos e romanos também a utilizavam, já com finalidades de prevenção e tratamento de doenças e lesões.
Somente no século XIX, quando conceitos de anatomia e fisiologia que foram incorporados junto com as técnicas de massagem passaram a ser ensinados como uma disciplina nas escolas suecas, as técnicas de Massoterapia começaram a ser usadas na Europa
■Para que serve
A Massoterapia que antes era conhecida apenas como massagem, passou por grandes transformações em sua história, principalmente ao agregar a finalidade curativa e não apenas preventiva e relaxante, que eram os usos iniciais das técnicas de massagem.
Nesse sentido, o seu uso passou a atender e resolver problemas com estresse, dores provocadas por lesões de pancadas e câimbras, aumento da imunidade por conta da sensação de bem-estar, eliminação de toxinas pela melhora na circulação sanguínea, além de tornar os músculos mais flexíveis e promover uma sensação agradável de relaxamento e bem-estar no corpo todo.
■Para quem é indicada
Como um tratamento preventivo e um método de relaxamento das tensões provocadas por excesso de trabalho ou preocupação, a Massoterapia se destina a qualquer pessoa que esteja se sentindo incomodada por alguma dessas situações, que na atualidade significa um grande número de indivíduos.
Por outro lado, quando o uso for para um tratamento de cura, a técnica servirá para portadores de dores crônicas de vários tipos, pessoas com problemas de circulação ou excesso de toxinas no sangue, ajudar no tratamento da depressão e atuar no combate às distensões musculares.
Os benefícios da Massoterapia
A Massoterapia oferece muitos benefícios aos seus adeptos tanto na área física quanto psicológica, em função das suas diversas aplicações. O serviço é muito procurado, principalmente pelo público que opta por um tratamento mais natural e livre de substâncias químicas. Veja mais informações com a continuação da leitura do artigo.
■Redução do estresse
O estresse era apenas um modismo ou uma forma de expressar cansaço físico e mental quando do seu surgimento, mas se transformou em um dos grandes problemas de saúde da atualidade. Isso porque a sua causa é a vida agitada imposta pela sociedade moderna que exige cada vez mais das pessoas.
A Massoterapia consegue promover um profundo relaxamento muscular que se estende por todo o corpo, chegando ao cérebro e suavizando a carga emocional. Além disso, a técnica atua estimulando a produção de neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar, como a dopamina, por exemplo.
■Alívio de dores crônicas
As dores crônicas são sintomas dolorosos persistentes, muitas vezes causados por doenças incuráveis, que podem deixar o paciente enfermo a vida toda. O tratamento convencional envolve medicamentos pesados, que provocam diversos efeitos colaterais.
A Massoterapia não tem o poder de cura sobre essas dores, mas proporciona um alívio muito importante para melhorar a qualidade de vida dos portadores de dores crônicas. À sua ação relaxante se adicionam óleos naturais com propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, que com um uso contínuo permite ao paciente uma vida mais suportável.
■Circulação sanguínea
Como a circulação sanguínea é a transportadora de nutrientes para as células, além de retirar os resíduos para filtragem, o seu bom funcionamento é essencial para uma vida saudável. Assim, ao estimular a circulação por meio das massagens, a Massoterapia potencializa e melhora o desempenho de suas ações.
A Massoterapia também contribui para evitar ou amenizar os efeitos de outras patologias do sistema circulatório como tromboses e varizes, e se usada como agente de prevenção pode impedir que essas doenças se instalem no organismo.
■Recuperação de traumas
A utilização da massoterapia também contribui de forma decisiva para a recuperação de lesões ocasionadas por distensões musculares, manchas e dores nos tecidos da pele onde não haja cortes ou raladuras.
A ação terapêutica nos casos de lesões e traumas internos ocorre através da regeneração de tecidos que a massagem realiza estimulando a corrente sanguínea nos pontos atingidos, que podem incluir tendões, músculos e articulações.
■Eliminação de toxinas
As toxinas são subprodutos dos processos digestivos e de outras reações químicas que ocorrem no organismo, mas também podem ser ingeridas em alimentos contaminados por agrotóxicos, por exemplo. Muitos problemas de saúde são originados por essas substâncias deletérias.
As massagens que atuam no sistema linfático ou na circulação sanguínea contribuem significativamente na eliminação dessas toxinas, diminuindo os riscos de muitas infecções que as mesmas podem causar no organismo.
