O que é a interpretação de sonhos?
A primeira coisa que precisa ser dita a respeito do que é a interpretação de sonhos é que ela não é uma ciência exata. Há diversas formas de se interpretar sonhos, sob diferentes perspectivas e até com diferentes finalidades. Além disso, um mesmo elemento do sonho pode ter significados diferentes, dependendo de quem o está interpretando.
Mas, isso não quer dizer que não existe um conhecimento organizado por trás dessa interpretação, ou que é um conhecimento superficial ou sem fundamento. Existem tradições milenares em análise de sonhos, estudos e sistematizações, como as de Freud e Jung, por exemplo, muito respeitadas como fonte real de conhecimento e até mesmo como ciência.
Ao longo deste artigo, você vai entender melhor como os sonhos funcionam e de que formas é possível utilizá-los para aprofundar o autoconhecimento e tomar sempre as melhores decisões para sua vida.
Como acontece o sonho
Para começar, vamos ver um pouco melhor o que são os sonhos e como eles acontecem na perspectiva da ciência, ou seja, naquilo que se refere aos processos físicos e neurológicos envolvidos no ato de sonhar.
■Fases do sono
O sono acontece em ciclos de quatro fases que vão se repetindo durante toda a noite, até você acordar. A primeira fase é a do sono mais leve e dura cerca de 10 minutos: é quando você começa a pegar no sono e, às vezes, tem a sensação de estar caindo. A segunda fase dura cerca de 20 minutos, ainda é bem leve e você pode acordar com algum barulho ou movimento.
A terceira fase é mais profunda, a mente se desliga e os músculos relaxam completamente. É só na fase seguinte, chamada de sono REM, que os sonhos começam a aparecer. Depois de passar esta fase, você retorna à fase 1 do sono leve e recomeça o ciclo das 4 fases, que será repetido até o despertar.
■Sono REM
O sono REM é a última e mais profunda fase do sono, e é quando os sonhos acontecem. É alcançado cerca de 90 minutos depois de pegar no sono e tem uma duração aproximada de 10 minutos. De cada vez que o ciclo reinicia e volta a atingir o sono REM, sua duração aumenta, podendo chegar a até 20 ou 30 minutos.
Nesta fase, os batimentos cardíacos aceleram, e os olhos começam a se mover muito rapidamente. É, nesta fase, também que se manifesta o sonambulismo, distúrbio do sono em que a pessoa pode se levantar e caminhar pela casa sem ter despertado. Não é uma fase de descanso profundo, mas é essencial para nossa reorganização mental e emocional.
■Como são os sonhos
Cientistas definem os sonhos como um trabalho da imaginação em nosso inconsciente durante o período de sono. Para a Psicanálise, de acordo com Sigmund Freud, os sonhos são expressões de desejos reprimidos. Mas, o fato é que não existe consenso ou respostas definitivas sobre como os sonhos são formados ou qual a sua finalidade.
Em geral, são manifestações visuais que aparentemente não obedecem a nenhuma regra lógica. Mas, também é possível ter sonhos auditivos, olfativos ou que envolvam mais de um dos sentidos simultaneamente. Também, é possível que eles sejam perfeitamente lógicos e formem histórias completas, como filmes, e há casos em que o sonhador tem consciência de que está sonhando.
■O que são os sonhos
Há no mínimo uma função psicológica do sonho sobre a qual há algum consenso na comunidade científica: ele ajuda na organização das informações no cérebro e, com isso, favorece a formação da memória de longo prazo. Além disso, ele permite que o sono continue sem que despertemos durante a fase de sono REM.
Muitos consideram que os sonhos funcionam como uma espécie de treinamento mental e emocional para que possamos enfrentar situações difíceis em nosso dia a dia. Fora do campo do misticismo e da espiritualidade, muito pouco se fala a respeito de sonhos premonitórios e, no entanto, estes são também formas muito comuns de sonhos.
A interpretação de sonhos
A interpretação de sonhos acontece de maneiras diferentes de acordo com a cultura ou época em que é feita. A seguir, você vai conhecer um pouco mais sobre algumas das principais formas de fazer essa abordagem.
■A interpretação de sonhos por José na Bíblia
No livro do Gênesis, na Bíblia, há um personagem que desenvolve a habilidade de interpretar sonhos e encontrar neles mensagens divinas. Trata-se de José, primeiro filho de Jacó e sua segunda esposa, Raquel. José era declaradamente o filho preferido do patriarca e esse fato despertou inveja em seus onze irmãos, que acabaram por vendê-lo como escravo ao faraó do Egito.
