Saiba tudo sobre a técnica de massagem Shiatsu!
O Shiatsu é um método de massagem terapêutico surgido no Japão no final do século XIX. Criado a partir de diferentes estilos e técnicas, ele foi se modificando desde o seu surgimento devido à influência de outras culturas, que passaram a adotar a prática.
Assim, atualmente é possível encontrar várias versões distintas do Shiatsu ao redor do mundo. Entretanto, a sua característica básica se mantém em todas. Logo, o método pode ser definido como uma massagem feita a partir de pressões dos dedos em todo o corpo.
Atualmente, a sua prática é feita por profissionais especializados, mas também existem algumas possibilidades caseiras. Para saber mais a respeito do Shiatsu, continue a leitura do artigo.
Entendendo o Shiatsu
Em linhas gerais, os objetivos do Shiatsu são a manutenção do equilíbrio entre corpo e mente. Para tal, o profissional responsável aplica uma massagem feita através da pressão com os dedos em pontos específicos do corpo.
Vale ressaltar que o seu uso é direcionado para o aumento de energia do paciente. Além disso, o Shiatsu é capaz de elevar os níveis de consciência, bem como de ajudar no funcionamento dos órgãos e estimular o sistema imunológico.
A seguir, serão discutidos mais detalhes a respeito do Shiatsu, assim como a sua história no Brasil e as finalidades da técnica. Continue a leitura do artigo para saber mais a respeito da técnica.
■O que é?
O Shiatsu é uma técnica terapêutica de massagem voltada para o aumento energético e de consciência. Devido a esses fatores, ajuda nas funções corporais dos pacientes, atuando principalmente no sentido de fortalecer o sistema imunológico e prevenir contra potenciais doenças. Portanto, o Shiatsu é considerado um método preventivo e não curativo.
Atualmente, os seus princípios se estruturam em torno da tríade da medicina chinesa, composta por corpo, espírito e mente. Todos esses aspectos são trabalhados com o objetivo de manter tais funções em harmonia e viabilizar maior qualidade de vida para os pacientes.
■História do Shiatsu no Brasil
É possível afirmar que o Shiatsu chegou ao Brasil através dos ciclos de imigração japonesa e foi ensinado nas colônias de acordo com as tradições familiares dos imigrantes. Dessa maneira, até os anos de 1960, a técnica era praticada somente por Nikkeis (descendentes de japoneses) no Brasil.
Além disso, até o período em questão, o Shiatsu estava ligado somente às comunidades budistas e aos dojôs de artes marciais. Entretanto, durante a década de 1980, o seu processo de ensino passou por uma formalização e a prática obteve reconhecimento oficial, sendo expandida para outros ambientes e aumentando a sua popularidade.
■Pra que serve e como funciona?
Nas culturas orientais, a energia vital de uma pessoa é chamada de “ki” e está presente em todos os seres vivos. Dessa forma, flui pelo corpo e forma canais de energia, conhecidos como meridianos. O fluxo livre da energia é crucial para a saúde física, metal e emocional de uma pessoa, mas existem algumas perturbações que originam doenças.
Assim, o Shiatsu atua no sentido de aplicar pressões sobre esses pontos de interrupção do fluxo com o objetivo de liberá-lo. A pressão estimula a autorregulação e fortalece o corpo, garantindo equilíbrio e melhorando as suas funções de uma forma geral.
■Princípios
Os princípios de equilíbrio do Shiatsu se estruturam de acordo com a medicina tradicional chinesa. Dessa maneira, os indivíduos são pensados em forma de uma tríade que se estrutura em torno da mente, do corpo e do espírito. Assim, o Shiatsu acredita que a compreensão desses aspectos é fundamental.
Portanto, todos eles são trabalhados durante as massagens. O objetivo é mantê-los em equilíbrio para que todos estejam saudáveis, garantindo assim uma melhoria na qualidade de vida do paciente que adere à técnica com regularidade.
■Shiatsu x acupressão
As diferenças entre o Shiatsu e a acupressão geram algumas dúvidas, visto que ambas parte da aplicação de pressões com os dedos para ativar determinadas áreas do corpo do paciente.
Em linhas gerais, a acupressão pode ser descrita como uma versão da acupuntura praticada com os dedos, mas também pode fazer uso de outros instrumentos para aplicar pressão no corpo.
Além de promover o relaxamento, a técnica tem como objetivo o tratamento de doenças e a redução de sintomas, algo que não acontece no Shiatsu, que tem caráter preventivo.
