Significado geral de Júpiter para a Astrologia
Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar, conectado aos valores de otimismo e expansão do ser. Assim, representa a consciência humana, física e espiritual, com grande potencial de ampliar a força do setor no qual se encontra. Nos signos, Júpiter expressa a possibilidade de realização e conquistas para o nativo, de acordo com seus valores e tendências individuais.
Um destaque do astro é sua força de apoiar aspectos do mapa astral. Isso significa que suas combinações com outros planetas podem ser compensadas, se negativas, e potencializadas, quando favoráveis. Júpiter indica aspectos nos quais há chances de ganhos materiais e crescimento de variadas naturezas, além de ter uma interpretação que transcende o limite das crenças humanas.
Independente do valor amplificado pelo planeta, esse é o conceito mais importante dentro da temática. Acompanhe no artigo os principais impactos de Júpiter nos mais variados aspectos do mapa e como ele potencializa padrões apresentados pelo nativo ao longo da vida!
Conceitos, significados e influências de Júpiter
O gigante Júpiter deve ser entendido de forma ampla, uma vez que suas influências se estendem a inúmeros aspectos da vida do nativo. Mais do que isso, existem entendimentos necessários, dependendo do posicionamento do astro no mapa. A seguir, confira as principais influências do planeta nos âmbitos astrológico, mitológico e outros!
■O trânsito planetário de Júpiter
Em seu trânsito planetário, Júpiter permanece de 6 meses a um ano e meio em cada um dos 12 signos. Seu ciclo individual dura em torno de 12 anos, o que o caracteriza como um planeta relativamente rápido no Sistema Solar. Sua velocidade, assim como acontece com os demais, oscila ao longo de sua volta.
Em seu ciclo em relação a si mesmo, Júpiter tem ar impessoal, devido ao tempo que leva para retornar. Como o período de 12 anos é extenso, acaba por se misturar com as diferentes fases da vida do indivíduo. Seu papel é reflexivo, levando a questionamentos existenciais e colaborativos. A renovação da fé e das expectativas do ser se destaca.
Logo, em Libra é quando Júpiter fica mais distante do Sol e apresenta velocidade reduzida. Na contramão, está Áries, signo no qual o planeta se aproxima do astro rei e fica mais veloz. As retrogradações jupiterianas duram, em média, quatro meses e são fenômenos aparentes, quando se observa o planeta da Terra.
Quando retrógrado, Júpiter dá vida ao inesperado, questionando as expectativas dos seres a todo instante. Dúvidas e tensões são comuns e tendem a ser bastante desafiadoras nesse trânsito. De todos os signos, em Sagitário é onde o planeta mais tem força para se expressar e onde se manifesta com mais eficiência.
Peixes é o segundo ponto de exaltação de Júpiter, seguido por Câncer. Por outro lado, o astro está em detrimento, quando chega a signos que contradizem sua verdade, ou seja, aqueles que são opostos aos seus domicílios - são eles Gêmeos e Virgem. Sua debilidade máxima se localiza em Capricórnio, em oposição ao seu ponto de exaltação.
Do mesmo modo que outros planetas, Júpiter apresenta seus benefícios e qualidades com mais intensidade nos signos com os quais tem mais similaridades. Ao longo de sua jornada pelo zodíaco, suas características se mostram de formas variadas, oscilando entre positividade e negatividade.
■Áreas da vida regidas por Júpiter
O gigante do Sistema Solar diz respeito a assuntos que envolvem expansão e desenvolvimento pessoal. Assim, as áreas da vida regidas por Júpiter são as de estudos e conhecimento, além da espiritual. Temáticas de cunho filosófico e religioso têm tudo a ver com o planeta, assim como atividades de celebração, festas e viagens, todos convites a algo maior.
Júpiter rege os assuntos que têm potencial de conexão e aprofundamento, sempre com apelo ético, moral e humano. Elevação espiritual, caridade e generosidade são outros aspectos regidos pelo astro, que apresenta aos humanos a necessidade de consciência e o poder inegável da recompensa.
