Você conhece a oração original do Ho'oponopono?
A oração do Ho'oponopono é uma espécie de técnica de meditação, originária do Havaí. Ela tem como objetivo desenvolver o arrependimento e o perdão naqueles que recorrem a essa oração. Além de realizar uma limpeza mental em quem a faz.
Desenvolvida por Kahuna Lapa’au Morrnah Nalamaku Simeona (1913–1992), o termo Ho'oponopono, significa “corrigir um erro”. Segundo especialistas, essa prática é capaz de te libertar de mágoas e recordações passadas que não lhe fazem bem. Essa oração é ainda tradicionalmente muito praticada por sacerdotes que buscam a cura em membros de uma família.
Segundo dicionário havaiano, Hoʻoponopono é definido como: higiene mental, confissão, arrependimento, compreensão mútua e perdão. Sua filosofia afirma ainda possibilitar apagar memórias inconscientes nas pessoas.
De acordo com os ancestrais havaianos, o erro tem início a partir de pensamentos que estão contaminados por memórias angustiantes do passado. Por isso, o Ho'oponopono seria uma forma de liberar a energia desses pensamentos negativos.
Para entender mais sobre como essa oração pode lhe ajudar, continue acompanhando a leitura a seguir.
Oração original do Ho’oponopono
A técnica utilizada através da oração ho'oponopono, permite trazer a você um equilíbrio tanto mental, quanto físico e também espiritual. Assim, esse tipo de meditação é uma ferramenta para o bem-estar do ser humano, e você pode aderir a ela independente de qual seja a sua situação, estando doente ou não.
Através do ho'oponopono, você poderá refletir e relaxar sua mente completamente, buscando mais alívio e equilíbrio para o seu dia a dia. Desse modo, é aconselhável que você permita amar a si mesmo, se tratar melhor, acreditar mais em si, e dar mais valor à sua vida e a tudo que você possui.
Nesse contexto, essa cultura que teve origem no Havaí, tem a missão de ajudar em diversos problemas sociais. Para que dessa forma possa melhorar a vida de todos através de uma maior compreensão ao próximo, além é claro, de amor.
■Oração completa
Divino Criador, Pai, Mãe, Filho, todos em Um. Se eu, minha família, meus parentes e antepassados ofendemos sua família, parentes e antepassados, em pensamentos, fatos ou ações, desde o início de nossa criação até o presente, nós pedimos o seu perdão.
Deixe que isso se limpe, purifique, libere e corte todas as memórias, bloqueios, energias e vibrações negativas. Transmute essas energias indesejáveis em pura luz e assim é. Para limpar o meu subconsciente de toda carga emocional armazenada nele, digo uma e outra vez, durante o meu dia, as palavras-chave do ho'oponopono: eu sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grato.
Declaro-me em paz com todas as pessoas da Terra e com quem tenho dívidas pendentes. Por esse instante e em seu tempo, por tudo o que não me agrada em minha vida presente: eu sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grato.
Eu libero todos aqueles de quem eu acredito estar recebendo danos e maus tratos, porque simplesmente me devolvem o que fiz a eles antes, em alguma vida passada: eu sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grato.
Ainda que me seja difícil perdoar alguém, sou eu que peço perdão a esse alguém agora. Por esse instante, em todo o tempo, por tudo o que não me agrada em minha vida presente: eu sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grato.
Por esse espaço sagrado que habito dia a dia e com o qual não me sinto confortável: eu sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grato. Pelas difíceis relações às quais só guardo lembranças ruins: eu sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grato.
Por tudo o que não me agrada na minha vida presente, na minha vida passada, no meu trabalho e o que está ao meu redor, Divindade, limpa em mim o que está contribuindo para minha escassez: eu sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grato.
Se meu corpo físico experimenta ansiedade, preocupação, culpa, medo, tristeza, dor, pronuncio e penso: “Minhas memórias, eu as amo. Estou agradecido pela oportunidade de libertar vocês e a mim". Eu sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grato.
Neste momento, afirmo que te amo. Penso na minha saúde emocional e na de todos os meus seres amados. Te amo. Para minhas necessidades e para aprender a esperar sem ansiedade, sem medo, reconheço as minhas memórias aqui neste momento: eu sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grato.