Mas, uma vez que o faraó soube de sua habilidade para interpretar sonhos, José foi chamado para uma consulta especial. Sua compreensão dos sonhos do faraó garantiu que ele salvasse o povo egípcio de um período de fome que se aproximava e, com isso, José foi alçado à condição de intérprete oficial dos sonhos do faraó.
■A interpretação de sonhos por Freud
O pai da Psicanálise, Sigmund Freud, entendia os sonhos como manifestações do inconsciente do indivíduo em um momento sem paralelos de comunicação com a consciência. Para ele, os conteúdos dos sonhos são gerados, sobretudo, por desejos reprimidos. Freud organizou ferramentas e conceitos ligados à interpretação de sonhos no livro "A interpretação dos sonhos", lançado no ano de 1900.
Mas, foi seu discípulo, Carl Jung, quem mais se aprofundou na análise de sonhos e outras representações simbólicas produzidas pela mente. As teorias de Jung, em geral, baseiam-se nos estudos de Freud, mas os dois tiveram várias divergências que acabaram por afastá-los. Hoje, a abordagem jungiana dos sonhos e símbolos humanos é, talvez, a maior referência entre teóricos do assunto que gozam de prestígio na comunidade científica.
■A interpretação de sonhos na Antiguidade
Para muitos povos primitivos, os sonhos eram momentos em que o espírito se desprendia do corpo e passava a se mover no plano espiritual. Eram os líderes espirituais desses povos, os xamãs, que melhor conheciam os segredos desse outro plano e os significados ocultos de suas manifestações, portanto eram eles, também, que forneciam as explicações de tudo que as pessoas sonhavam.
Nesse mundo espiritual, havia toda sorte de criaturas, e era também onde se entrava em contato com antepassados ou forças que guiavam e protegiam os indivíduos. Assim, através dos sonhos era possível acessar os saberes antigos, conhecer animais de poder, ou, ainda, travar batalhas épicas contra criaturas malignas — tudo em um plano distinto da realidade, mas ainda assim muito real.
■A interpretação de sonhos no Egito
Os egípcios acreditavam que o deus Bes os protegia contra demônios da noite e garantia que seus sonhos fossem agradáveis. Desse modo, havia bastante comunicação do plano espiritual sendo feita através dos sonhos, embora os egípcios não acreditassem que o sonho fosse uma experiência real do espírito desligado do corpo.
O livro dos sonhos mais antigo do mundo é o papiro Chester Beatty, escrito pelos egípcios por volta de 1300 a.C., existindo indícios de que o original possa ter até 4 mil anos de idade. O papiro contém interpretações de sonhos e rituais para evitar os efeitos negativos dos sonhos ruins.
■A interpretação de sonhos na Índia
Para o povo hindu, há quatro causas possíveis para os sonhos: doenças, alimentos consumidos à noite, desejos ou premonições. A deusa Maya seria, para eles, a divindade relacionada ao sonho, e ela transita no limite entre a realidade e a ilusão, tornando mais fluidas as fronteiras entre as duas.
Em um texto sagrado de no mínimo 3500 anos, o Atharva Veda, os hindus classificam vários tipos de sonhos como bons ou maus presságios. Um fato curioso é que imagens agressivas, como amputações, são identificadas como sonhos de bons presságios. Um mau presságio poderia ser a perda de cabelos, dentes ou unhas.
■A interpretação de sonhos na China
Segundo tradições chinesas mais antigas, o sonho é o momento em que a parte superior do espírito se desprende do corpo e pode andar entre seus antepassados e outros entes espirituais ou criaturas sagradas. Assim, o sonho seria um canal de comunicação tanto com espíritos elevados quanto inferiores.
Entendendo que o corpo e a mente estavam profundamente interligados, os chineses, assim como os hindus, reconheciam a possibilidade de sonhos gerados meramente pela expressão de desejos ou, ainda, se se tratasse de um sonho muito estranho, em consequência de uma indigestão.
■A interpretação de sonhos na Grécia
Os sonhos tinham uma grande implicação espiritual para os gregos da antiguidade, sendo uma oportunidade de falar com mortos, encontrar maneiras de curar doenças ou, ainda, fazer previsões para o futuro ou enxergar algo que estava acontecendo à distância.