Entre os dias da semana, Júpiter rege a quinta-feira. Já no corpo humano, o planeta trata do fígado, das coxas, da glândula pituitária e do plasma sanguíneo. Assim como os demais astros, pode apresentar problemas e incitar comportamentos negativos, tais como todo o tipo de excesso, acúmulo, arrogância, fanatismo e doenças que se espalham pelo organismo.
■Júpiter, o grande benéfico da Astrologia
Júpiter é o astro protetor de todo o zodíaco. Sua aura patriarcal invoca seu caráter de proteção a tudo e todos que toca, marca potencializada pela sua fácil integração. Além disso, o planeta é conhecido pelos astrólogos como Grande Benfeitor ou Grande Benéfico, devido a seus aspectos favoráveis entendidos nos mapas astrais dos indivíduos.
Júpiter surge como aquele que impulsiona e favorece todo o tipo de expansão e plenitude. Assim, sua conexão é com a realização e a grandiosidade, inclusive no Sistema Solar. O maior dos planetas se relaciona a tudo o que é generoso, farto e abundante. Entre seus significados pessoais e profissionais, é o astro que remete a oportunidades, boa fortuna e prosperidade.
Sua relação com o conhecimento e a filosofia faz de Júpiter uma figura que prioriza a expansão em todas as suas formas. É como se houvesse um caminho infinito a seguir, guiado por uma luz, esperando o indivíduo. O Grande Benéfico tem, ainda, força para incentivar a expressão natural e positiva dos demais planetas, na busca pelo melhor que cada um pode oferecer.
■Conceito mitológico
Na mitologia romana, Júpiter é o deus dos céus e dos trovões. Na mitologia grega, seu correspondente é Zeus, o rei do Olimpo. Por essa razão, o planeta costuma ser visto com um certo paternalismo. Na história mitológica, Júpiter descende de Saturno, um titã que tentou vencer a profecia de que seria derrotado por um de seus filhos.
Embora tenha devorado cada um deles, Júpiter conseguiu ser salvo pela mãe, Reia. Na idade adulta, ele se rebelou contra o pai. Por essa razão, o planeta invoca questões relacionadas à justiça humana e divina, às leis e aos valores morais.
Júpiter também diz respeito à aplicação de regras e aos princípios que regem a vida. Como rei de todos os deuses, representa a força para governar pautada por um espírito inegavelmente livre. Mais do que isso, é o deus que une a personalidade alto-astral à dificuldade de receber críticas, traços típicos de Júpiter na Astrologia.
■Significado e influências de Júpiter no mapa astral
Veja onde está Júpiter no seu mapa astral. O astro mostra quais as áreas da vida do indivíduo que apresentam maior potencial de crescimento e quais temáticas vão naturalmente se desenrolar de maneira mais enfática. Próximo de suas afinidades astrológicas, o planeta manifesta sua abundância marcante.
De modo geral, Júpiter traz proteção e cuida da casa onde se localiza no mapa astral. Raramente e apenas em combinações questionáveis o planeta consegue prejudicar algum aspecto da vida. Os progressos alcançados no plano material têm a bênção do planeta, que se encarrega de fornecer as bases necessárias para os avanços.
Se, por um lado, Júpiter impulsiona a redução dos aspectos negativos de outros planetas no mapa astral, por outro, suas qualidades podem se prejudicar. Vale lembrar que a energia do planeta, quando direcionada a conter danos, compromete sua expansão natural.
■Aspectos positivos
Entre os principais aspectos positivos de Júpiter está a fé. Trata-se de um traço harmônico perceptível nos indivíduos por meio de sua confiança forte e pela alta capacidade de construção de projetos. O planeta traz amplas possibilidades de expansão e crescimento, a partir da elevação da consciência do indivíduo.
Bom humor, otimismo e popularidade são outras manifestações de Júpiter muito presentes no signo regido por ele, Sagitário. Cordiais e simpáticos, indivíduos com o planeta no mapa se saem bem em grupos. Além disso, o astro invoca grande senso de justiça, sempre com base em filosofias superiores.
