Quais os significados da pedra Granada?
Uma das pedras mais abundantes que existem no planeta, a Granada, é considerada desde tempos imemoriais como um talismã de proteção, pois acredita-se que ela prevê a aproximação do perigo. É uma pedra muito indicada para momentos de crise ou para situações que parecem sem solução, pois dá coragem e resiliência.
Ela que aterra as energias e mantém a pessoa no presente, suavizando a depressão e a ansiedade. A Granada equilibra, purifica e revitaliza a energia, assim como harmoniza e elimina as energias negativas dos chakras. Ela dissipa padrões de comportamento nocivos, assim como auxilia a abandonar as crenças limitantes.
A Granada é uma pedra muito poderosa, que pode ajudar na autoconfiança, no equilíbrio total do ser e até na saúde, pois auxilia na absorção de vitaminas e no tratamento de doenças relacionadas ao sangue. Nesse artigo, veremos mais sobre essa pedra, suas características, seus benefícios e como usá-la. Confira!
Características da Granada
Os benefícios da Granada estão intimamente ligados à sua composição química e origem, que a carregam de energias únicas. Seu brilho vermelho escuro energiza imediatamente os ambientes e as pessoas, trabalhando suas energias em profundidade.
A Granada é uma das pedras mais abundantes do planeta e várias são suas variações, uma vez que cada um dos minerais que a compõem garante propriedades únicas, além das comuns, a todas as pedras de sua espécie. A seguir, veremos as suas características e seus benefícios, assim como suas relações com os signos, os planetas e as profissões. Acompanhe!
■Origem e composição
A Granada é proveniente da Tchecoslováquia, África do Sul, Austrália, Sri Lanka, Brasil, Madagascar, Suécia e alguns outros países. Em suas diversas variações, são incorporados os elementos alumínio, cálcio, cromo, ferro 2+, ferro 3+, magnésio, manganês e titânio.
Seu nome é originário da palavra em latim “Granatus”, que significa grão ou semente, devido à semelhança da pedra com as sementes de romã. Já seu nome em inglês, Garnet, é derivado da palavra Gernet, que significa “vermelho escuro”.
■Cores, dureza e composição química
De sistema cristalino isométrico (cúbico), rombododecaedro e icositetraedro, a Granada é uma pedra translúcida, podendo apresentar opacidade, de brilho entre o vítreo e o resinoso, conforme a presença ou a ausência de inclusões. A Granada pode apresentar as cores: vermelho, amarelo, marrom, preto, verde, ou incolor.
A dureza de Mohs da Granada encontra-se entre 6,5 e 7,5 e sua densidade está entre 3,1 e 4,3. As variedades são:
- Andradita - Ca3Fe2(SiO4)3 - Ferro Silicato de cálcio;
- Grossulária - Ca3Al2(SiO4)3 - Cálcio alumínio silicato;
- Espessartita - Mn3Al2(SiO4)3 - Silicato de alumínio e manganês;
- Almandina - Fe3Al2(SiO4)3 - Ferro silicato de alumínio;
- Piropo - Mg3Al2(SiO4)3 - Silicato de magnésio e alumínio;
- Uvarovita - Ca3Cr2(SiO4)3 - Silicato de cálcio crómio.
■Benefícios
A Granada ameniza os desequilíbrios emocionais e auxilia na harmonia da energia sexual. É uma pedra que pode proporcionar serenidade ou entusiasmo, entendendo o que é necessário para o momento. A energia da Granada nos coloca de volta ao corpo e ao presente, restaurando a ordem do corpo espiritual.
É uma pedra que inibe a manipulação e o resíduo de energias externas, nos colocando à frente das próprias decisões e caminhos. Por conta disso, é uma pedra muito indicada para momentos de crise, nos quais é importante manter os pés no chão e sabedoria nas atitudes. A Granada inspira coragem e esperança nas circunstâncias mais adversas.
