Significado geral da Casa 7 no Mapa Astral
A Casa 7 é conhecida pelo nome de Casa das Parcerias. Assim, ela fala sobre os relacionamentos mais profundos de uma pessoa e dos acordos que ela firma ao longo da vida. Portanto, define a forma como alguém lida com os seus compromissos.
É considerada a terceira casa angular do Mapa Astral e a primeira acima do horizonte no momento do nascimento de uma pessoa. Dessa forma, em muitas ocasiões é possível ver o Sol ou o planeta regente do ascendente posicionado na Casa 7 de pessoas famosas.
Ao longo do artigo as características desta casa serão abordadas em detalhes. Continue a leitura para saber mais.
Casa 7 e suas influências
A Casa 7 tem influência direta nas parcerias que uma pessoa firma durante a vida. Ela fala a respeito dos relacionamentos e dos contatos que um determinado nativo decide manter. Isso inclui os aspectos românticos, como o casamento.
Portanto, a casa está diretamente ligada às questões diplomáticas e às inimizades que alguém acumula na sua trajetória, de forma que se trata de uma espécie de espelho do “eu”, mas refletido nas demais pessoas.
Nesta seção serão discutidas mais características das influências da Casa 7 na vida dos nativos. Então, para saber mais a respeito disso, continue a leitura do artigo.
■A Casa 7
A Casa 7 fala sobre as experiências de vida ligadas aos relacionamentos, quer se fala a respeito de parcerias firmadas no trabalho ou no amor. Portanto, ela expressa a maneira como cada nativo auxilia aqueles que estão à sua volta e, a depender do planeta e signo posicionado na casa, ela revela sobre a cooperação dos nativos.
Além disso, a Casa 7 dá dicas sobre a maneira como cada um conduz os seus relacionamentos mais próximos e tem ligação direta com questões do Ego, tratadas pela Casa 1.
■O Descendente
É possível afirmar que a Casa 7 é onde se localiza o signo descendente de uma determinada pessoa. Isso significa que este signo estava se pondo no horizonte no seu momento de nascimento. Portanto, na mesma medida em que essa casa se opõe a Casa 1, ela se conecta com ela.
As duas falam sobre a experiência humana. Entretanto, na Casa 1 isso acontece de uma forma mais voltada para o Ego. Embora essas questões não estejam ausentes da Casa 7, ela aborda essas experiências a partir do que se faz para terceiros.
■A Casa do “não-self”
Devido à sua ligação com a ideia de parceiras, a Casa 7 também pode ser descrita como a casa do “não-self”. Embora ela fala sobre as experiências de uma pessoa, elas estão sempre vinculadas aos demais e associadas à maneira como cada nativo vive os seus relacionamentos.
Então, é uma casa que fala a respeito do que cada um está disposto a fazer pelas pessoas que estão à sua volta e depende do Mapa Astral completo para a determinação dos níveis de cooperação coletiva das pessoas.
■Casa do casamento e o significado para Astrologia
O casamento não deixa de ser uma parceria. Afinal, trata-se de um acordo firmado entre duas pessoas que decidem construir uma vida juntas baseadas no afeto que sentem uma pela outra. Portanto, essa experiência também é abordada pela Casa 7.
De acordo com a astrologia, os nativos preenchem as suas próprias questões a partir dos laços que constroem durante a vida. Assim, o outro é percebido como uma parte que faltava e a união seria o meio de completar o nativo, tornando-o uma pessoa inteira através dos relacionamentos.
■O parceiro ideal e as condições do relacionamento
É interessante destacar que a Casa 7 faça diretamente sobre as características que cada um busca em seus parceiros e sobre as condições ideais para que o relacionamento aconteça de maneira saudável.
Como a astrologia entende as parcerias como forma de completar os nativos, a Casa 7 fala sobre uniões que resistem às dificuldades e persistem, se mostrando duráveis e estáveis. Porém características mais individualizadas dos parceiros dependem de uma leitura completa do Mapa Astral, visto que estão sujeitas ao planeta e ao signo presentes na casa.
