Significado da mandala: origem, tipos, cores, benefícios e mais!

Significado da mandala: origem, tipos, cores, benefícios e mais!

A Mandala é um círculo que contém vários desenhos e formas geométricas, além de figuras humanas e várias cores. Saiba mais lendo nosso artigo completo.


Qual é o significado da mandala?

mandala

A palavra "mandala" vem do sânscrito e significa círculo. Ela é considerada um símbolo de cura e espiritualidade e é dito que as mandalas ajudam na concentração durante a meditação por suas cores e formas.

As mandalas costumam trabalhar no campo energético trazendo integração e harmonia, que proporcionam um grande autoconhecimento, equilíbrio emocional e paz interior. São a representação visual do universo, seja internamente, como um guia para muitas práticas, ou externamente, como um guia para processos materiais. Veja mais sobre a mandala a seguir.

A origem da mandala

tibete

Em alguns estudos é dito que a primeira mandala surgiu aproximadamente a partir do século VIII, na Índia. Mas, não demorou muito para que ela fosse vista na China e no Japão. Em todo o continente asiático, principalmente no Tibete, as mandalas são muito usadas, mais ainda pelos monges budistas.

Com o tempo, as mandalas acabaram sendo vistas também no hinduísmo e no taoísmo. Após toda essa transição em religiões e crenças no Oriente, as mandalas foram vistas no Ocidente, principalmente no continente americano, muito usadas em cultos religiosos, sempre relacionados à cura. Nas igrejas católicas, passaram a ser vistas no século XVI e XVIII, em vitrais e paredes. Veja mais na sequência.

Significado da palavra

A palavra "mandala" é um substantivo masculino, vinda do sânscrito, que é a raiz da língua indiana atual, e tem como significado "círculo". Mandala não possui apenas um significado em sua teoria, mas vários. Diante disso, pode ser conhecida como "o círculo mágico" ou "concentração de energia".

É importante ressaltar que normalmente as mandalas são em círculos, mas que existem também em forma de triângulos, como uma flor de lótus e até mesmo representando o sol. Seus formatos acompanham o seu significado que é a busca espiritual e a cura.

Na Índia

Na Índia, as mandalas surgiram como uma referência meditativa. A crença das mandalas diz que elas são símbolos usados para o ser humano ter mais concentração na hora de meditar e conseguir focar de maneira simples e fácil nesses momentos.

Para os indianos a mandala é sagrada e precisa ser humana com discernimento e propósito, principalmente quando se trata da meditação. Por ser seu berço materno, a Índia passou a usar as mandalas nos espaços religiosos, como no hinduísmo e budismo.

No Tibete

No Tibete, há uma expressão "Khyil-Khor" para se referir às mandalas. O significado dessa expressão é "Centro do Universo, no qual reside o Ser Divino e Iluminado". É dito ainda, que as mandalas são uma manifestação da psique humana, sendo muito usadas na concentração e estimulação da criatividade. É como o símbolo do ser humano e do universo.

Os tibetanos dizem que as mandalas são as representações das diversas dimensões da consciência espiritual e do estado de iluminação. Inclusive, são ensinadas desde cedo nas escolas e adquiridas por muitas famílias.

Em outros lugares da Ásia

Depois de seu surgimento, não demorou muito para que as mandalas e seus significados se espalhassem por vários outros lugares da Ásia. Com o seu significado único de espiritualidade, muitas crenças e religiões possuem as mandalas como símbolos sagrados e poderosos.

Várias culturas, filosofias e religiões possuem as mandalas como um símbolo poderoso para as crenças e como parte do universo quando entra em contato com o ser humano. Seus significados mudam pouco de uma religião para outra, mas o simbolismo principal é a harmonia e a cura.

Significado da mandala para diferentes culturas

apanhador de sonhos

Por mais que a mandala tenha nascido na Índia, não é apenas em um único lugar, crença, cultura, filosofia e região que é possível encontrá-la. A mandala é um dos símbolos mais populares do mundo e complementa a crença de várias religiões e povos ao redor do globo.

Seu significado básico de cura e espiritualidade permanece em todas as culturas, mas cada uma possui sua peculiaridade em como fazê-las e usá-las, além de acrescentarem certas crenças e singularidades. Saiba mais a seguir.