Aguça a percepção de nós mesmos e dos outros, permitindo a visão justa e assertiva das situações. Dissipa padrões de comportamento arraigados e crenças limitantes, auxiliando a abandonar aquilo que já não tem mais serventia. Além disso, ela ajuda a combater a timidez e os tabus.
■Crenças e história
Muitas são as crenças que a Granada carrega consigo, durante a história da humanidade. Diz-se que era a única luz na Arca de Noé e que mantinha a esperança acesa, na longa busca pela terra firme. Algumas outras citações dizem que Noé usava uma Granada pendurada no pescoço, para atravessar noites escuras e tempestuosas em segurança.
Na Grécia Antiga, a Granada tinha relação direta com o mito de Perséfone, que foi sequestrada por Hades, para ser sua esposa no submundo, após ter comido das sementes da romã que a ligaram para sempre a ele. Esse mito sugere a energia de amor profundo da Granada, um amor que o leva para muito distante da superficialidade e do qual não se pode desvencilhar.
Os antigos egípcios se referiam à Granada como a pedra da vida, pois acreditava-se que ela podia gerar a vida. Os colares e as joias com Granada vermelha eram sepultados junto com os cadáveres, pois eram bens valiosos para o pós-morte. A energia de proteção da Granada também era muito difundida, principalmente entre os celtas e os saxões.
Os nativos americanos usavam a Granada para curar ferimentos e agir contra venenos. De acordo com a tradição judaico-cristã, o Rei Salomão usava joias com essa pedra nas batalhas. Por conta disso, as Granadas eram muito usadas em combates e para evitar a peste.
Seus usos medicinais ao longo da história variam entre a supressão da raiva e o equilíbrio das emoções, assim como no tratamento de hemorragias e doenças inflamatórias. Além disso, era indicada para tratar casos de infertilidade e frigidez.
■Signos e chakras
A Granada é a pedra do mês de janeiro e, por conta disso, é ligada aos signos Aquário e Capricórnio. Ela é relacionada também a Leão, Áries, Sagitário e Escorpião, por sua relação com o elemento fogo e com Marte. Para os signos de fogo, a Granada neutraliza o ego e a comunicação mais leve e menos brusca.
Os signos regidos e corregidos por Marte, Áries e Escorpião são muito bem representados pela Granada, que harmoniza os aspectos desafiadores deles. Já para Aquário e Capricórnio, a Granada auxilia no equilíbrio entre a psique e as emoções, neutralizando o estresse e a cobrança excessiva e promovendo o autoconhecimento e a confiança.
A Granada vermelha é ligada ao chakra base, mas, a depender das cores e das variações, pode trabalhar outros chakras. Ao desbloquear o primeiro, ela coloca nossa energia no presente, o que estabelece foco no aqui e agora. É o chakra da força vital inesgotável, a Kundalini, que é o canal do sistema circulatório das energias sutis.
■Elementos e planetas
Ligada ao planeta Marte e consequentemente ao elemento fogo, a Granada trabalha energias de ação, determinação e desenvolvimento da força pessoal. É uma pedra protetora e trabalha com as energias relacionadas a Marte, como a sexualidade, a liderança, o sucesso e a transformação das ideias em ações.
Ao passo que a Granada acentua esses aspectos de autoconfiança e determinação, ela neutraliza o ego e a arrogância, assim como a cobrança excessiva e a agressividade. Por conta disso, é uma pedra muito indicada para quem possui Marte em aspectos desafiadores no mapa, ou desequilíbrio em assuntos comuns do planeta.
Além disso, por trabalhar com o chakra base, a Granada também é relacionada ao elemento terra, pois possui energias relacionadas à materialidade, à segurança e à estabilidade, auxiliando no ancoramento das energias e no aterramento das emoções.
■Profissões
A Granada é considerada o símbolo da Odontologia. Pode ser relacionada a profissões que envolvem o tratamento de doenças do sangue, como a Hematologia, pois purifica e reenergiza o sangue, o coração e os pulmões, além de auxiliar no tratamento de problemas na coluna e dos distúrbios celulares.