Por fim, Júpiter também trata de abundância em diversos setores, principalmente o material. A tolerância é outra característica positiva presente em manifestações planetárias favoráveis para o planeta.
■Aspectos negativos
Extravagância é um dos aspectos negativos mais relevantes para Júpiter. Ela se apresenta por meio dos excessos constantes, que podem ser potencializados também pela imprudência. Em cenários desfavoráveis, o planeta pode ser sinônimo de pouca ética, orgulho e comodismo. Por isso, entender sua posição no mapa é tão relevante.
Além disso, muita permissividade e fanatismo são outros aspectos desfavoráveis para Júpiter, resultado de certa ausência de lucidez. São características que tendem a surgir em trânsitos como quadraturas e oposições, nos quais o lado negativo do planeta é regido por uma insatisfação frequente com as situações, de modo geral.
Júpiter nos signos
Os planetas apresentam diferentes significados, dependendo do signo no qual se encontram no momento do nascimento e do assunto que tratam. Com Júpiter, não é diferente. A seguir, estão listados os signos do zodíaco e as principais atribuições do astro a cada um deles!
■Áries
Em Áries, Júpiter destaca aspectos enérgicos e ardentes. O nativo tem coragem, disposição e está sempre pronto para o combate, estando sempre em posição de receber aquilo que deseja. Independência e ação são as principais características do indivíduo, que pode se tornar arrogante ou imprudente, traços desfavoráveis desse aspecto no mapa.
■Touro
No primeiro signo de Terra, Júpiter reforça a materialização característica de Touro. São pessoas com profunda compreensão sobre valores materiais e imateriais, sendo dedicadas e esforçadas. Apresentam facilidade em ganhar e juntar dinheiro, uma recompensa ao trabalho que exercem com gosto. Podem ser bastante teimosas, outra característica taurina muito conhecida.
■Gêmeos
Quando em Gêmeos, a comunicação ganha força. O nativo com Júpiter no signo manifesta constante inquietação e busca por respostas na intelectualidade, sendo mente aberta e naturalmente curioso. Busca sempre evoluir e aprender, já que esse é um desejo profundamente enraizado. No entanto, o excesso de pensamentos e palavras pode ser problemático, assim como o egoísmo.
■Câncer
Com Júpiter em Câncer, essa combinação enaltece a compaixão e a preocupação com os demais. São seres que gostam do contato com pessoas e que têm talento para trocas de variadas naturezas. Júpiter no signo é um chamado para o intelecto e a filosofia, o que constrói uma personalidade instigante para o trabalho. Ainda assim, o sentimentalismo pode ser exacerbado, tornando-se negativo.
■Leão
Desenvoltura e carisma são os principais pilares de quem tem Júpiter em Leão. Juntos, o signo e o planeta representam a determinação e a facilidade de colocar objetivos em prática: desistir não é uma opção. Motivados e exuberantes, podem se mostrar orgulhosos e arrogantes, aspectos desafiadores que podem passar despercebidos em meio ao amor à vida.
■Virgem
Júpiter em Virgem apresenta a dualidade entre a atenção meticulosa e a expansão. São nativos cooperativos, analíticos e inteligentes, capazes de se colocarem com tranquilidade nas situações. A observação detalhada é um diferencial de quem possui esse aspecto no mapa. No entanto, a exigência e a irritação podem se manifestar de forma desfavorável e até um pouco rude.
■Libra
Elegante, o nativo com Júpiter em Libra sabe como se portar em diferentes ocasiões. Além disso, preza pela companhia de outras pessoas e valoriza expressões artísticas. Generoso e empático, é um indivíduo capaz de desenvolver boas relações sociais e agregar valor ao entorno. No entanto, sendo excessivamente exigente, pode ser um pouco imaturo, em alguns momentos.