Entre os povos antigos, os gregos foram os que mais deram atenção ao tema dos sonhos. Em obras como a “Ilíada” e a “Odisseia”, que originaram toda a literatura ocidental, os sonhos eram comunicações diretas dos deuses, que apareciam aos homens como fantasmas para lhes transmitir suas mensagens.
■A interpretação de sonhos e a espiritualidade
Em geral, as tradições espiritualistas entendem os sonhos como um momento em que a alma se liberta do corpo e literalmente vivencia os acontecimentos que entendemos como sonho. Nesse sentido, o caráter simbólico dos objetos e eventos do sonho é bem menor, ou seja, há pouca metáfora ali, sendo tudo real, apenas ocorrendo em outro plano.
Ainda sob essa perspectiva, as pessoas que aparecem em seu sonho têm grandes chances de realmente estarem ali, em espírito, mesmo as que já morreram. Há pouco espaço para a imaginação, quer dizer, ela, no máximo, gera algumas distorções, ilusões ou simplesmente preenche os erros da percepção. Na medida em que os sonhos permitem maior acesso ao mundo espiritual, através deles é possível obter orientação divina, premonições ou experiências de clarividência e telepatia.
Interpretação de sonhos mais comuns
Em seguida, você vai conhecer alguns dos termos mais pesquisados para interpretação de sonhos e uma possível explicação para os sonhos em que eles aparecem, a partir de uma análise simbólica de cada um deles.
■Água
Os sonhos com água estão ligados ao emocional do sonhador, e a qualidade dessa água reflete bastante o estado em que se encontra o seu coração e o seu espírito. Por conta de suas características físicas, também representa aspectos da dinâmica e fluidez da vida, podendo significar incertezas ou processos de mudança.
Outros aspectos da relação do ser humano com a água podem provocar sua manifestação como símbolo em um sonho, então, desse modo, frequentemente ela aparece com um sentido de limpeza ou purificação, nutrição, restrição de movimentos, etc. As diferentes formas que a água pode assumir no sonho (suja, corrente, chuva, entre outras) também são determinantes na hora de interpretá-lo.
■Banho
Sonhar com banho revela preocupações com limpeza, o que, como metáfora, pode sugerir preocupações excessivas com organização, pureza e perfeição. Em geral, expressa a percepção de que algo não está bem, algo que pode ser mudado com um pouco de atenção e cuidado.
O local em que se toma banho e a qualidade da água acrescentam novos significados ou alteram os que foram citados acima. É comum também que haja alguma sujeira localizada, como símbolo de um problema específico, e que o sonho seja com tentativas repetidas e concentradas de se limpar esse único ponto.
■Cachorro
Compreende-se que a aparição de um cachorro em um sonho é provocada pela percepção mais profunda que temos, enquanto espécie, da proximidade desses bichos e sua presença cotidiana em nosso meio. Assim, em geral, refere-se a questões de lealdade, proteção e ambientes emocionalmente acolhedores ou familiares.
Em muitos casos, pode haver uma identificação do sonhador com a figura do cachorro, caso em que o sonho estará expressando conteúdos entendidos como primitivos, animalescos ou selvagens em algum nível. Da mesma forma, é possível que o animal no sonho represente pessoas conhecidas ou os comportamentos e opiniões delas.
■Desconhecido
Os sonhos com alguém ou algo desconhecido refletem de maneira geral a relação do sonhador com aquilo que está além dos seus domínios. Podem indicar uma percepção ainda inconsciente de que alguma novidade se aproxima, ou, no mínimo, o desejo de que algo novo aconteça.
Em muitos casos, o desconhecido no sonho é uma representação de si mesmo ou de pessoas próximas. Nesse caso, o sonho revela que há muitas coisas a respeito dessa pessoa que você ignora. Por último, vale destacar que, muitas vezes, o sonho inclui sentimentos desagradáveis, pois, em geral, expressa a vulnerabilidade que experimentamos diante do desconhecido.
■Chuva
Há muitos aspectos positivos em sonhar com chuva, mesmo que você seja uma dessas pessoas que odeiam quando chove. Ela traz para a sua vida alguma renovação, purificação ou fortalecimento, assim como a chuva faz pela vida na terra. E, assim como a chuva real, essa transformação interna acontece obedecendo forças sobre as quais você não tem nenhum controle.