■Impacto das associações com Libra e Vênus
Vênus é o regente de Libra e a presença dos dois na Casa 7 é extremamente positiva. Como ela fala a respeito de relacionamentos, a sociabilidade trazida tanto pelo planeta quanto pelo signo beneficia os vínculos de negócios, de amizade e em todas as outras áreas da vida.
Portanto, essa associação indica fluidez e beleza para os relacionamentos. Isso se torna ainda mais forte quando se fala sobre o amor e pode ser potencializado por Vênus em bom aspecto com Saturno no Mapa Astral, tornando o nativo encantador.
Casas Astrológicas, agrupamentos e classificações no Mapa Astral
Durante o nascimento de cada indivíduo, o céu se encontra dividido em 12 partes, chamadas pela astrologia de casas astrológicas. Assim, cada uma dessas divisões fala a respeito de uma área específica da vida e é influenciada por um dos signos do zodíaco.
Existem vários tipos de cada agrupados no Mapa Astral e elas podem ser classificadas de acordo com os elementos e as características do signo associado. Por exemplo, a primeira casa é ligada a Áries e ao fogo, fazendo com que ela fale sobre a maneira como cada um se expressa. A seguir, esses aspectos serão discutidos em maiores detalhes. Continue a leitura para saber mais.
■Significado das Casas Astrológicas
As casas astrológicas estão ligadas às divisões do céu no momento do nascimento, totalizando 12. Assim, elas se vinculam a cada signo do zodíaco e servem para expressar o comportamento dos nativos nas mais variadas áreas da vida.
Além disso, as casas também se conectam aos elementos desses signos, de modo que eles influenciam nas mensagens trazidas por cada uma delas e nas divisões do mapa, que são feitas por quadrantes e agrupadas ao redor dos elementos fogo, ar, terra e água, que atribuem características e modificam os meios de expressão.
■Hemisférios e Quadrantes
Os quadrantes são as divisões presentes no Mapa Astral. Como o nome sugere, são quatro e eles são determinados pela posição de cada casa. Assim, as casas 7, 8 e 9 formam um quadrante. Enquanto isso, as casas 1, 2 e 3 formam outro e assim sucessivamente.
No que se refere aos hemisférios, eles também podem ser identificados a partir do Mapa Astral, mas ele deve ser observado de maneira inversa para tal. Assim, o norte estaria na metade inferior e o sul na metade superior. Também são considerados leste e oeste nessas questões.
■Terceiro Quadrante: Casas de 7 a 9
No terceiro quadrante do Mapa Astral estão as casas que vão de 7 a 9, ou seja, estão entre o signo descendente e o meio do céu de um nativo. Quando uma pessoa possui grande parte dos planetas nesse quadrante, isso significa que ela tende a ser dependente e muito pública.
Assim, gosta de fazer parcerias e têm sucesso devido às conexões que estabelece na vida. É alguém com habilidade de transitar por grupos sociais diversificados e se dá bem trabalhando em equipe porque acredita na ideia de partilha.
■Casas Angulares, Sucedentes e Cadentes
Na astrologia, existem três tipos de casa: as angulares, as sucedentes e as cadentes. Elas servem para representar diversas facetas distintas do indivíduo, seja na sua vida privada ou na frente da sociedade.
A título de ilustração, as casas sucedentes mantêm a energia criada pelas casas angulares de forma estável. Logo, os planetas que se fazem presentes nas casas 2, 5, 8 e 11 têm um pouco menos de energia, mas ainda influenciam. Em geral, quem tem muitos planetas nessas casas tende à teimosia e pode ser inflexível.
■As Casas angulares 1, 4, 7 e 10
As casas 1, 4, 7 e 10 são consideradas angulares. Assim, elas representam a face pública dos nativos. Por exemplo, a Casa 1 é a expressão da personalidade e a Casa 4 fala a respeito da maneira como uma determinada pessoa se mostra para a sua família.
No que se refere à Casa 7, se mostra válido destacar que ela avalia os relacionamentos de uma forma geral. Por fim, a Casa 10 é considerada o espaço no qual um nativo mostra a maneira como conduz a sua carreira. Todas essas casas têm energias muito fortes.
■Os elementos das Casas
As casas seguem os mesmos elementos que os signos do zodíaco: fogo, ar, terra e água. Assim, elas são agrupadas em torno desses elementos de três em três. Nesse sentido, as casas de fogo são 1, 5 e 9 e determinam a maneira como alguém se expressa.