■Escorpião
Cheio de atitude e opiniões próprias, aquele que possui Júpiter em Escorpião sabe transformar iniciativas em ações concretas. Ativo e confiante, não tem dificuldade para se colocar diante dos outros e sabe ser perseverante para atingir seus objetivos. É um traço enérgico que pode facilmente se converter em uma sinceridade pouco educada ou ofensiva, aliada à falta de paciência.
■Sagitário
O nono signo do zodíaco é onde Júpiter se encontra domiciliado. Isso significa que o planeta é regente de Sagitário, invocando a conexão do astro com Zeus, na mitologia grega. Quando um planeta se encontra exatamente no signo que é regido por ele, pode-se entender que suas características se manifestam de forma genuína e intensa.
Assim, Júpiter em Sagitário simboliza a busca incessante por algo a mais e por respostas. Filosofia, educação e liberdade são manifestações recorrentes, além do otimismo, que é característica marcante do signo.
Portanto, é um nativo que precisa de movimento e aprofundamento, para sentir que está de acordo com sua missão de vida. Seu principal desafio é aceitar que nem todos os questionamentos podem ser respondidos.
■Capricórnio
Ético e conservador, o nativo de Júpiter em Capricórnio é prudente. Quem possui essa posição astrológica se destaca pelo controle. O dom natural para evitar excessos e extravagâncias faz do indivíduo alguém prático e bem-sucedido.
Nos aspectos negativos, a intolerância e a avareza podem surgir da preocupação demasiada com dinheiro e bens materiais, podendo torná-lo em alguém pouco generoso.
■Aquário
A união de Júpiter e Aquário aflora o senso de comunidade e filantropia. Humanitários, os nativos valorizam mudanças e prezam pela liberdade que conduz as novidades ao longo da vida. São interessados em projetos que envolvem conhecimento e que podem fazer a diferença aos demais. Além disso, podem ter dificuldade para mergulharem em novas rotinas e dinâmicas.
■Peixes
Júpiter e Peixes combinam traços de personalidade como fé e entrega. São nativos que sentem a necessidade de ajudar outras pessoas e a doação tem papel fundamental em sua existência. Bons e generosos, são bons ouvintes e ótimos amigos, sendo alguém com quem se pode contar. No entanto, podem facilmente se vitimizar e causar sacrifícios desnecessários a si mesmos.
Júpiter nas casas astrológicas
Em qual casa Júpiter aparece no seu Mapa Astral? O planeta indica possibilidades de desenvolvimento e busca por aprimoramento, a partir do ponto onde se encontra. Vale lembrar que o planeta é altamente favorável para os indivíduos, protegendo a casa na qual se encontra. A seguir, você vai saber mais sobre Júpiter em cada uma delas!
■Júpiter na casa 1
O nativo com Júpiter na casa 1 tende a possuir uma personalidade extrovertida e doadora, com destaque para o otimismo e a capacidade de ver o lado bom das situações. Logo, as características positivas do astro aparecem com força. Os aspectos relacionados à expansão e à filosofia também podem se manifestar nas questões diárias e sociais, assim como a filantropia.
■Júpiter na casa 2
Na casa 2, que fala sobre materialismo, Júpiter é um planeta que impulsiona a geração de riquezas. A partir da dedicação e do trabalho, o indivíduo é dotado de grande capacidade de crescimento e progresso. Sua confiança é destacável, mas chama a atenção para possíveis dificuldades relacionadas ao dinheiro, causadas pela negligência com as posses.
■Júpiter na casa 3
Quando na terceira casa do Mapa Astral, Júpiter, o maior dos planetas, dá ênfase à intuição e às habilidades de comunicação do ser. Quem possui esse traço no mapa apresenta facilidade para expressar ideias e expandir o aspecto mental, com boas relações e desempenho intelectual satisfatório. Seus nativos são pessoas racionais e com forte senso de lógica.
■Júpiter na casa 4
O aspecto mais forte para quem possui Júpiter na casa 4 é a relação com os pais. De modo geral, a mesma se manifesta de forma muito positiva e influente, mas, dentro de entendimentos desfavoráveis, a dinâmica parental pode ser pouco harmônica. O nativo tende a ter um lar próspero e confortável, com heranças futuras relacionadas a propriedades.