Amada Mãe Terra, que é quem eu sou: se eu, a minha família, os meus parentes e antepassados te maltratamos com pensamentos, palavras, fatos e ações, desde o início da nossa criação até o presente, eu peço o teu perdão. Deixa que isso se limpe e purifique, libere e corte todas as memórias, bloqueios, energias e vibrações negativas. Transmute essas energias indesejáveis em pura luz e assim é.
Para concluir, digo que esta oração é minha porta, minha contribuição à tua saúde emocional, que é a mesma que a minha. Então esteja bem e, na medida em que vai se curando, eu te digo que eu sinto muito pelas memórias de dor que compartilho com você. Te peço perdão por unir meu caminho ao seu para a cura, te agradeço por estar aqui em mim. Eu te amo por ser quem você é.
Principais partes da oração Ho’oponopono
O Ho’oponopono é uma oração extremamente profunda e reflexiva, e todas as suas partes, desde o início ao fim, são importantes. No entanto, alguns trechos merecem uma atenção especial, como os que falam sobre arrependimento, perdão, amor e gratidão.
Assim, para entender mais a fundo sobre as interpretações do Ho’oponopono, fique atento e acompanhe a leitura a seguir.
■Sinto muito: o arrependimento
Ao afirmar durante a leitura do Ho’oponopono que você sente muito, mesmo sem saber ao certo como aquilo lhe faz mal ou te afeta, você traz para si a consciência de que de alguma forma ou em algum momento você errou.
Mesmo que o seu maior erro tenha sido ser fraco, por exemplo, essa carga negativa acabou entrando pela sua vida e lhe afetando de maneira drástica. Assim, ao aceitar que cometeu esse equívoco você dá uma prova de sua humildade e exerce um papel de redenção.
■Me perdoe: o perdão
No trecho em que o Ho’oponopono fala sobre perdão, é importante que você entenda que isso não é um pedido apenas para aqueles que te fizeram mal, mas é também um pedido de desculpa para você mesmo.
Assim, ao reconhecer que você falha, que é um humano e por isso não é perfeito, você está pedindo uma espécie de perdão para si mesmo. Tenha consciência de que você, as pessoas que você ama e sua vida como um todo são extremamente valiosas. Por isso, se perdoar pelas suas próprias fraquezas é um princípio fundamental.
■Eu te amo: o amor
Nesse trecho, a intenção é te conectar ao ponto mais extremo do seu espírito. Isso ocorre para que possa transformar toda energia ruim que possa estar presente em você em uma essência de compaixão e acolhimento.
Você pode ter se confundido um pouco nesse ponto, mas é muito simples. A ideia é que você limpe toda a negatividade que se esforça para te derrubar. Fazendo, assim, com que reste apenas vibrações positivas e amor em seu espírito.
■Sou grato: a gratidão
Ao falar tão profundamente sobre gratidão, lembre-se que ela deve ser sincera. Assim, você deve ter uma ideia inicial de que tudo passará um dia. Para isso, é preciso que você creia verdadeiramente nisso e tenha esperança de que logo estará curado daquilo que lhe faz mal.
Vale lembrar que isso vale tanto se o que te aflige for um problema físico ou espiritual. Independente de qual seja sua situação, é preciso acreditar acima de tudo e trabalhar a gratidão em sua vida, mesmo nos momentos difíceis.
Como a oração do Ho'oponopono pode auxiliar na sua vida?
O Ho’oponopono não é uma prática religiosa, e por isso, independente se você tem uma religião ou não, poderá utiliza essa técnica sem medo. Assim, ao acreditar profundamente nessa oração, ela será capaz de lhe auxiliar, te levando a descobrir a razão de certos sentimentos que lhe assombram.
Além disso, através do Ho’oponopono você poderá também curar dores ou sentimentos do passado que lhe travam e não permitem que você ande para frente. De modo geral, essa oração tem ainda a capacidade de melhorar todo o relacionamento humano.
Desse modo, as formas que essa oração podem lhe ajudar são inúmeras, mas, sem dúvidas, o fato de ele lhe proporcionar a descoberta e a razão de suas dores e fazer com que você as cure lhe fortalecerá para seguir seu caminho de vida.
Olá! Me chamo Anne e sempre tive paixão por escrever. Desde pequena já gostava de produzir histórias e viajar por aquele mundo descrito no papel.