Existem outros aspectos a respeito das casas que estão condicionados aos elementos associados. Entretanto, vale destacar que o fato de uma casa pertencer ao fogo não impede que um nativo possua um signo de terra posicionado nesse espaço do seu Mapa Astral.
■As Casas de Ar: 3, 7 e 11
O ar é um elemento voltado para a intelectualidade, para a comunicação e para a sociabilidade. Assim, as casas representadas por ele trazem características similares. Por exemplo, a casa 3 fala a respeito dos pensamentos, da capacidade de aprender e destaca como o nativo se comunica com os demais.
A mesma lógica se aplica às casas 7, que abordam as parcerias firmadas ao longo da vida de uma pessoa e à casa 11, que fala a respeito dos relacionamentos de amizade e do posicionamento político dos nativos na esfera pública.
Os Signos na Casa 7
Todos os signos podem aparecer na Casa 7 do Mapa Astral a depender das configurações do céu no momento de nascimento. Portanto, cada um deles exerce uma influência diferente nos nativos a depender dos demais posicionamentos.
Logo, a presença de um determinado signo na Casa 7 pode alterar significativamente a maneira como as pessoas firmam as suas parceiras e o quanto elas estão dispostas a se dedicar aos demais ao longo da sua vida.
Assim, esses aspectos serão detalhados na próxima seção do artigo, que vai explicar como cada signo influencia a casa. Continue a leitura para saber mais sobre isso.
■ Áries
A presença de Áries na Casa 7 revela a busca por autoridade. Além disso, a coragem e a determinação dos arianos intervém na forma como os nativos com esse posicionamento se relacionam com os demais.
Outra característica interessante a respeito de Áries na Casa 7 é a forma como o signo expressa os seus ideais, sempre muito convicto e, por vezes, em tom de ordem. Dessa forma, a tendência é que os nativos atraiam pessoas de personalidade forte para firmar parcerias porque é preciso ter pique para acompanhá-los diariamente.
■Touro
Touro é um signo que busca constantemente por estabilidade e quando se posiciona na Casa 7, transfere isso para os relacionamentos. Age de forma controladora e bastante ciumenta nos seus vínculos afetivos, mas tende a ser excelente para se trabalhar ao lado.
Em geral, Touro na Casa 7 indica uma pessoa que precisa se sentir confortável ao lado dos seus parceiros para conseguir evoluir e ter bons momentos, independente da área da vida que se fale. Quando tem isso, o nativo tende aos vínculos duradouros e focados no longo prazo.
■Gêmeos
Os nativos de Gêmeos odeiam mesmice. Uma das suas características mais marcantes da sua personalidade é a busca por mudanças constantes. Portanto, muitos tendem a acreditar que os seus múltiplos interesses não tornam os geminianos parceiros interessantes para o longo prazo.
Mas, a presença do signo na Casa 7 indica que Gêmeos é um signo que tem muito a contribuir para a intelectualidade de quem se associa com ele. Além disso, conta com uma capacidade de comunicação bastante acentuada, o que faz com que seja possível conversar sobre tudo com o geminiano.
■Câncer
Quando Câncer está posicionado na Casa 7, o nativo tende a adotar uma postura mais fria para conseguir atrair pessoas que vão se preocupar com cuidar dele. Nos seus relacionamentos amorosos, gostam de receber afeto, mas podem sentir dificuldade para retribuir porque sentem que precisam se proteger.
Mas, se você está em busca de alguém capaz de se comprometer em longo prazo, os nativos com Câncer na Casa 7 são ideais para isso por herdar do signo a postura prática e a capacidade de assumir responsabilidades.
■Leão
Leão se atrai por pessoas que estão em evidência no ambiente. Então, quando posicionado na Casa 7, o signo vai procurar firmar parcerias exatamente com aqueles que conseguem se destacar. Os seus laços mais estreitos são com quem possui carisma e brilho próprio.
Dessa forma, existe a possibilidade de o leonino acabar atraindo algumas pessoas autoritárias. Mas, não existe a menor possibilidade que Leão deixe alguém dominá-lo e, portanto, ele continuará tomando à frente nas suas parcerias. Esse signo possui a liderança como característica marcante e não abre mão disso.