■Comprovações científicas
De acordo com o fisioterapeuta Carlos Matsuoka, os benefícios do Shiatsu podem ser compreendidos em três categorias distintas: emocionais, químicos e físicos. Eles estão interligados e trazem uma série de vantagens para o corpo humano.
Segundo o profissional, a pressão aplicada com os dedos faz com que a musculatura do corpo humano se solte de forma íntegra, o que ativa a circulação sanguínea e torna o corpo mais vascularizado. Assim, o Shiatsu é capaz de proporcionar aumento na imunidade e diminuição de uma série de dores físicas.
Benefícios do Shiatsu
O Shiatsu é capaz de trazer uma série de benefícios para o corpo humano. Devido à pressão aplicada em pontos estratégicos, o fluxo sanguíneo se torna mais ativo e, portanto, a circulação passa por uma melhora expressiva. Além disso, a técnica contribui para o aumento da imunidade.
É válido destacar que a prática atua como um meio de prevenir algumas doenças, bem como auxiliar no alívio de algumas dores. A título de ilustração, é possível citar as dores musculares em geral, a fibromialgia e a hérnia de disco.
A seguir, os benefícios do Shiatsu serão discutidos em maiores detalhes. Portanto, para saber mais a respeito de como a técnica de massagem atua no organismo humano, continue a leitura do artigo.
■Promoção do bem-estar
Devido ao seu formato de tríade, o Shiatsu é uma técnica que promove o bem-estar por pensar aspectos que vão além da saúde física do paciente. Assim, ao ativar as energias presentes no “ki” de cada um, ele garante a revitalização e maior vigor aos pacientes. Portanto, é um auxílio poderoso no tratamento de problemas emocionais e psicológicos.
Além disso, o Shiatsu ajuda a equilibrar o funcionamento dos órgãos, algo que fortalece o funcionamento do corpo como um todo e abre a possibilidade de aumento da resistência física nos pacientes.
■Melhora na circulação sanguínea
Graças à pressão aplicada nos pontos de Shiatsu, conhecidos como meridianos, a circulação sanguínea melhora significativamente. Portanto, a técnica também traz benefícios químicos que se interligam aos físicos e emocionais.
É possível afirmar que a melhoria na circulação sanguínea é ativada a partir da massagem visto que os pacientes soltam toda a musculatura do corpo durante o Shiatsu, algo que é possibilitado pela sensação de relaxamento. Assim, a circulação é ativada e o corpo se torna mais vascularizado.
■Redução de ansiedade e estresse
O Shiatsu trabalha alguns pontos do corpo nos quais a energia pode ficar estagnada, causando bloqueios para que ela flua normalmente. Mas, uma vez que esses pontos são devidamente trabalhados, a energia volta a circular livremente pelos meridianos do corpo.
Isso promove a redução dos níveis de ansiedade e estresse, condições bastante presentes na vida das pessoas atualmente. Um dos motivos para que isso aconteça é o fato de que o Shiatsu age diretamente no sistema nervoso. Portanto, a técnica é benéfica para quem busca momentos de relaxamento.
■Controle de desequilíbrios emocionais
O controle de doenças mentais e desequilíbrios emocionais também pode ser realizado através do Shiatsu. A massagem já se provou um auxiliar interessante para doenças como a depressão e também no caso de algumas neuroses.
Vale ressaltar que os benefícios são percebidos logo nos primeiros tratamentos, que promovem a restauração energética do paciente.
Vale destacar, entretanto, que o Shiatsu não substitui os tratamentos convencionais para doenças mentais. Ele pode atuar como um bom aliado e ajudar nos casos em que a medicação, por exemplo, demora um pouco mais para ser ajustada.
■Diminuição de dores na cabeça e no corpo
As dores de cabeça e no corpo também são sintomas da modernidade. Devido ao formato de trabalho atual, onde muitas pessoas passam o dia sentadas em escritórios olhando para monitores, essas dores se tornam parte de uma realidade muito tangível.
Além disso, o cenário de home office gerado pela pandemia fez com que muitas pessoas precisassem trabalhar em espaços que não foram pensados para isso.
Logo, o Shiatsu ajuda a combater as dores geradas por posturas inadequadas ou pelo tempo de exposição às telas devido à sua capacidade de relaxar a musculatura e melhorar a circulação sanguínea.
■Aumento de imunidade
O aumento da imunidade está diretamente ligado às melhorias do sistema sanguíneo, comprovando que no Shiatsu tudo funciona de maneira coletiva e reforçando a ideia de que o corpo humano é uma unidade. Além disso, esse aumento também é gerado a partir da melhoria do funcionamento dos órgãos, algo que é promovido pela técnica.