■Júpiter na casa 5
Lazer e alegria são as palavras-chave para quem tem Júpiter na casa 5. O indivíduo pode possuir boa criatividade para as expressões artísticas e talento para esportes. A busca por algo a mais no cotidiano é o que guia esse aspecto no mapa. Quando aflito, o planeta apresenta dificuldades no que se refere a relações e a realizações no dia a dia.
■Júpiter na casa 6
Na casa 6, Júpiter simboliza o chamado para um mundo melhor. Para essa manifestação se concretizar, há o fortalecimento do trabalho. Se destacam as boas relações com colegas e funcionários, além da constante demanda por trabalho. Seus nativos são seres dedicados e esforçados, com apreço notável por rotinas, padrões e pelo funcionamento adequado das coisas.
■Júpiter na casa 7
Quem tem Júpiter na casa 7 do Mapa Astral apresenta bom potencial para socialização. Assim, seus nativos são seres com tendência a relações bem sucedidas, principalmente nas transações comerciais. A diplomacia surge forte nessa casa, favorecendo as parcerias de variadas naturezas. É preciso ter cuidado para que os excessos do planeta não comprometam o andamento dos projetos.
■Júpiter na casa 8
Na casa 8, dos assuntos profundos, Júpiter aparece como um planeta que instiga a curiosidade. A boa relação com a morte é um aspecto destacável, já que a relação com o mistério é natural e fluída. O nativo tem tendência de herdar riquezas e possui boa aptidão para os negócios. A extravagância pode se manifestar, demandando uma certa atenção.
■Júpiter na casa 9
Se você possui Júpiter na nona casa, tende a ser uma pessoa otimista e compreensiva. A palavra-chave, aqui, é fé, pois seus nativos são indivíduos esperançosos e pacientes. Possuem grande atração por assuntos relacionados ao conhecimento e frequentemente são pessoas bem-sucedidas em áreas que envolvem idiomas e viagens ao exterior. Sua expansão é o destaque, quando o planeta está na casa 9.
■Júpiter na casa 10
Responsável e confiável, o nativo com Júpiter na casa 10 tem grande potencial para o que envolve conhecimento superior. A carreira ganha ênfase e a possibilidade de crescimento é favorecida pelo planeta. A dedicação às metas faz do indivíduo alguém apto para variados negócios. No entanto, o aspecto pede cautela com atitudes irresponsáveis ou egocêntricas.
■Júpiter na casa 11
O que define quem possui Júpiter na casa 11 são pessoas queridas e altamente sociáveis. Sua popularidade é notável, o que faz do nativo alguém bem recebido e bem visto em grupos. Engajado, tem grande apreço por causas humanitárias e encontra nos conhecidos o apoio necessário para concretizar metas que impactam a sociedade.
■Júpiter na casa 12
Na 12ª casa, Júpiter traz à tona aspectos mais subjetivos. Rege nativos que sentem a dor alheia e que podem possuir o dom da cura, já que as questões filantrópicas fluem com naturalidade. Possuem gosto pelo conhecimento e pela expansão espiritual e gostam de ficar sozinhos. O trabalho é gratificante e recompensador, sendo parte de sua fé no futuro.
Conjunções de Júpiter
Suaves ou intensas, as conjunções são relevantes para o entendimento pleno no Mapa Astral do indivíduo e suas potencialidades. Assim, Júpiter pode estar em conjunção com outros astros, criando cenários predominantemente neutros e que podem ser igualmente favoráveis ou desafiadores. Confira mais a seguir!
■O que são conjunções no mapa astral
As conjunções acontecem quando dois planetas aparecem no mesmo grau do Mapa Astral. De forma simplificada, eles se encontram muito próximos e um influencia a compreensão do outro. Por isso, existem conjunções mais e menos harmoniosas, dependendo dos astros envolvidos. A conjunção entre Júpiter e Saturno é a mais famosa, mas há outras.