■Virgem
Os nativos de Virgem buscam pela praticidade nos seus relacionamentos. O posicionamento do signo na Casa 7 faz com que as suas parcerias sejam construídas com base no que pode servir para ajudar no seu cotidiano. Logo, viver em um universo de sonhos não é algo que o virginiano costuma fazer.
Acreditam na ideia de parceria e esperam viver relacionamentos que tenham a igualdade como característica central. Mas, por gostarem de agradar, podem acabar idealizando aqueles que estão à sua volta e cobrando que eles correspondam às suas expectativas.
■Libra
O signo de Libra está sempre em busca de equilíbrio e quando posicionado na Casa 7, transfere essa característica para as suas parcerias. Além disso, a troca de gentilezas é muito importante para esses nativos independente do tipo de vínculos e eles não gostam de conflitos.
Os seus principais parceiros são pessoas que possuem uma vida social ativa ou que atuam na esfera pública. Têm a tendência a atrair pessoas indecisas e se preocupam demais em agradar a todos, de forma que podem assumir uma postura passiva.
■Escorpião
Escorpião é um signo que se atrai pelo poder. Portanto, os seus laços mais duradouros são com pessoas poderosas, fortes e que têm características parecidas com esse signo. No amor, quando Escorpião está na Casa 7, o nativo tende a atrair pessoas ciumentas e a viver relacionamentos transformadores.
Essa característica de mudança se aplica às outras parcerias firmadas pelos escorpianos. Gostam de sair da sua zona de conforto e são capazes de enxergar o mundo por várias perspectivas devido aos seus traços empáticos. Os seus laços mais duradouros são pautados na sensibilidade.
■Sagitário
Extrovertidos, alegres e aventureiros, os nativos de Sagitário buscam parceiras que possuam essas características. Gostam de ser estimulados intelectualmente e tendem a se associar com aqueles que podem trazer novos valores para a sua vida, sejam eles éticos ou intelectuais.
Além disso, como gostam da sua liberdade, aqueles que possuem Sagitário na Casa 7 procuram por parcerias que sejam mais livres e que permitam que eles mantenham os seus traços nômades. Quando se fala em amizade, essa é a sua prioridade ao longo da vida e fazem de tudo para ser bons amigos.
■Capricórnio
A segurança é algo que o nativo de Capricórnio prioriza em todas as esferas, do amor à carreira. Logo, eles só estabelecem laços quando sentem que podem confiar em quem está ao seu lado. Para quem possui Capricórnio na Casa 7 a estabilidade financeira sempre será um ponto importante.
Os nativos com esse posicionamento também podem ser descritos como pessoas que valorizam a fidelidade e o cuidado. Mas, é possível que acabem sendo exigentes demais com os seus parceiros porque esperam receber o mesmo em troca.
■Aquário
Aquário na Casa 7 é um posicionamento que dá muito valor para a liberdade. Portanto, quem se associa com este nativo precisa compreender que o seu espaço deve ser respeitado sempre. Além disso, para um aquariano é impossível firmar qualquer vínculo com alguém que ele não considera intelectualmente estimulante.
Quem tem Aquário na Casa 7 sempre vai procurar conhecer os seus parceiros profundamente antes de se vincular a eles. Dão muito valor para os laços de amizade e priorizam o contato com pessoas que têm características similares às suas.
■Peixes
Os nativos de Peixes dão importância ao romantismo, ao afeto e à compreensão. Logo, os seus parceiros, independente da área da vida, também têm essas características como prioridade. Quem possui Peixes na Casa 7 acaba atraindo pessoas que precisam de atenção constante e que cobram afeto com regularidade.
Assim, podem acabar assumindo as responsabilidades dos seus parceiros em várias áreas da vida e têm uma tendência natural a se sacrificar demais para ver aqueles que ama felizes. Percebem os relacionamentos como portas para novos mundos e gostam de se envolver.
Os Planetas na Casa 7
Quando se fala sobre a astrologia e o Mapa Astral, os planetas posicionados na Casa 7 são responsáveis pela representação das características psicológicas dos nativos. Entretanto, o posicionamento fala sobre partes da personalidade das quais as pessoas ainda não conseguiram se apropriar.