A mandala no budismo

No budismo, as mandalas são como um diagrama que simboliza uma mansão sagrada, como um palácio de uma divindade. Normalmente, costumam ser pintadas e feitas em madeira, metais ou, até mesmo, construídas com areia colorida sobre algum tipo de plataforma.

Sempre que as mandalas são feitas com areia, logo após a sua finalização, essa areia é jogada em um rio para que todas as bênçãos e intenções da criação se espalhem. Além disso, são muito usadas na meditação.

A mandala no hinduísmo

Quando falamos das mandalas no hinduísmo, é importante ter em mente que para essa religião, elas são utilizadas como uma representação da vida, juntamente com os propósitos do universo. Para os hindus, as mandalas são símbolos muito sérios de integração e harmonia em tudo o que é feito na vida. Também costumam ser usadas em cerimônias de cura e nas práticas de meditações.

A mandala no yoga

Para a Yoga, as mandalas são usadas para auxiliar as práticas, tendo como foco a concentração. Para os praticantes de yoga, esse símbolo ajuda a manter o foco no momento presente, removendo pensamentos indesejáveis e permitindo que a mente funcione com mais liberdade e relaxamento. É como se toda a criação da mandala fosse justamente para centrar o corpo e a mente.

A mandala para os nativos americanos

Para os nativos americanos, as mandalas possuem o poder de proteger e afastar os pesadelos e os espíritos malignos, em sua cultura elas também conhecidas como filtro dos sonhos.

De acordo com uma antiga lenda indígena, uma mãe não conseguia fazer seu filho dormir de forma alguma. Após procurar a ajuda da curandeira da tribo que recomendou que a mãe pendurasse um círculo com um labirinto dentro, a criança conseguiu dormir tranquilamente.

A mandala no cristianismo

A mandala no cristianismo não é usada para a cura, porém, está muito presente na religião principalmente nas rosetas das catedrais góticas e nos vitrais. Para os cristãos, a mandala simboliza a ideia de perfeição que os seres humanos querem alcançar neste mundo material. Além de espantar todo e qualquer espírito maligno das igrejas.

A mandala na psicologia

A psicologia também utiliza as mandalas em alguns de seus tratamentos como uma forma de explicar a psique humana. Tudo começou com o estudioso suíço Carl Jung, que fazia uma analogia entre a composição da mandala e os três níveis de consciência do ser humano.

É dito que o ponto central da mandala é identificado como a essência do nosso ser, que é justamente o ponto em que tudo converge ou irradia. Já as primeiras figuras da mandala seriam todo o inconsciente pessoal e as bordas afastadas o inconsciente coletivo.

A mandala na educação

As mandalas também são usadas por professores de arte, história e até matemática, pois elas ajudam a ensinar alguns tópicos na educação como, por exemplo, as formas geométricas, conjuntos, cores, diferenças de tamanhos, história da arte, história das religiões e até percepções visuais.

Quando os alunos desenham as mandalas, é possível exercer toda a autonomia e individualidade da criança. Além disso, muitos professores usam a mandala para turmas que são muito agitadas e dispersas, pelo seu poder de acalmar, relaxar e trazer foco nas pessoas.

Tipos de mandala

mandala

É possível encontrar vários tipos de mandalas, em diferentes culturas e que são usadas para uma infinidade de propósitos. Elas podem ser pintadas em papel, tecido, plataformas de metal, desenhadas no solo e assim por diante.

Não existe apenas um tipo de mandala, mesmo que seu significado principal seja sempre o mesmo, é possível acrescentar outras formas, objetos e particularidades para que cada mandala intensifique um significado.

Mandala roda com oito raios

A mandala também é a representação da natureza. Quando é uma mandala de roda com oito raios, o seu significado amplia para a natureza circular de uma roda que funciona como uma representação artística de um universo que é dito e visto como perfeito. Os oito raios representam o Caminho Óctuplo do Budismo e é como um resumo das práticas que levam a libertação, transmutação e renascimento.

Mandala sino

Os sinos, que são muito utilizados na meditação, também podem ser utilizados nas mandalas e a sua representação intensifica o significado delas. Eles representam a abertura e o esvaziamento da mente, para que seja possível a entrada da sabedoria, clareza e relaxamento mental, ou seja, só intensifica a mandala quando usada para meditações.

Mandala triângulo

As mandalas circulares podem ser as mais conhecidas, mas não são as únicas que podem ser usadas e criadas. Existem também as mandalas em formato de triângulo que, quando voltadas para cima, representam a ação e a energia e quando são voltadas para baixo, representam a criatividade e a busca do conhecimento e da sabedoria.