Tudo isso acontece uma vez que a energia do “ki” passa a circular livremente pelo corpo dos pacientes, fazendo com que o organismo como um todo seja fortalecido.
■Prevenção de problemas digestivos
Os sistemas do corpo humano, como o digestório, o respiratório e o circulatório, devem funcionar de forma integrada para que o corpo esteja saudável. Esse princípio é levado em consideração pelo Shiatsu, que melhora o funcionamento dos órgãos como um todo. Assim, a melhoria nos problemas digestivos está associada com o sistema circulatório.
Isso acontece porque a digestão depende da circulação sanguínea para ser bem feita. Então, proporcionando maior vascularização ao corpo humano, o Shiatsu assegura que os problemas digestivos terão menos ocorrências nos seus pacientes.
■Melhora na respiração
Muitas pessoas usam o Shiatsu como forma de melhorar a concentração e, assim, ter mais sucesso nos estudos. Isso é possibilitado porque durante a massagem, o paciente precisa aprender a focar a sua atenção nos pontos que estão sendo estimulados e consequentemente passarão por um relaxamento.
Durante esse processo, o paciente precisa respirar de forma correta, algo que vai beneficiar a sua rotina como um todo porque ele aprenderá as técnicas usadas pelo Shiatsu para esses fins e poderá aplicá-las na sua vida posteriormente.
■Melhora na postura
Como o Shiatsu combate o estresse, tanto do ponto de vista físico quanto psicológico, ele pode ser considerado algo que ajuda na melhoria de postura. A sensação de relaxamento promovida pela técnica provoca melhoria nas dores nessa região e, portanto, facilita para que as pessoas adotem uma postura correta.
Além disso, vale ressaltar que existem meridianos específicos para a recolocação de vértebras e articulações, o que faz com que o Shiatsu atue de forma ainda mais direta na questão da postura. Mas, para esses propósitos, é necessário procurar um terapeuta especializado.
Pontos do Shiatsu
Os pontos do Shiatsu são chamados de meridianos e podem ser descritos como os canais de circulação da energia “ki”. Assim, eles são responsáveis pela manutenção do equilíbrio e quando um meridiano recebe menos atenção do que deveria, os problemas de saúde surgem.
Portanto, o objetivo da massagem é regularizar todos esses pontos, garantindo que eles estejam em equilíbrio e recebam o mesmo fluxo de energia. É possível afirmar que o corpo humano é composto por centenas de pequenos pontos energéticos que podem ser trabalhados durante o Shiatsu.
Para saber mais sobre os meridianos, quantos são e a quais órgãos eles estão associados, continue a leitura do artigo.
■Meridiano dos pulmões
O meridiano dos pulmões possui 11 pontos diferentes espalhados pelo corpo humano e é simbolizado pela letra P. Vale citar que esse meridiano é conhecido pelo nome de Yin.
Além disso, é possível afirmar ainda que os seus pontos são bilaterais e o meridiano se inicia no tórax. Então, ele segue para região subclavicular, percorre a extensão do braço e do antebraço e termina no polegar.
■Meridiano do intestino grosso
Simbolizado pelas letras IG, o meridiano do intestino grosso é distribuído em 20 pontos diferentes do corpo humano. Conhecido como meridiano Yang, ele tem início na ponta do dedo indicador.
Então, percorre toda a extensão da mão, do antebraço, do braço, do ombro e do pescoço até chegar à face, onde termina bem na ponta do nariz.
■Meridiano do estômago
O estômago está entre os órgãos que contam com mais pontos de Shiatsu no corpo humano. De encontro a isso, é possível citar que ele totaliza 45 pontos e tem como símbolo a letra E.
Esse também é um meridiano Yang que começa na cabeça e atravessa todo o rosto. Posteriormente, segue para o pescoço, para o tórax e pelo abdome. Então, é introduzido nos membros inferiores e termina ao chegar na extremidade do segundo dedo dos pés.
■Meridiano dos rins
Ao todo, o meridiano dos rins possui 27 pontos de energia espalhados por todo o corpo humano. Além disso, ele é simbolizado pela letra R. Trata-se de um meridiano Yin que começa na planta dos pés e sobe pela parte frontal deles, chegando à perna e posteriormente à coxa. Então, percorre a extensão do abdome e do tórax, terminando sob a clavícula.
■Meridiano do baço-pâncreas
O meridiano do baço-pâncreas conta com 21 pontos e tem como símbolo as letras BP. É um meridiano Yin e tem início ainda no dedão do pé. Então, ele segue pela parte interna do pé até chegar na parte interna da perna e, posteriormente, da coxa. Tem continuidade na parte frontal do abdome e na lateral do tórax, de forma que termina somente no 7º espaço intercostal.