Então, é possível afirmar que os planetas na Casa 7 servem para definir uma busca que é inconsciente e para determinar o tipo de parceiro que cada pessoa vai atrair. Eles também são capazes de definir as projeções feitas pelos nativos e as suas dificuldades para reconhecer os seus desejos. Para saber mais a respeito disso, continue a leitura do artigo.
■Lua
A Lua é um astro que favorece a intuição e aguça a percepção dos desejos das outras pessoas. Quando ela está presente na Casa 7, fala sobre alguém que depende dos seus relacionamentos para se sentir validado. Assim, esse posicionamento indica nativos que somente conseguem se sentir completos e felizes quando têm um amor.
Porém, tendem a ser extremamente seletivos com as pessoas e, portanto, geralmente permanecem sozinhos. Dessa forma, quando conseguem se relacionar precisam ter cuidado com as suas projeções sobre os outros para não fazer exigências emocionais descabidas e desproporcionais.
■Mercúrio
O posicionamento de Mercúrio na Casa 7 revela uma pessoa que valoriza a intelectualidade. Os seus relacionamentos nascem a partir desse tipo de troca e os seus parceiros precisam ter algum tipo de conexão mental com estes nativos, que somente embarcam em vínculos nos quais se sentem estimulados.
Quando fala sobre interesses românticos, Mercúrio na Casa 7 indica uma pessoa que se interessa por pares mais jovens. Também aponta para a possibilidade de mais de um casamento no futuro do nativo e favorece questões analíticas.
■Vênus
Vênus na Casa 7 indica uma pessoa que não vai passar por muitos entraves nas suas parcerias. Esse nativo tem a tendência a conseguir o que quer na esfera dos relacionamentos. Entretanto, isso não significa que o posicionamento indica alguém que se dobra às vontades alheias, mas sim aponta para uma capacidade de mediar interesses.
Assim, Vênus na Casa 7 revela pessoas que buscam harmonia nas suas parceiras e valorizam a beleza nos seus relacionamentos afetivos. Outra característica que chama a atenção desses nativos é a sociabilidade.
■Sol
A identidade de quem tem o Sol na Casa 7 emerge a partir desse posicionamento, destacando o seu brilho especialmente no amor. Entretanto, os problemas podem surgir devido à dependência que o Sol tende a criar no nativo. A partir disso, ele sentirá dificuldade para enxergar quem está ao seu lado.
Além disso, existe a possibilidade de que o Sol na Casa 7 ajude as pessoas a criarem expectativas de que os seus parceiros são pessoas com características similares às do seu pai, criando a projeção de que eles são figuras centrais na vida.
■Marte
Quando posicionando na Casa 7, Marte pode assumir diversas formas diferentes. Do lado mais positivo, os nativos são motivados pela interação com várias pessoas diferentes, independente da área da vida que se fale. Porém, trata-se de algo bastante incomum.
O mais comum com esse planeta na Casa 7 é uma pessoa que vive diversos conflitos. Portanto, as discussões são algo constante na vida do nativo, que nunca pensa antes de entrar em brigas. Mas, como tudo acontece no calor do momento, eles tendem a se resolver rapidamente.
■Júpiter
A presença de Júpiter na Casa 7 sugere que o nativo acredita merecer o que existe de melhor no mundo porque ele sempre dá o que tem de melhor para o mundo. Mas, quando os seus aspectos negativos assumem o primeiro plano, quem conta com esse posicionamento passa a ter certeza de que todos são melhores do que ele.
Do lado positivo, Júpiter beneficia as pessoas que se relacionam com quem tem esse posicionamento e abre as portas para novas oportunidades de laços verdadeiros e recíprocos para os nativos.
■Saturno
Saturno na Casa 7 indica pessoas que têm a tendência a se casar mais tarde. São distanciamentos emocionalmente e muito rígidos, de forma que busca parcerias bem estruturadas, pautadas na estabilidade e na maturidade. Assim, só assumem grandes responsabilidades quando sentem que conseguem.