Variações de Granada
Granada é o nome dado a um grupo de pedras que são as variações na composição química e consequentemente nas cores que apresentam. Os benefícios gerais são compartilhados por todos os membros do grupo, mas cada uma possui benefícios únicos, dependendo da sua composição e origem.
A seguir, veremos os aspectos que cada um dos tipos de Granada trabalha, como suas cores, seus chakras relacionados e suas energias. Confira!
■Granada Andradita
A Andradita é pertencente ao grupo de Granadas e possui três variações - Melanita, de cor negra e rica em titânio; Demantóide, de cor verde vívida, além de ser considerada uma das pedras mais valiosas e raras; e Topazolita, de cor amarela esverdeada.
A Granada Andradita estimula a criatividade, reforça a vontade e a coragem e dissipa sentimentos de isolamento ou alienação. Ela trabalha a energia Yang, ou seja, a energia masculina de resistência, força e ação. Realinha os campos magnéticos do corpo, limpa e expande a aura.
Trabalha os chakras da base e o plexo solar, harmonizando a materialidade e a autoestima, proporcionando segurança, confiança, controle das emoções e comunicação. Ajuda na assimilação do cálcio, do manganês e do ferro. As amarelas e verdes claras têm ação benéfica sobre o fígado, a vesícula e os intestinos.
■Granada Grossulária
A Granada Grossulária possui um grande espectro de cores: verde claro a escuro, amarelo claro a escuro e a marrom avermelhado, marrom, laranja, vermelho, amarelo, verde, branco e ocasionalmente translúcido a rosa opaco. Também é raramente encontrada na forma incolor.
É uma pedra muito indicada para momentos de crise e questões delicadas, pois inspira a serenidade e a capacidade de seguir o fluxo. Favorece a fertilidade e a assimilação da vitamina A. É muito útil no tratamento e no alívio da artrite e reumatismo, além de fortalecer os rins e beneficiar as membranas mucosas e a pele.
Trabalha os chakras da base, do plexo solar e do coração, harmonizando as relações pessoais, abrindo o coração ao amor e favorecendo o aprendizado e a comunicação emocional, assim como favorece a materialidade e as ações objetivas.
■Granada Espessartina
Conhecida como a Granada do Sol, a Espessartina possui cores entre o amarelo e o vermelho. Possui uma energia muito solar de criatividade e alegria e ilumina medos internos. Fortalece o coração e traz à tona a energia de benevolência e a vontade de ajudar o próximo. Além disso, combate pesadelos e ameniza problemas sexuais.
Trabalha o chakra da base, o sacral e do plexo solar, propiciando a busca da prosperidade e segurança, assim como equilíbrio entre as emoções como raiva, ansiedade, mágoa, medo e entre outras. Além disso, harmoniza a energia sexual, o poder de realização e a criatividade.
■Granada Almandina
A Granada Almandina possui cores que variam entre laranja, laranja avermelhado, vermelho, vermelho levemente arroxeado e roxo avermelhado escuro. Ela evoca o amor profundo e a aceitação da verdade em sintonia com o eu superior. Abre a mente superior e ancora as energias espirituais.
Ela ativa o canal entre os chakras da base e da coroa, harmonizando as energias e estimulando a força pessoal. Harmoniza todos os chakras, mas, em especial, o da base, que estimula a coragem e a prosperidade.
■Granada Piropo
Piropo é uma Granada que possui as cores vermelho, castanho, verde, laranja e rosa. Algumas mudam de cor, conforme a iluminação à qual são expostas. É a pedra da vitalidade, pois promove a qualidade de vida. É uma pedra estabilizadora e alinha o corpo sutil com o físico, equilibrando espiritualidade e materialidade.
Ela harmoniza e protege os chakras da coroa e da base, ligando a materialidade do chakra base com a sabedoria do chakra da coroa. Fisicamente, o Piropo ativa a circulação e trata o sistema digestivo, diminuindo a azia. Além disso, suaviza dores de garganta.