Mandala flor de lótus

A Flor de Lótus é um símbolo do budismo que também é visto como sagrado. A simetria dessa flor representa o equilíbrio. Sendo assim, quando uma flor de lótus sobe para a luz, é como um despertar e iluminação espiritual. O que ocorre com o ser humano que busca a libertação. As mandalas de lótus são a representação de um equilíbrio perfeito e a iluminação alcançada.

Mandala sol

Não é incomum encontrar mandalas com a base sendo o sol. Esse elemento representa o universo e muitas vezes está ligado aos significados relacionados à vida e à energia. As mandalas sol tendem a representar a vida que pulsa no ser humano e a energia necessária para continuar.

Tipos de material da mandala

mandala

As mandalas podem ser desenhadas e criadas em qualquer superfície. Cada uma possui sua particularidade na hora de criar, porém, não há uma regra para que uma mandala seja feita, ou seja, o local de criação de uma mandala é feita de acordo com o criador e sua intuição.

Os significados começam a aparecer quando as mandalas são feitas em um cunho religioso. Dessa forma, cada superfície tem o seu significado e é feita por algum motivo ou ritual em específico de acordo com a vontade e razão.

Areia

Quando as mandalas são feitas com areia é dito que é por uma tradição dos monges tibetanos. Normalmente, elas demoram semanas para ficarem prontas e são construídas com areia colorida e fazem parte do aprendizado desses monges que memorizam o que será produzido e executado no chão.

As mandalas na areia costumam ser construídas quando ocorrem cerimônias de iniciação. É comum que no centro delas seja representada a essência do ser humano e a iluminação. Assim que os desenhos ficam prontos, eles são desmanchados e a areia utilizada para a sua produção é jogada em água corrente, pois o ritual tem como objetivo mostrar a brevidade da vida em todos os aspectos, além do desapego.

Madeira

As mandalas podem ser produzidas em alguma plataforma de madeira, que também é uma tradição budista. A crença diz que quando produzidas assim, elas passam a representar a morada de alguma divindade sagrada e por isso, são utilizadas para presentear pessoas queridas.

Enquanto a produção da mandala está acontecendo, são feitos rituais com tradições que demonstram boa vontade, assim, é dito que é por esse motivo que são bons presentes, principalmente para aqueles que são muito amados.

Papel

Quando as mandalas são feitas no papel, são usadas inúmeras cores, pois representam os chakras do corpo humano e, assim, essas cores ajudam no realinhamento dos chakras, causando uma melhora energética no local. Além disso, é um processo de relaxamento mental desenvolver as mandalas dessa forma.

É possível não apenas desenhá-las no papel, como também ter o hábito de colori-las. O efeito de desenhar uma mandala ou simplesmente pintá-la, é o mesmo. Trazendo muito relaxamento para quem faz qualquer uma das duas.

Porém, é importante observar qual é a cor mais utilizada pela pessoa na hora da pintura, pois deve ser feita uma pintura intuitiva para que assim, seja possível entender e compreender melhor o que a intuição da pessoa está dizendo para ela de acordo com o significado das cores.

Significado das cores na mandala

mandala e lapis de colorir

As mandalas estão fortemente ligadas à criatividade, pois permitem que as cores e formas sejam usadas de forma totalmente livres. Além disso, cada cor significa algo específico. Nenhuma cor é utilizada apenas à toa, pelo contrário, é dito que cada uma representa aspectos inconstantes da pessoa.

De acordo com estudos, as cores usadas nas mandalas podem ter grandes influências na energia do ambiente em que ela estará e que é possível mudar a percepção e as emoções dos indivíduos que frequentam o local. Descubra mais sobre as cores, a seguir.

Rosa

A cor rosa serve para proteger o trabalho, além de favorecer o amor e os relacionamentos pessoais. É possível que quando a cor rosa está na mandala, o ambiente fique mais romântico, leve e suave. Sem tantos atritos e desavenças.

Sendo assim, essa cor é indicada para pessoas que acabam de se casar, por exemplo, e querem suavizar o ambiente e as diferenças. Ou, até mesmo, para pessoas que possuem um trabalho de alto risco e precisam de proteção, é positivo andar com uma mandala na carteira, um colar, ou algo do gênero.