As técnicas da Massoterapia
A Massoterapia tem a sua principal característica no fato de ser um conjunto de técnicas que agem de acordo com a necessidade da pessoa, que pode utilizar uma ou mais de uma ao mesmo tempo. Veja mais detalhes sobre cada uma dessas técnicas.
■A Terapêutica
Uma boa massagem terapêutica visa cumprir objetivos tanto preventivos quanto de tratamento de disfunções em alguns órgãos e para ajudar na correção de atrofias de tendões e músculos.
Além disso, a massagem terapêutica atua com eficiência como auxiliar na prevenção e tratamento de diversos tipos de dores, inclusive nas que são provocadas por contusões e distensões musculares, assim como em torcicolos e dores cervicais.
■Relaxante
A massagem relaxante é a variante da massoterapia que usa a técnica com a finalidade de promover a eliminação das tensões musculares. Assim, ao deixar o corpo relaxado o efeito se estende para a mente que também entra em um estado de relaxamento e tranquilidade.
O uso contínuo de uma massagem relaxante pode evitar a aplicação de massagens terapêuticas no futuro, além de ser uma prevenção contra o estresse, a insônia, o mau humor e casos mais leves de depressão.
■Estética
Uma massagem estética tanto pode ser aplicada no rosto quanto em todo o corpo, e o seu objetivo é facilitar a absorção de cremes com finalidades amaciantes e de emagrecimento. Entretanto, caso objetivo seja perda de peso, o ideal é a prática de exercícios físicos e controle alimentar que atuarão juntos com a massagem.
No caso de interesse puramente estético o massoterapeuta normalmente utiliza cremes ou óleos naturais, que podem ter propriedades esfoliantes e hidratantes, melhorando o funcionamento dos poros e deixando a pele mais saudável, macia e bonita.
■Drenagem linfática
Uma drenagem linfática atua na limpeza e estimulação do sistema linfático, que é o responsável pela criação e manutenção das células de defesa do corpo, bem como da drenagem do excesso de líquidos que se acumulam no sistema, que podem provocar inchaços pelo corpo.
Logo, ao realizar uma massagem com a finalidade de drenar o sistema linfático você estará eliminando os detritos que impedem o livre funcionamento do sistema. Esta ação vai agir no combate da celulite e desintoxicar o organismo com um melhor desempenho da circulação sanguínea.
Aplicações da Massoterapia
As aplicações da Massoterapia, que no início seguiam apenas padrões orientais, incorporaram conceitos do ocidente para formar o conjunto de práticas mais relevantes em sua atuação moderna. Acompanhe o texto para saber mais.
■Shiatsu
O Shiatsu é de origem japonesa e visa promover o bem estar físico, emocional e psicológico do indivíduo, uma vez que os orientais sempre viam o homem de forma holística. Assim, eles procuravam tratar não apenas o corpo, mas também a alma a fim de promover a saúde como um todo.
O objetivo é restabelecer a corrente das energias vitais pelos meridianos que percorrem o corpo inteiro transportando essas energias. O resultado é um equilíbrio que age na prevenção e cura de males como dores de colunas, problemas renais e intestinais, hipertensão, insônia e depressão, entre outros distúrbios físicos e mentais.
■Shantala
A Shantala é um conjunto de procedimentos que surgiu na Índia e se destina ao uso em recém nascidos a partir de um ou dois meses de vida. A prática visa melhorar o desempenho das funções respiratória, circulatória e digestiva. Além disso, atua no desenvolvimento e na elasticidade dos membros.
Outra função importante da Shantala é gerar uma relação de proximidade e confiança com a pessoa que cuidará do bebê, que deve estar sempre presente durante a massagem. O resultado é um bebê mais tranquilo e menos propenso às doenças com a consequente melhora do sistema imunológico.
■Massagem Relaxante
Embora tenha o uso destinado ao relaxamento corporal, uma massagem relaxante quando usada com frequência oferece muitos outros benefícios ao usuário, principalmente quando adiciona práticas de Yoga e Ayurveda.
Nesse sentido, ela provoca a redução dos efeitos da depressão, a desintoxicação do corpo, o alinhamento da coluna e estimula uma respiração na forma correta. Além disso, consegue tornar as pessoas mais calmas, ajuda no emagrecimento e tem um efeito rejuvenescedor.
■Massagem com pedras quentes
Muitos povos antigos já usavam pedras e cristais levemente aquecidos para o restabelecimento do equilíbrio energético, que tem grande influência no aspecto físico e emocional das pessoas. Essa técnica atua em todos os tipos de dores musculares, o que inclui os membros, costas, pescoço e alguns casos de dor de cabeça.