Aspectos negativos que podem estar sendo abordados em um sonho com chuva são as destruições ou circunstâncias em que uma força maior impede que algo aconteça, conforme o planejado ou o esperado. A intensidade da chuva e outras características dela podem afetar consideravelmente a interpretação desses sonhos.
■Dinheiro
O dinheiro em um sonho representa a percepção que o sonhador tem de seu próprio valor e posição social, sua relevância para a comunidade e possibilidades de estabelecer vínculos ou atingir objetivos que dependam mais de suas atitudes. Assim, não há como dizer que um sonho com dinheiro é bom ou ruim, pois tudo vai depender de como você se sente em relação a si mesmo.
As situações do sonho são essenciais para se compreender o sentido que esse sonho tem e podem ajudá-lo a identificar a qual circunstância ou relacionamento específico de sua vida o sonho se refere. Os sentimentos experimentados nos sonhos são sempre bastante relevantes, mas no caso de sonhos com dinheiro, é indispensável incluir essa informação antes de interpretá-los.
■Escada
As escadas aparecem em sonhos como símbolos de crescimento e evolução, tanto quanto de aproximação com aspectos ocultos e mais profundos da nossa psique. Nesse sentido, estão muito ligadas às nossas definições de "bem" e "mal" e podem representar quaisquer elementos que possamos classificar em níveis ou dividir entre "melhores" e "piores".
Os sonhos em que se desce por escadas, em geral, expressam conteúdos muito profundos e costumam ser os mais fantasiosos e confusos, uma vez que estão fora do alcance da mente racional e do seu controle lógico.
Os sonhos em que se sobe escadas estão ligados a tudo o que consideramos "elevado", especialmente em questões emocionais e espirituais, mas eventualmente também em relação a status social e conquistas materiais.
■Elevador
Assim como as escadas, os elevadores aparecem em sonhos relacionados a classificações em níveis e definições de "bem" e "mal". No entanto, apresentam um aspecto um pouco mais fluido para o que pertence a cada nível e, assim, podem expressar algumas indefinições ou transições nesses quesitos de forma mais direta que as escadas.
Há ainda um caráter de aprisionamento que costuma estar presente em um sonho desse tipo, talvez, um sentimento de claustrofobia. O espaço restrito pode ainda ter um sentido de segurança e intimidade, e quando o elevador desce a grandes profundidades, então, o sonho está tratando de conteúdos realmente íntimos e profundos, talvez, surpreendentes até para o próprio sonhador.
■Festa
Os sonhos com festa movimentam diversas energias, em geral, sentimentos de alegria e realização, mas principalmente desejos e grandes interesses. Assim, é comum que um sonho com festa inclua elementos que racionalmente você não associaria a festas, porque pertencem a outras áreas de sua vida.
Como expressão de satisfação, pode servir como uma espécie de presságio ou guia, no sentido de antecipar futuros potencialmente muito bons para você. Como expressão de desejo, provavelmente representa a necessidade de se afastar um pouco da correria do dia a dia e dedicar um pouco mais de atenção aos seus verdadeiros interesses e necessidades.
■Igreja
Naturalmente, um sonho com igreja está associado à espiritualidade, mas tem menos a ver com os conteúdos dela do que com a forma como eles se manifestam, ou seja, com a maneira como você expressa e vivencia essa espiritualidade. Pode ser, por isso, um bom medidor do quanto você está integrado a uma comunidade ou comprometido com os seus verdadeiros princípios.
Os problemas e acertos na forma como você manifesta sua espiritualidade vão aparecer no estado de conservação da igreja e em tudo que estiver dentro dela, inclusive nas situações que se desenrolarem. Para pessoas que vão à igreja com muita frequência, ela pode aparecer em um sonho com o mesmo significado de sua casa ou de qualquer outro espaço público e comum.
■Jogo
Os sonhos com jogo expressam mais livremente as suas ambições e outros sentimentos que eventualmente tenham um peso mais negativo associados a conquistas e vitórias. Tanto podem expressar o desejo de vencer quanto as dificuldades experimentadas no processo. Podem representar presságios ou orientações de como agir para atingir um objetivo.
Por outro lado, e às vezes, até simultaneamente, o sonho é a mera expressão de prazer e satisfação em estar vivendo determinada situação. Em muitos casos, revela o desejo ou, até mesmo, a necessidade de se divertir e deixar um pouco de lado as preocupações do dia a dia.