Laranja

A cor laranja é responsável por melhorar o ânimo, além de representar a coragem e o recomeço. É dito que essa cor também traz prazer, glória e é símbolo da vaidade, progresso e energia. O segundo chakra é representado pela cor laranja também.

As pessoas que estão passando por algum momento difícil e desanimador podem se beneficiar de mandalas com cores laranjas. Assim como pessoas que precisam tomar decisões sérias ou encerrar ciclos e lhes falta certa coragem.

Vermelho

O vermelho representa a coragem e a energia. Afasta também todos os sentimentos depressivos, tristes e que mantêm a pessoa mais para baixo. Além disso, também representa a paixão, sensualidade, força, poder e agressividade. É a cor que representa o primeiro Chakra.

Mesmo sendo uma cor muito benéfica, principalmente para aqueles que sofrem com depressão, possuem muita preguiça e falta de energia, é importante ter em mente que qualquer cor em excesso pode não ser tão interessante.

Com o vermelho isso não é diferente. É necessário tomar cuidado, pois o vermelho em seu exagero pode causar muitas atitudes e comunicações agressivas, além de aumentar o egocentrismo e a raiva.

Preto

A cor preta, ao contrário do que muitos pensam, é uma ótima cor em seu significado, pois ela representa o autoconhecimento e tem o poder de deixar o ambiente mais formal. Além disso, é a cor da profundidade, mistérios, autoridade, dignidade e segurança.

Por mais que haja certo preconceito com a cor preta e crenças erradas, é uma ótima cor para pessoas que procuram ter mais intensidade em seus relacionamentos ou segurança em determinado ambiente da casa ou até fora da mesma.

Essa cor é uma ótima aliada para aqueles que não conseguem dizer o que sentem e que acabam reprimindo os sentimentos, pois o preto ajuda no autoconhecimento, favorecendo aqueles que necessitam buscar a sua voz interior.

Violeta

A cor violeta é a representação da espiritualidade e da reflexão. É possível deixar o ambiente mais limpo e sem influências negativas quando essa cor está presente. Além disso, representa a meditação, criatividade e diz respeito ao sexto chakra.

Portanto, é uma ótima cor para aqueles que estão no caminho espiritual e precisam de lugares mais calmos e serenos. A cor violeta é ótima para momentos de autoconhecimento e aprendizado interno. Tê-la em uma mandala que esteja em um local que a pessoa usa para seus estudos, meditações e conexões com o eu interior, é maravilhoso e extremamente benéfico.

Azul

O azul remete à fidelidade, traz calma e equilíbrio interior também. É uma ótima cor para aqueles que sofrem com insônia. Além disso, essa é a cor da tranquilidade, seriedade, respeito e comunicação. E o azul é ainda, a cor referente ao quinto chakra.

Com isso, ter uma mandala com a cor azul e deixar no quarto é perfeito para momentos de relaxamento e para o sono. Assim como deixá-la em um ambiente em que haja muita comunicação e conversa, para que tudo flua com mais tranquilidade e sem comunicações agressivas.

Dourado

A cor dourada é usada quando a pessoa quer a energia solar para iluminar tudo em seu caminho e ao seu redor, além de atrair dinheiro, sucesso profissional e boa sorte. O dourado é muito usado como forma de conquistar aquilo que alguém almeja.

Para as pessoas que necessitam de certo impulso para sair da zona de conforto e realizar tudo aquilo que deseja, essa cor é ótima. Da mesma forma que é incrível para aqueles que necessitam de mais colheitas em seu caminho, porém, é importante ter em mente que a cor sozinha não faz absolutamente nada, então, tudo isso deve partir da pessoa e não apenas da mandala.

Marrom

O marrom trabalha para despertar a caridade e a humildade. É possível que essa cor transmita uma sensação de calma, conforto físico e qualidade nos ambientes em que está. Além disso, representa a cor do elemento Terra e de raízes profundas, do material e do espiritual, dos sentimentos e intenções puras.

Essa cor não é muito utilizada, mas para as pessoas que possuem muitas dores no corpo, estresse por causa de trabalho ou coisas mundanas, é ótima. Principalmente para aqueles que são muito impulsivos e agem sem pensar, essa cor traz certo aterramento.