■Meridiano do coração
Simbolizado pela letra C, o meridiano do coração possui um número modesto de pontos de energia no Shiatsu, o total de 9. Trata-se de um meridiano Yin que nasce no oco axilar. Então, passa pela parte interna do braço e prossegue até o antebraço. Ao final, cruza o pulso pela sua parte interior e termina somente na extremidade do dedo mindinho.
■Meridiano do intestino delgado
O intestino delgado conta com 19 pontos de energia espalhados pelo corpo e tem como símbolo as letras ID. É um meridiano Yang e começa na extremidade do dedo mindinho. Então, tem continuidade no braço, no antebraço e atravessa o ombro e a espádua fazendo um zig zag. Posteriormente, entra no pescoço até chegar ao rosto, terminando na orelha.
■Meridiano da bexiga
A bexiga é o órgão que possui mais pontos de energia no Shiatsu, superando com folga o estômago e a vesícula biliar, respectivamente, o segundo e terceiro da lista. Ao todo, a bexiga conta com 67 pontos energéticos e é simbolizada pela letra B.
É um meridiano Yang e o mais extenso do corpo humano, começando no ângulo interno do olho. Posteriormente, segue pela fronte e cruza o crânio para fora da linha meridiana, pela parte traseira.
Então, desce pela nuca e se estende até o cóccix, onde desaparece. Em seguida, reaparece na parte alta da escápula e segue paralelamente à linha traçada anteriormente até entrar no membro inferior e chegar à panturrilha. O seu fim é a extremidade do 5º dedo do pé.
■Meridiano pericárdio (Circulação e Sexualidade)
O meridiano do pericárdio, também chamado de meridiano de Circulação e da Sexualidade, conta com apenas 9 pontos de Shiatsu dispostos ao longo do corpo humano e é simbolizado pelas letras CS. É um meridiano Yin e começa no tórax, por fora do mamilo. Então, se introduz nos membros superiores e percorre a sua parte interna, terminando na extremidade do dedo médio.
■Meridiano triplo-aquecedor
O meridiano do triplo-aquecedor possui 23 pontos de energia e o seu símbolo são as letras TA. É possível destacar que se trata de um meridiano Yang nascido na extremidade do dedo anular. Posteriormente, ele sobe pelo dorso da mão até o antebraço e a parte externa do braço, ganhando o ombro e a nunca. Então, contorna a orelha e termina no final da sobrancelha.
■Meridiano do fígado
Ao todo, o fígado conta com 14 pontos de energia espalhados pelo corpo humano e a sua representação é a letra F. É um meridiano Yin que nasce da extremidade do halux. Então, ele segue por toda a sua parte interna e continua na extensão da parte interna da coxa. Posteriormente, ganha espaço no abdome até terminar no 6º espaço intercostal.
■Meridiano da vesícula biliar
A vesícula biliar é o segundo meridiano com mais pontos no corpo humano, totalizando 44 e perdendo apenas para a bexiga. Trata-se de um meridiano Yang que nasce no ângulo externo dos olhos e percorre o crânio.
Durante a sua trajetória, ele descreve uma série e curvas bastante complexas até chegar ao ombro, continuando pela lateral do tórax até os membros inferiores, que são percorridos pela sua parte externa até que o meridiano termina no 4º dedo do pé.
Outras informações sobre o Shiatsu
Apesar de ser uma prática que está presente no Brasil há mais de 60 anos, o Shiatsu ainda é relativamente desconhecido. Enquanto outras técnicas orientais acabaram se difundindo bastante, como a acupuntura, ele ficou em segundo plano no território nacional.
Dessa maneira, ainda existem muitas dúvidas cercando a prática e esta seção do artigo tem como objetivo esclarecer algumas, de forma que os interessados no Shiatsu possam adquirir o conhecimento necessário para se tornar pacientes o quanto antes e aproveitar os benefícios.
Assim, serão abordados aspectos como para quem o Shiatsu é indicado e em quais casos a técnica deve ser evitada. Para saber mais sobre isso, continue a leitura do artigo.
■Para quem é indicado o Shiatsu?
O Shiatsu pode ser praticado por qualquer pessoa. Não existem restrições de idade, seja para iniciar ou mesmo para interromper os tratamentos dessa natureza. Assim, até mesmo bebês podem se beneficiar com a técnica. Além disso, quando se fala sobre os idosos, o Shiatsu tende a funcionar como um poderoso atenuante para as suas dores nas articulações.