■Granada Uvarovita
A Granada Uvarovita é a única do grupo de Granadas que possui coloração unicamente verde. Seus tons podem variar de verde, verde esmeralda e verde escuro. Ela conecta a alma à sua natureza Universal e é uma pedra calmante com energia de serenidade.
É muito indicada para momentos em que é necessário a introspecção e a solidão, mas sem nos sentirmos sozinhos. Ela promove a individualidade sem egocentrismo. Trabalha o chakra do coração, abrindo-o para o amor profundo e espiritual e para as conexões e relações verdadeiras.
Efeitos da Granada no corpo espiritual
Muitos são os benefícios da Granada em diversas camadas do nosso ser. Espiritualmente, a lista de efeitos que essa pedra gera em nosso campo sutil e corpo espiritual é imensa, beneficiando em diversos aspectos. A seguir, veremos quais são os principais tópicos que a Granada influencia. Continue a leitura e confira!
■Granada na limpeza de negatividade
Por ser uma pedra de proteção, a Granada revitaliza, purifica e equilibra as energias ambientais e pessoais de quem a carrega. Ela absorve e elimina as energias nocivas, assim como dissipa padrões negativos de comportamento e crenças limitantes.
Além disso, aguça a percepção de nós mesmos e dos outros, facilitando o entendimento de padrões arraigados de pensamentos e ideias obsoletas e as eliminando. Neutraliza as energias negativas dos chakras, favorecendo a limpeza da negatividade e a proteção das energias positivas.
■Granada na autoestima
A Granada aumenta a autoconfiança e promove o autoconhecimento, favorecendo a autoestima e a assimilação dos valores pessoais e da força vital. É a pedra da coragem e, por isso, reduz a inibição e elimina os tabus, facilitando o entendimento real de si e das pessoas ao redor.
As variações de Granada que trabalham o chakra do coração e o plexo solar são as que melhor ativam a energia da autoestima e o encontro da personalidade, assim como a abertura para o amor próprio e a aceitação.
■Granada na harmonia e equilíbrio
A pedra Granada equilibra as energias e as emoções, amenizando desequilíbrios emocionais e sexuais. Ela transmite serenidade ou entusiasmo, a depender da necessidade do ambiente ou pessoal, harmonizando até as situações mais desafiadoras e sendo muito indicada para momentos de crise ou dificuldades.
Ela restaura a ordem ideal do nosso corpo espiritual, colocando quem a usa no presente, amenizando depressão e ansiedade, possibilitando o controle total de nossa vida, quebrando manipulações e eliminando energias e influências alheias.
■Granada na inspiração
A cor vermelha e até as variações de cores da Granada carregam as energias dos desejos e dos sonhos mais profundos de nossa alma, proporcionando criatividade e inspiração para o dia a dia, na busca de nossos objetivos.
As variações que trabalham os chakras sacral e do plexo solar, como a Espessartina e a Grossulária, são as ideais para ativar a inspiração e criatividade. Estas desbloqueiam as energias de ação e promovem a manifestação do que almejamos.
■Granada para atrair ou melhorar um relacionamento
Não é à toa que a Granada é considerada a pedra do compromisso: ela promove a autoestima e a abertura do coração para o amor profundo e verdadeiro. Ela inspira amor e devoção, equilibrando os impulsos e estimulando a potência sexual.
É uma das pedras indicadas pelo Feng Shui para ativar a energia Kun, o lugar da casa que representa o amor. Colocar uma Granada no canto Kun pode ajudar a atrair um novo amor, assim como para revigorar uma relação que já existe.
Efeitos da Granada no corpo físico
Desde a Antiguidade, a Granada tem sido usada para curar males físicos e psíquicos diversos. Muitos são os benefícios que ela pode influir no corpo físico, desde o equilíbrio da libido até a absorção de nutrientes e assimilação de vitaminas. Vamos entender quais efeitos essa pedra pode proporcionar para o corpo físico a seguir!
■Granada na ajuda da libido
Por reduzir a inibição e os tabus, a Granada auxilia quem possui travas no quesito sexualidade, pois trabalha os chakras de base e sacral, auxiliando no equilíbrio das emoções. Há muito tempo, a Granada tem sido considerada uma pedra que trata questões como frigidez e fertilidade.