Uma vez que se comprometem com alguma coisa, os nativos com esse posicionamento tendem a permanecer por muito tempo nas relações. Mesmo quando percebem que algo não funciona, tentam remediar porque não querem desistir. Então, toda a frieza e distanciamento será esquecida por quem tem Saturno na Casa 7.
■Urano
As pessoas que possuem Urano na Casa 7 tendem a fazer dos seus parceiros no amor os seus melhores amigos. Quando isso se manifesta de forma saudável, é positivo para as duas partes. Mas, se o oposto acontece, a presença de Urano transforma o nativo em uma pessoa controladora e possessiva.
Em todos os seus relacionamentos, aqueles que têm Urano na Casa 7 seguem regras próprias e não se importam com as convenções sociais. São pessoas livres, de natureza excêntrica e original. Devido a isso, se atraem por quem tem características semelhantes.
■Netuno
Netuno na Casa 7 é um posicionamento muito difícil. Portanto, os nativos que contam com ele têm a tendência a se envolver em uma sucessão de relacionamentos fracassados, especialmente quando se fala sobre o amor. Dessa maneira, sentem que não sabem escolher os seus parceiros.
A grande dificuldade de se relacionar expressa por Netuno na Casa 7 é perceber as pessoas pelo que elas são. Os nativos criam uma imagem idealizada que encobre a realidade e, portanto, se decepcionam quando descobrem que ela não corresponde à rotina.
■Plutão
A presença de Plutão na Casa 7 exige cuidado. É preciso que o nativo esteja atento para não projetar o seu lado negativo nas outras pessoas, como os seus medos e os seus complexos. Além disso, o posicionamento também exige atenção no sentido de que os nativos podem acabar atraindo pessoas manipuladoras.
Assim, é preciso ter discernimento na hora de firmar parcerias ao longo da vida. É necessário procurar pessoas que possam exercer um papel transformador e que permitam que você faça o mesmo por elas.
■Terra
A presença da Terra na Casa 7 indica pessoas que gostam de se sentir parte de relacionamentos de várias naturezas. Além disso, são inclinadas à harmonia e acreditam que a calma é a saída para grande parte das situações. Portanto, têm fé na união que pode surgir a partir de boas escolhas de parceiros.
Assim, as pessoas com esse posicionamento buscam não somente se conectar com os demais, mas encontrar verdadeiros parceiros de alma. Quando encontra, está disposta a tudo para ajudar e se doa por completo.
■Nodo Norte
A presença do Nodo Norte na Casa 7 indica uma pessoa que sente dificuldades para conseguir estabelecer vínculos com os demais. Esse tipo de coisa não acontece com naturalidade e é bastante demorado. Assim, os nativos tendem a permanecer na sua zona de conforto, que é focar em si mesmos.
Portanto, é possível que as pessoas presentes na sua vida o considerem alguém egoísta, o que cria uma série de obstáculos para que parcerias possam ser estabelecidas em diversas áreas da vida. No amor, quem tem o Nodo Norte na Casa 7 tende a enfrentar dificuldades extras.
■Nodo Sul
O Nodo Sul na Casa 7 aponta para um nativo que está sempre procurando formas de agradar aos demais. Entretanto, os seus esforços não deveriam ser investidos somente nisso visto que existem duas pessoas envolvidas na construção de uma parceira, independente da sua natureza.
Além disso, os nativos com esse posicionamento têm grande dificuldade para acreditar em si mesmos, mas precisam aprender a fazer isso. Ter ousadia e investir nos próprios projetos é uma forma de sair da zona de conforto e fazer com que os demais percebam esse nativo de outra maneira.
Por que a Casa 7 é também chamada de “Casa da Consciência dos outros”?
A Casa 7 fala a respeito da forma como uma determinada pessoa vive as suas parcerias ao longo da vida e da maneira como ela experimenta o mundo através dos outros. Portanto, é chamada de Casa da Consciência por fazer com que os nativos olhem ao redor e descubram que existe um mundo que vai além das suas vontades.
Isso acontece porque estabelecer relacionamentos é sempre complexo porque envolve lidar com as expectativas alheias. Então, é uma parte importante de se perceber no mundo e de compreender melhor os próprios desejos e expectativas, especialmente quando se chocam contra as vontades dos outros.