O recomendado é que o tratamento seja feito com regularidade, visto que assim os benefícios não serão sentidos somente de maneira pontual, mas sim se tornarão presenças constantes na vida dos pacientes, que conquistarão mais equilíbrio para a sua saúde.
■Pode ser aplicado em animais também?
Atualmente, as terapias alternativas têm ganhado espaço entre os proprietários de animais de estimação, especialmente aliadas aos tratamentos veterinários para casos nos quais uma intervenção cirúrgica, por exemplo, não traria os benefícios esperados – ou já foi realizada e não surtiu o efeito esperado.
Assim, o Shiatsu pode ser usado em animais de estimação, desde que acompanhados por um profissional capacitado. E a técnica é indicada para casos de agressividade e ansiedade, mas também pode ser usada para aliviar dores musculares e para amenizar problemas respiratórios. O mais comum é que seja aplicado em cachorros.
■Contraindicações
O Shiatsu não é indicado para quem sofre com doenças infecciosas, contagiosas ou quando existe uma suspeita de fratura. Além disso, outras contraindicações da prática estão ligadas às pessoas que possuem carência de ferro e problemas dermatológicos graves.
Também vale ressaltar que o Shiatsu não é recomendável para pessoas com câncer, osteoporose, hérnias e trombose. Apesar de as condições não serem impeditivos para a prática, os pacientes devem comunicar ao terapeuta antes que a sessão comece, visto que a depender de alguns agravantes, o Shiatsu pode apresentar um risco para a saúde. Então, o profissional poderia indicar outras técnicas mais adequadas a essas condições.
■Como se preparar para uma sessão?
Existem alguns cuidados que devem ser tomados antes de receber uma massagem de Shiatsu. Eles estão ligados à alimentação e à forma de se vestir, de modo que podem melhorar a experiência consideravelmente e potencializar os efeitos da massagem no organismo.
Assim, procure ingerir muita água antes de se encaminhar para uma sessão de Shiatsu. Além disso, evite o consumo de bebidas alcoólicas e priorize líquidos que podem ter um efeito calmante e terapêutico, como os chás. Nesse sentido, procure evitar bebidas estimulantes, como o café e faça refeições mais leves.
Procure se vestir com uma roupa que seja fácil de tirar. É recomendável levar trajes de banho ou comparecer à sessão já vestido com eles.
■Frequência e execução
O Shiatsu é uma prática relaxante e que traz uma série de benefícios para o corpo humano como um todo. Dessa maneira, ele deve ser feito com regularidade pelos pacientes para que os seus benefícios não atuem de forma pontual, ajudando somente no problema que fez com que eles procurassem pela técnica.
É válido mencionar que embora os benefícios comecem a ser percebidos logo depois da primeira sessão, o mais indicado é que se faça uma sequência de quatro ou seis, caso exista um motivo para a procura pelo Shiatsu.
Entretanto, como é um tratamento permanente, o paciente pode voltar a procurar pelo terapeuta sempre que sentir a necessidade de reequilibrar os seus pontos de energia.
■Preço e onde fazer uma sessão
Atualmente, o Shiatsu está disponível em vários espaços de grandes centros urbanos. Assim, existem várias clínicas voltadas pra as terapias orientais ou mesmo espaços de dedicados à estética que oferecem essa opção de massagem.
Geralmente as sessões são cobradas por hora. Assim, vale ressaltar que atualmente o preço médio de uma hora de Shiatsu em um grande centro urbano custa em média 215 reais no Buddah Spa, considerado um dos maiores spas urbanos de todo o Brasil. Mas vale ressaltar que esses preços variam de acordo com a região da cidade e também com o espaço escolhido.
O Shiatsu é uma técnica que visa o equilíbrio entre corpo e mente!
Através da pressão aplicada com as pontas dos dedos em pontos específicos do corpo humano, o Shiatsu consegue equilibrar mente e corpo. Portanto, a técnica traz inúmeros benefícios para a saúde e pode auxiliar tanto em questões de ordem emocional quanto na saúde física em si.
É possível afirmar que o Shiatsu surgiu no Japão, mas sofreu influências de várias culturas diferentes ao redor do mundo, que passaram a incorporar a técnica de massagem após ter contato com ela, como é o caso do Brasil, que conheceu o Shiatsu através da imigração japonesa.
Vale ressaltar que essa técnica atua no sentido de aumentar a energia do paciente, bem como os seus níveis de consciência sobre si mesmo, o que melhora o funcionamento dos órgãos e estimula também a maior imunidade. Logo, o Shiatsu atua na prevenção de doenças.