A terapia das pedras quentes surgiu da união de três tipos distintos que seriam a Geoterapia, a Terapia Térmica e a massagem propriamente dita, a Terapia Corporal. Em conjunto, e com o uso de óleos naturais, essas técnicas conseguem resultados surpreendentes e de modo totalmente natural sem o uso de nenhum produto químico.
■Reflexologia podal, manual, facial ou craniana
A Reflexologia é uma técnica de origem chinesa que consta na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), e basicamente significa colocar pressão em um ponto do corpo para que os efeitos se reflitam em outro ponto. Os pés, mãos e orelhas são órgãos considerados como terminações do corpo, e é onde deve ser realizada a pressão de acordo com o objetivo desejado.
Assim, a Reflexologia segue princípios similares aos da Acupuntura, com a diferença que não se utiliza as agulhas, apenas os dedos. De acordo com a região do pé, orelha ou da mão que recebe o estímulo ocorrerá um reflexo no órgão correspondente. Assim, é possível obter resultados terapêuticos em casos de ansiedade, problemas de circulação, estresses e prisão de ventre, por exemplo.
As diferenças entre massagem e massoterapia
Massagem e Massoterapia são duas atividades semelhantes, sendo que a Massoterapia se caracteriza por englobar um conjunto de técnicas para diversas partes do corpo, enquanto uma massagem é mais restrita e localizada. A formação dos profissionais também estabelece diferenças. Veja mais sobre as características de cada profissional.
■O profissional massagista
Um profissional massagista normalmente atua em um tipo específico de massagem, embora nada impeça que trabalhe com mais de uma alternativa. Além disso, para ser um massagista não é obrigatória a obtenção de um curso técnico em massagens, uma vez que a massagem é uma atividade livre que muitas pessoas aprendem apenas na prática.
Assim, os cursos para massagistas possuem menos exigências e são de duração mais curta, já que se dividem em um curso para cada tipo de massagem. O profissional pode aprender sobre a massagem relaxante e começar a trabalhar, para em seguida fazer outro curso, se for do seu interesse.
■O profissional massoterapeuta
Para se tornar um profissional massoterapeuta o interessado vai demorar cerca de dois anos até conseguir uma certificação técnica que o possibilite exercer a atividade. O curso abrange as técnicas necessárias para realizar diferentes tipos de massagens, tanto de origem ocidental quanto oriental.
Além disso, o curso oferece aprendizado nas áreas de anatomia e fisiologia, para que o futuro profissional saiba onde se localiza e como funciona cada órgão do corpo humano. Certamente que isso vai facilitar na hora de escolher não apenas o tipo de massagem, mas também a intensidade da aplicação.
■A importância dos cuidados com a saúde
A saúde é o seu bem mais precioso, por meio do qual você pode adquirir todos os outros. De fato, muitas pessoas ricas em bens materiais trocariam todos eles por uma saúde perfeita. Nesse sentido, cuidar bem da sua saúde deve ser uma prioridade total para que você possa ter uma vida útil e produtiva.
Cuidar bem da saúde pode não ser tão fácil, uma vez que requer moderação em muitos hábitos como alimentação, ingestão de bebidas alcoólicas e qualquer tipo de excesso. Entretanto, essas renúncias são sacrifícios mínimos se comparadas às que terá que fazer em caso de uma internação hospitalar, por exemplo.
Existem contraindicações na massoterapia?
Teoricamente uma massagem não tem contraindicação, por ser uma ação na parte externa do corpo feita apenas com as mãos, e que quando muito utiliza cremes ou óleos naturais, mas na prática pode não ser bem assim.
De fato, um determinado tipo de massagem pode exigir uma pressão maior, e poderia ser doloroso ou mesmo contraindicado para um portador de osteoporose, por exemplo. Além disso, massagens abdominais não devem ser aplicadas em mulheres grávidas sem uma supervisão médica.
Ademais, a Massoterapia deve caminhar junto com um acompanhamento médico na maioria dos casos de tratamento, sendo um método alternativo e coadjuvante no processo de cura. Assim, com informação de qualidade e bom senso será possível desfrutar de todos os benefícios que a Massoterapia pode oferecer.
Escritor, cordelista, redator freelancer. Meu trabalho é escrever, mas meu passatempo é ler. Leio principalmente sobre temas ligados ao transcendental. Ufologia, espiritualidade, filosofia, misticismo, astronomia. Apesar de 24 horas acabar logo, às vezes consigo jogar uma partida de xadrez, ou assistir um bom filme.