■Em Saturno
O contraponto estabelecido pela conjunção entre Júpiter e Saturno diz respeito ao equilíbrio entre expansão e restrição. Por ser um aspecto harmônico, Júpiter consegue balancear a necessidade de limites, criando uma dinâmica favorável para as ambições do ser. As contradições que surgem podem dificultar a fluidez do processo, que nem sempre é simples.
■Em Urano
Como Urano é um astro que impulsiona mudanças em ritmo ágil, a conjunção com Júpiter reforça o potencial de revolução. Juntos, os planetas fortalecem a energia intelectual, as descobertas e a modernidade, também a nível mental. Trata-se de uma expansão que transforma a realidade e que impacta positivamente o futuro, também em relação à tecnologia e aos avanços na ciência.
■Em Netuno
A conjunção entre Netuno e Júpiter é altamente favorável para somar espiritualidade e expansão. Projetos humanitários ganham o apoio astral necessário, já que o imaginário e a generosidade se destacam. Assim, o nativo com esse aspecto no mapa tende a manifestar expressões artísticas notáveis, colocando sua unicidade a serviço de algo maior a nível social.
■Em Plutão
Quando entre Júpiter e Plutão, essa conjunção traz à tona assuntos que podem causar certo desconforto, embora seja um trânsito harmônico. É o momento de descobertas e buscas profundas, capazes de transformar verdadeiramente o que não faz mais sentido. Logo, é um aspecto favorável para dar continuidade ao que é positivo e transmutar o que precisa de ajustes, a partir de reflexões e decisões.
Quadraturas e oposições de Júpiter
Entre os aspectos desafiadores que surgem no Mapa Astral dos indivíduos, estão as quadraturas e oposições. Trata-se de cenários que demandam mais reflexão e cuidado, já que existe tensão entre os planetas envolvidos. A seguir, estão as principais quadraturas e oposições relacionadas a Júpiter!
■O que são quadraturas e oposições em Astrologia
Quadraturas são aspectos que ocorrem quando dois astros se encontram a um ângulo de 90º um do outro. No caso das oposições, esse valor chega a 180º, sendo possível quando os dois planetas estão em lados opostos do círculo astrológico. Em ambos, os graus podem variar sutilmente, o que significa que os números não são necessariamente fixos.
No entanto, o importante é compreender que são aspectos desafiadores. Muitas pessoas entendem que se tratam de cenários negativos, mas é preciso analisar os envolvidos e o mapa astral como um todo. De modo geral, quadraturas e oposições criam tensões, devido às energias opostas que se apresentam em relação aos planetas em questão.
■Em Saturno
Aspectos desafiadores entre Júpiter e Saturno questionam o amadurecimento de projetos. A necessidade de expansão se vê diante de bloqueios e frustrações, causados pelo perfil de Saturno. A motivação pode sofrer baques, porque obstáculos podem surgir a qualquer momento. Embora haja aprendizados valiosos, é um contexto que compromete o avanço das metas.
■Em Urano
Clima instável e urgência são as principais características de quadraturas e oposições entre Urano e Júpiter. Há uma energia densa presente, partindo de um processo de tomadas de decisões impulsivas, mudanças frenéticas, excesso e caos. É indicado abrir mão do individualismo, para que o indivíduo possa abrir a mente e superar a frustrante sensação de estagnação que surge.
■Em Netuno
Aspectos tensos entre Netuno e Júpiter são o ponto de partida para uma aparente falta de lucidez. Na prática, há um clima de desorientação, com ações confusas e imprudentes, metas irreais e falta de realismo em contextos menores e maiores. É necessário tomar cuidado para não mergulhar em um mundo pouco ou nada razoável, pois as consequências podem ser permanentes.
■Em Plutão
Contradições e turbulências são os pontos centrais das quadraturas e oposições entre Júpiter e Plutão. Em aspectos tensos, os planetas estimulam rebeldia e falta de lucidez, criando um cenário caótico que trava decisões acertadas. Há tendência de ansiedade e surge um clima desconfortável, que demanda cautela por parte do indivíduo, até que a estabilização venha.