Amarelo

A cor amarela serve para estimular a concentração. Ela representa o intelecto e a razão, além de ser o sinônimo de alegria, vontade e novidade. Muitas vezes, quando as pessoas estão felizes ou buscam ambientes mais felizes, é o amarelo que é utilizado. Essa cor é do terceiro chakra.

Sendo assim, o amarelo é um ótimo aliado para aqueles que estão estudando para provas concorridas ou precisam passar em algo e necessitam de foco. Inclusive, é uma cor que pode trazer prazer nesse processo de estudos.

Prata

A cor prata é um símbolo da energia lunar e traz justamente a ligação com o mundo espiritual e o inconsciente. É uma cor muito emotiva, que pode mexer internamente com os sentimentos das pessoas e com a melancolia caso seja usada com muita frequência.

É uma cor recomendada para aqueles que procuram se alinhar e equilibrar com as emoções do feminino, do materno e os sentimentos mais profundos. Ótima cor para trabalhar a transformação e transmutação das emoções, já que o prata traz tudo à tona, a pessoa que a utiliza pode olhar com mais clareza o que sente e trabalhar em cima disso.

Branco

O branco é um símbolo da paz, harmonia, bondade, delicadeza e timidez. A pureza, inocência e ingenuidade podem ser representadas por essa cor também. Inclusive, a cor branca é chamada de "cor da luz" por refletir todas as cores do espectro. É a cor de sétimo chakra.

É uma ótima cor para se usar em mandalas que estão em ambientes mais carregados de emoções, e no qual passam muitas pessoas diferentes. Ótima também para ser usada por famílias que estão passando por momentos difíceis ou, até mesmo o oposto, famílias que acabaram de ter um filho, para que o ambiente fique coberto de benções e equilibrado.

Verde

A cor verde representa a esperança, crescimento pessoal e a cura. Ela ajuda a acalmar os ambientes e trazer fechamentos de ciclo além de representar a juventude do mundo e a imortalidade. O verde é ainda, a cor do quarto chakra.

Mandalas dessa cor são incríveis em ambientes da área da saúde ou casas que possuem pessoas que estão passando por dificuldades em relação ao bem-estar. Também são ótimas aliadas para pessoas que fazem tratamentos intensos de doenças difíceis.

Benefícios da mandala

criatividade

Desenhar e colorir mandalas pode promover uma série de benefícios, pois elas são projetadas, literalmente, para liberar as preocupações da mente humana e trazer todo o pensamento para o momento presente.

Além disso, as suas formas e desenhos são ótimos para trazer uma sensação de equilíbrio e contentamento. As mandalas são um meio de comunicação entre o mundo externo e interno, por isso traz inúmeros benefícios mentais para quem as produz ou pinta. Veja mais detalhes sobre os benefícios, abaixo.

Concentração

A mandala é um instrumento de meditação, por isso, é comum que muitas vezes elas tragam a atenção da pessoa totalmente para elas. O campo mental é muito exercitado quando se está observando, criando e colorindo uma mandala. O foco é totalmente trazido para as suas formas com a intenção de promover mais consciência.

Sendo assim, para pessoas que possuem dificuldade em se concentrar nas coisas ou que perdem o foco várias vezes ao realizar uma única tarefa, é benéfico pintar, desenhar ou ter mandalas nos ambientes.

Criatividade

As mandalas são produzidas livremente, mesmo que com as suas formas geométricas, é possível desenhá-las através da intuição. Por isso, elas estão ligadas diretamente com a criatividade, pois permitem que seja possível usar cores, formas e jeitos totalmente em volta da liberdade de expressão de cada ser.

Para aqueles que trabalham com criação e possuem muitas travas criativas ao decorrer do dia, pode ser uma ótima ideia se aventurar nas mandalas ou tê-las por perto. Assim como pessoas que não conseguem exercitar a sua criatividade ou expressar as ideias que possuem.

Relaxamento

As mandalas, juntamente com suas formas e cores, acalmam o sistema nervoso e trazem energias positivas que podem equilibrar o corpo humano. Sendo assim, elas trazem a sensação de relaxamento e libertação de todo o estresse acumulado.

Para os ansiosos e pessoas que sofrem de insônia, a mandala é uma excelente saída. Não apenas para tê-las nos locais, como no quarto, trabalho ou pela casa, mas também para pintá-las ou até mesmo desenhá-las.