■Xadrez ou dama
Sonhar com jogos de xadrez ou dama costumam revelar um impasse ou situações de grande exigência intelectual na vida do sonhador. Em geral, as situações representadas implicam em questões relevantes de "bem" ou "mal", "certo" ou "errado", onde essas definições não acontecem facilmente ou você já não sabe mais muito bem como atribuí-las.
Mas, para além dessa interpretação mais específica, há ainda uma leitura possível em que o jogo de tabuleiro é apenas um jogo e, assim, o sonho deve ser interpretado como um sonho com jogo. Nesse caso, é mais comum que ele seja a expressão do desejo de vencer do que a expressão de satisfação ou prazer, embora esses sentimentos também existam relacionados à inteligência.
■Quadra
A quadra esportiva em um sonho remete às mesmas questões abordadas em sonhos com jogos, enfatizando um aspecto específico e muito importante que é o da coletividade. Assim, o sonho trabalha questões de ambições e conquistas de um modo geral, chamando sua atenção para aspectos sociais e coletivos.
Nesse sentido, uma quadra vazia seria um indício de isolamento e de que você precisa trabalhar melhor sua capacidade de criar e aprofundar vínculos. Outras pessoas e situações que aparecerem no sonho dão maior clareza para a mensagem e a identificação exata de qual área da sua vida está sendo representada.
■Cartas
Quando alguém sonha com um jogo de cartas, está envolvido em algum projeto específico, que pode ser pessoal ou profissional, bastante relevante para sua vida e envolvendo muitos aspectos emocionais, intelectuais, sociais e, até mesmo, questões de sorte.
Assim, é possível que as situações mostradas no sonho estejam só chamando sua atenção para um ou outro aspecto mais sensível para que seu projeto dê certo. Também, é comum que o sonho envolva sentimentos de confusão ou frustração, ou, ainda, o sentimento de estar nu e exposto.
■Morte
Encarar a morte em um sonho pode ser tão aterrorizante ou devastador quanto encará-la desperto, mas, ainda assim, é possível que em um sonho ela tenha bons propósitos e que, até mesmo, esteja carregada de aspectos muito positivos.
É, claro, que em muitos casos ela vai continuar assustadora, capaz de provocar sentimentos desagradáveis que irão acompanhá-lo, mesmo depois de acordar. Muitas vezes, inclusive, sonhar com sua morte ou a de outro alguém é justamente o que o faz acordar.
Mas, também pode haver muita sabedoria em sonhos com morte, conselhos e presságios de transformação que o conduzirão para dias melhores, e não piores. Por fim, pode ser um sonho de empoderamento, uma representação e celebração da vitória da vida sobre a morte.
■Nudez
Talvez, o mais comum dos sonhos de angústia seja aquele em que o sonhador se vê nu, de repente, em um espaço público e à vista de outras pessoas. Em geral, sonhos assim são a mera expressão da ansiedade e confusão diante da vida, uma sensação muito humana de impotência e vulnerabilidade.
Nos casos em que se referem a uma situação específica da vida do sonhador, indicam um certo despreparo para enfrentar a situação, talvez, o completo esgotamento de todos os seus recursos. Pode significar que você está muito mais envolvido que qualquer outra pessoa, por vezes, até bem mais do que o necessário.
■Antiguidade
O significado de sonhar com uma antiguidade varia muito de acordo com o valor que você atribui ao passado, às tradições ou a uma tradição específica representada pelo objeto do sonho. No geral, acontece justamente para que você preste mais atenção e, por vezes, até reveja algo de sua relação com o passado.
Pode ser um presságio de boa sorte e um aviso de que você já possui aquilo que está buscando. Em muitos casos, estará associado a questões grandiosas de sua vida, ligadas à noção que você de seu propósito ou à missão que você possui nesta existência.
■Noite
Quando a noite é um elemento que se destaca em um sonho, então ela representa coisas ocultas e normalmente aponta para regiões muito profundas da psique do sonhador. Às vezes, funciona como um prenúncio ou um aviso de obstáculos, dificuldades profissionais ou em áreas mais práticas do dia a dia.
Muito comumente é apenas um sonho de angústia, uma expressão de medo, geralmente envolvendo algum tipo de ameaça externa. Neste caso, o mais provável é que seja mesmo essa mera expressão de um medo primitivo e não algo provocado por uma situação específica da sua vida.