Trígonos e sextis
Em aspectos considerados harmoniosos, Júpiter complementa, equilibra ou fortalece os valores apresentados por outros planetas. Isso porque a força do gigante é significativa para a Astrologia, impactando tudo o que toca com sua sede de expansão. A seguir, confira como se manifesta a dinâmica de trígonos e sextis com planetas lentos, os últimos do Sistema Solar!
■O que são trígonos e sextis para a Astrologia
Quando se analisa o Mapa Astral de um indivíduo, trígonos e sextis são aspectos relacionados à distância entre planetas. A diferença entre eles está nos graus que separam os dois astros. No caso dos trígonos, os dois planetas estão a 120º um do outro, o que representa o desenho de um triângulo no mapa. Já o sextil indica uma separação de 60º entre os astros.
A distância é calculada a partir da divisão do círculo astrológico de 360º em 3 ou 6 partes, determinando os graus que separam os planetas. Em ambos os casos, o destaque fica por conta da harmonia dos aspectos: o posicionamento dos envolvidos traz características complementares. Nesse caso, o fundamental é avaliar a energia evolvida em cada aspecto que se manifesta.
■Em Saturno
O foco de Júpiter e Saturno em trígono ou sextil é um cenário com foco na construção do futuro e na realização. Assim, de forma harmônica, são aspectos que trazem confiança e habilidade necessária para aproveitar o melhor de cada situação. A tendência ao pessimismo e a preocupação com o que pode acontecer são as principais manifestações negativas.
■Em Urano
Júpiter em trígono e sextil com Urano é a condição que favorece a inovação e a comunicação. Mudanças se destacam e o indivíduo tem sede por tudo o que envolve descobertas e a intelectualidade. São horizontes que se ampliam nos âmbitos individual e coletivo, criando engajamento para tirar ideias do papel. Transformação e modernidade são os pilares desses aspectos.
■Em Netuno
Em Netuno, o planeta da expansão, Júpiter apresenta aspectos interessantes do ponto de vista coletivo. Em ambos os casos, ganham força a espiritualidade e o chamado social, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e dos demais. Generosidade é a palavra-chave desse trígono/sextil, com um olhar de compaixão e justiça social. Dessa forma, a humanidade se privilegia disso.
■Em Plutão
Em Plutão, trígonos e sextis envolvendo Júpiter dão ênfase à conscientização. Quem possui um desses aspectos no mapa sente um chamado para despertar e encontrar caminhos para o progresso, desenhando novos rumos para si e para o mundo. A busca é por evolução em todas as instâncias, por meio de decisões acertadas e compreensão a respeito das variáveis.
Por que Júpiter é considerado um planeta benéfico para os signos?
O principal valor relacionado a Júpiter é o senso de que existe algo maior do que cada indivíduo. Sendo o planeta que expande e leva adiante a capacidade de realizar, costuma trazer sorte e desdobramentos positivos para a casa na qual se encontra. De modo geral, Júpiter é benéfico por simbolizar experiências de crescimento para o nativo.
No referente à manifestação de graças, Júpiter é um planeta igualmente positivo, desde que o indivíduo faça também a sua parte. Isso porque o planeta carrega consigo o poder de abrir caminhos e conduzir à ascensão por meio da dedicação e da entrega.
Entender as possíveis bênçãos de Júpiter demanda compreender os detalhes do Mapa Astral e de aspectos relacionados a outros planetas. Assim como outros astros, ele possui um lado negativo. No entanto, o poder de Júpiter é inegável e sua força se vincula, ainda, ao conhecimento e à espiritualidade, tornando-o um planeta de entendimento favorável.
Sou jornalista, apaixonada por comunicação, esportes e pela infinidade do universo. Tenho 31 anos, sou praticante de yoga, não vivo sem livros e acho que a troca é o que há de mais importante entre as pessoas. Acredito que tudo é energia e, cada vez que fazemos o nosso melhor, contagiamos todos ao nosso redor.