Conexão

As mandalas são facilitadoras da conexão com o eu profundo, promovendo o autoconhecimento. Elas são instrumentos maravilhosos para a reflexão sobre o lugar no mundo de cada ser humano e como a intuição está sendo usada. Já que promovem harmonia, transformam aspectos negativos em positivos trazendo equilíbrio.

As pessoas que estão buscando a conexão interior pode encontrar nas mandalas uma bela resposta. Para aqueles que adentraram no caminho do autoconhecimento e necessitam de um ambiente mais calmo e que traga mais ligação consigo mesmo, as mandalas podem ajudar e trazer benefícios incríveis.

Como a mandala pode ajudar as pessoas?

mandala

A mandala é uma ferramenta de tratamento muito boa para qualquer tipo de problema. A consciência e presença do ser humano pode ser identificada e criada a partir dela já que um dos seus maiores benefícios e significados é a cura.

Todo o estresse e problema com concentração pode ser tratado com as mandalas, seja criando uma do zero ou pintando. O relaxamento pode ser proporcionado por elas também, além de uma profunda conexão com a sua mais pura essência.

Os seus significados se intensificam de acordo com as cores e necessidade de cada um. Não há contraindicação para o uso de mandalas, pelo contrário, elas servem para todos, são ótimas e benéficas para quaisquer pessoas que as tenha, seja em um ambiente, para pinturas ou até mesmo quando desenhadas do zero.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


terapias cultura

Artigos relacionados


Deusa Freya: origem, história, características, símbolos e mais!

Deusa Freya: origem, história, características, símbolos e mais!

Conheça a Deusa nórdica Freya, a mais bela, poderosa e temida entre todas. Rainha das Valquírias, ela comanda tanto a guerra, quanto as almas, a magia e o amor.


Para que serve a terapia quântica? Benefícios, theta healing e mais!

Para que serve a terapia quântica? Benefícios, theta healing e mais!

Saiba tudo sobre as indicações e benefícios da terapia quântica! Aprenda nesse artigo o que é aromoterapia, cromoterapia e muito mais!


Pau Santo: como usar, benefícios, composição, história e mais!

Pau Santo: como usar, benefícios, composição, história e mais!

Saiba tudo sobre a madeira conhecida como Pau Santo e seus benefícios, como purificador energético, afrodisíaco, anti-estresse e muito mais!


Tipos de meditação: Conheça os principais e mais dicas de como fazer!

Tipos de meditação: Conheça os principais e mais dicas de como fazer!

Existem diversos tipos de meditação que trazem calma, concentração, autoconhecimento e mais. Leia o artigo completo e descubra a técnica ideal para você!


Sincronicidade: significado, características, sinais e mais!

Sincronicidade: significado, características, sinais e mais!

As sincronicidades são sinais do universos que apontam uma confirmação ou mudança de planos. Leia o artigo completo para entender melhor esse conceito!


Últimos posts


Simpatia com foto no travesseiro: para que serve, como fazer e mais!

Simpatia com foto no travesseiro: para que serve, como fazer e mais!

Você sabe para que serve a simpatia com foto no travesseiro? Com apenas dois objetos pode fazer muitas simpatias poderosas. Descubra tudo lendo esse artigo!


Oração da Virgem Maria: Ave-Maria, Maria Passa na Frente e outras!

Oração da Virgem Maria: Ave-Maria, Maria Passa na Frente e outras!

Virgem Maria, a mãe de Deus, tem um papel importantíssimo para a igreja católica. Leia o artigo e confira orações direcionadas à divindade e receba sua ajuda!


Mexerica: benefícios, vitaminas, como consumir e mais sobre a fruta!

Mexerica: benefícios, vitaminas, como consumir e mais sobre a fruta!

A mexerica é a segunda fruta cítrica mais cultivada no mundo, perdendo apenas para a laranja. Leia o artigo e descubra todos os seus benefícios para a saúde!


Oração para o trabalho dar certo: orações, salmos, simpatias e mais!

Oração para o trabalho dar certo: orações, salmos, simpatias e mais!

As orações para o trabalho dar certo ajudam a nos proteger e acabar com problemas no ambiente laboral. Confira preces, salmos e simpatias no artigo.


Constelação de Áries: origem, mitologia, estrelas, como localizar e mais!

Constelação de Áries: origem, mitologia, estrelas, como localizar e mais!

Provavelmente você já viu a constelação de Áries no céu, mas será que conhece seu significado mitológico e astrológico? Leia o artigo e confira!