■Pai
Embora o mais comum seja que os sonhos com o pai sejam determinados pela relação específica do sonhador com seu pai, muitos sonhos do tipo são gerados, na verdade, a partir de uma ideia geral de paternidade. Nessa ideia geral, você, como filho, deveria receber do pai proteção material, orientação e suporte intelectual e lógico, enquanto à mãe caberiam mais as questões emocionais.
Assim, muitos sonhos com o pai abordam conteúdo desse tipo, quer dizer, relacionados a proteção material e senso de orientação lógica. E é possível que o pai do seu sonho fosse você mesmo, uma expressão das suas próprias ideias de como um pai deveria ser, eventualmente até um desejo de tornar-se pai.
■Cobra
A aparição de uma cobra em sonhos é geralmente compreendida como um presságio de traição ou aviso quanto à falsidade de uma pessoa próxima. Essa compreensão vem, obviamente, da percepção que temos das cobras como animais traiçoeiros e de uma tranquilidade enganosa.
Uma análise, ao mesmo tempo, mais simples e profunda sugere que os sonhos com cobra não são mais que uma expressão de pavor por parte do sonhador. Outra leitura possível associa as cobras a questões de saúde, sobretudo à saúde física, e não raro há interpretações que sugerem alguma relação com a sexualidade.
■Traição
Os sonhos com traição se originam nos sentimentos de insegurança do sonhador quanto a algum relacionamento específico. Em muitos casos, pode ser a expressão do desejo de trair, ou, ainda, - por mais bizarro que isso possa soar - a expressão do desejo de ver seu parceiro ou parceira mantendo relações com outra pessoa.
Embora seja muito pouco aconselhável tomar os sonhos como representações fiéis da realidade, é possível, sim, que um sonho com traição revele uma traição que de fato existiu, está acontecendo ou vai acontecer. Nesse caso, teria havido uma percepção inconsciente da traição que se revela à consciência no momento em que ela baixa as suas defesas.
■Saudade
Sonhar com saudade é basicamente uma expressão desse sentimento. Ainda que as pessoas de quem você sentiu saudades no sonho não fossem pessoas de quem sente saudades, quando está desperto, ou até que fossem pessoas de quem você não gosta.
Pode parecer perturbador e, de fato, há muitos sonhos em que experimentamos por alguém sentimentos contrários aos que sentimos acordado e, talvez, até seja difícil admitir para nós mesmos que tais sentimentos são realmente nossos, mas, sim, eles são.
■Raiva
O sentimento de raiva experimentado em um sonho corresponde a um sentimento real que você pode ou não experimentar quando está acordado. É bem comum ser surpreendido, em sonhos, com sentimentos de raiva direcionados a coisas e pessoas das quais você não sabia que sentia raiva — e por mais que ela realmente não vá ter nenhum impacto em sua vida, ela existe.
De qualquer modo, mesmo quando no sonho a raiva é direcionada a algo ou alguém, é possível que seja apenas a expressão de uma raiva generalizada, sem nenhum motivo específico, algo que simplesmente faz parte do seu aparato emocional e precisava de um meio de ser comunicado.
Como a interpretação de sonhos ajuda na vida acordada?
Em geral, a interpretação de sonhos ajuda na vida acordada da mesma maneira que qualquer outro oráculo, ou seja, qualquer outro sistema de leitura de aura ou da sorte como a Astrologia, Quiromancia, Cartomancia, etc. No entanto, ela difere da maior parte desses outros sistemas pelo fato de que o material analisado e interpretado é produzido pela nossa própria mente.
Assim como os outros modelos, a interpretação dos sonhos oferece não uma resposta infalível, inquestionável, não um conjunto de informações totalmente específicas e certeiras. É como se você fosse se olhar em um espelho quebrado, sujo ou embaçado.
Assim, o que ela faz é traçar um mapa mais ou menos preciso de áreas da sua vida e psique que pode ser usado para sua orientação e crescimento pessoal, sendo você o único responsável por classificar as informações recebidas, selecionar as que são válidas para você e de que forma você vai usá-las.
Artista e escritor, poeta, professor e produtor cultural. Aprofundei estudos de psicologia, em especial em uma linha Jungiana e com referência a tradições espirituais de todo o mundo. Acredito que conteúdos deste tipo têm mais relevância e são mais determinantes em nossas vidas do que conseguimos ou queremos reconhecer.