As mais indicadas para esse objetivo são a Uvarovita, a Hessonita e a Piropo, que possuem esse benefício mais aflorado em sua composição e origem, além de trabalharem os chakras da raiz, do coração e sacral.
■Granada na eliminação de toxinas
Por ativar o funcionamento saudável dos rins e aumentar o metabolismo, a Granada é uma ótima aliada na eliminação de toxinas do corpo. Mais especificamente a Grossulária e a Uvarovita, as Granadas podem auxiliar na desintoxicação natural, seja por meio de elixires ou usando-a regularmente próxima ao corpo.
Além disso, auxilia na circulação sanguínea e na ativação do sistema linfático, que controla o excesso de líquido no corpo, auxiliando no processo de desintoxicação.
■Granada na circulação sanguínea
Um dos benefícios mais disseminados da Granada para o corpo físico é relacionado ao sangue, pois ela facilita a circulação sanguínea e pode controlar até hemorragias e ajudar no tratamento de leucemia.
Mais especificamente a Uvarovita, a Andradita e a Piropo, podem auxiliar na formação, na purificação e na circulação sanguínea, assim como tratar distúrbios celulares e anemia.
■Granada para o coração
A Granada protege o coração e auxilia no controle da pressão arterial e na circulação sanguínea em geral. A Rodolita, especificamente, uma variação da Granada Piropo, é a mais indicada para esse objetivo, pois previne as mais diversas doenças do coração.
Além disso, as que trabalham o chakra do coração, como a Uvarovita e a Grossulária também são muito úteis para regular problemas relacionados a esse órgão. Para obter os melhores benefícios para isso, o ideal é usar a pedra em pingente próximo ao coração ou como elixir.
■Granada na absorção de nutrientes
A Granada melhora os processos de má distribuição de cálcio no organismo, auxiliando no tratamento de osteoporose, bico-de-papagaio, dentição e flacidez muscular, e também acelera a consolidação de fraturas ósseas. Além disso, alivia quadros de artrite e reumatismo.
É eficaz na absorção do ferro nos intestinos, assim como na assimilação do magnésio, do ferro e da vitamina A. Além disso, regula a produção de hormônios, trata o sistema digestório, fortalece os pulmões, trata a intolerância à lactose, reduz inflamações e baixa a febre.
Como usar a Granada?
Para obter os melhores benefícios da Granada, não existe via de regra. Pode-se colocar sobre o local a ser tratado ou sobre o chakra a ser trabalhado, assim como é possível meditar com ela nas mãos ou utilizar como joia, no dia-a-dia.
Entenderemos a seguir quais são os usos mais disseminados da Granada e como obter as melhores vibrações desse cristal. Veja!
■Como usar a Granada na meditação
Para obter o equilíbrio e abertura dos chakras, pode-se meditar com uma pedra Granada sobre o plexo solar ou chakra básico. Também é possível fazer sobre o chakra do coração ou sacral, a depender da variação de Granada que possuir e o chakra que se deseja trabalhar, de preferência em contato direto com a pele.
Pode ser segurada em uma das mãos durante a meditação, visualizando a troca de energia vital da pedra e a sua energia vital pessoal. Além disso, existem Japamalas que auxiliam na meditação e que são feitas em diversas pedras, inclusive a Granada, e que podem ser uma boa opção para quem pratica a meditação com regularidade e deseja obter os benefícios da pedra.
■Como usar a Granada como pulseira ou pingente
Quando em contato direto e prolongado com a pele, a Granada é ativada o tempo todo, transmitindo suas energias para aquele que a porta. Pode ser usada como anel, pulseira, pingente e brincos, conforme preferir, e o mais próximo possível do chakra a ser trabalhado.
É importante não utilizar por muitos dias seguidos, principalmente se a Granada possuir a coloração vermelha, pois elas são fortes e intensas. Além disso, precisa ser limpa regularmente, pois, por se tratar de uma pedra de proteção, pode acumular energias nocivas e diminuir suas energias benéficas.
■Como usar a Granada no ambiente
Quando presente no ambiente, a Granada harmoniza as relações pessoais e também a energia do local. Ela pode ser colocada em ambientes onde as pessoas se reúnem ou em locais específicos do Feng Shui, como nas áreas do Baguá Li, para sucesso e prosperidade, ou no Kun, para atrair ou melhorar o amor.
Além disso, pode estar presente em orgonites ou em forma de obelisco, como parte da decoração, já para auxiliar na proteção e equilibrar as energias.
■Como usar a Granada no trabalho
Para ativar os poderes de criatividade e inovação, manter uma Granada no espaço de trabalho é uma opção muito benéfica, principalmente se o ambiente é carregado de vibrações negativas ou pesadas. Pode ser colocada em espaços compartilhados, como na sala de reuniões ou próxima ao atendimento ao público.
Manutenção da Granada
A Granada, acima de tudo, é uma pedra de proteção que possui o poder de absorver grandes quantidades de energia nociva e que, por isso, deve-se ter um cuidado maior na purificação e na energização desse cristal.
Vamos entender como fazer essa purificação e energização, para que a pedra mantenha seus benefícios sempre em alta. Veja!
■Limpeza e energização da Granada
A limpeza e a energização de pedras seguem um mesmo padrão: a limpeza física, a limpeza energética e, então, a energização e a programação da pedra. O primeiro passo, a limpeza física, pode ser feito com um pano macio para a retirada do pó e, se preciso, água e sabão neutro.
A limpeza energética pode ser feita mergulhando a pedra em um recipiente com sal grosso e água, ou colocada acima de um pequeno monte de sal grosso ou acima de uma Selenita ou drusa e deixada por algumas horas - ou até que sua intuição mande e ache adequado.
Após a purificação do cristal, é hora da energização. A Granada pode ser colocada sob a luz do Sol ou da Lua, ou ser passada na fumaça de um incenso, sobre a luz de uma vela ou ainda deixada em contato com a terra por algumas horas. Depois disso, a programação é um ponto opcional, mas muito importante para obter do seu cristal os objetivos que deseja.
Para isso, uma meditação com o cristal ou apenas alguns minutos focando sua energia vital para ele é o suficiente para estabelecer a conexão, mentalizando os benefícios que se deseja obter dele.
■Onde encontrar o cristal Granada?
Existem muitas lojas físicas e online que vendem cristais de todos os tipos e preços. É importante saber a procedência das pedras e a qualidade dos produtos, uma vez que a venda de cristais falsos é muito disseminada na internet.
A Granada é uma pedra abundante em diversas regiões e, por isso, suas variações mais comuns não estão entre as pedras mais caras. Além disso, é necessário saber a idoneidade da loja, para que se faça uma compra segura e tenha a garantia de que está comprando uma pedra natural.
Busque por lojas que tenham certificado de compra garantida e tenham tradição ou nome estabelecido no ramo.
A pedra Granada é ideal para o ambiente de trabalho?
A Granada e suas variações são pedras solares e muito poderosas, usadas desde a Antiguidade como talismãs protetores, devido à sua grande vibração de equilíbrio e à harmonização energética. Ela carrega ares de criatividade e inovação, sendo uma ótima escolha para harmonizar ambientes profissionais carregados ou de baixa vibração.
Além disso, é uma pedra que possui diversos benefícios para a saúde geral, tanto do corpo físico quanto emocional e espiritual. A Granada é restauradora e entende quando o momento necessita de serenidade ou de entusiasmo, tratando os desequilíbrios emocionais e auxiliando na superação de momentos desafiadores. Assim, ela garante a coragem e a força.
Meu mapa astral diz que sou altamente criativa, artística e sensitiva. Claro, não só de definições astrais vivemos, posso dizer que minha alma é tão antiga quanto o Universo, e bem, não tem como mensurar o Universo em palavras.