Quem é o orixá Ibeji?
Apesar de ser mais facilmente identificada como um só, a divindade conhecida pelo nome de Ibeji representa dois irmãos gêmeos. Por ser uma importante entidade em muitas crenças, muitos nomes são dados a essa divindade em diferentes religiões e culturas, mas o significado e a sua importância permanecem sempre os mesmos.
Os irmãos que formam juntos este orixá são muito associados ao nascimento e ao início de novos ciclos, por serem crianças. Por serem gêmeos, também representam a dualidade e a justiça. A magia de Ibeji, além da proteção que concede às crianças e aos bebês, é seu olhar infantil sobre o mundo: a alegria de criança e a grande positividade que permeia os corações de seus filhos.
Nesse artigo, você poderá entender um pouco mais sobre a história, os aspectos e as oferendas desse orixá. Confira!
Conhecendo mais sobre Ibeji
Se o interesse por Ibeji foi despertado em você, chegou a hora de se aprofundar um pouco mais na história desse orixá maravilhoso, que acorda os olhos infantis e toda a alegria do espírito de criança que nos habita. Confira sua história e seus aspectos a seguir!
■História e Origem
Taiwo e Kehinde são os gêmeos representados como o orixá Ibeji. Acredita-se que ele é o mais poderoso entre os orixás, sendo capaz de interferir nos feitos de qualquer um.
Quando humanos, os gêmeos eram muito unidos e traziam sorte a todos aqueles que se consultavam com eles. O olhar infantil dos dois os ajudava a conseguir soluções para quase tudo, porém, durante uma brincadeira travessa, um dos irmãos caiu em uma cachoeira e acabou se afogando.
Sofrendo muito pela morte do irmão, o segundo pedia em suas orações que os dois pudessem ficar juntos novamente - oração que foi atendida. Ao desencarnar, como conforto para familiares e pessoas próximas, deixou dois bonecos de barro os representando.
■Características e aparência
Algumas versões da lenda sobre a vida dos irmãos Ibeji dizem que se tratava de um casal. Outras dizem que eram dois meninos, ou que eram duas meninas. O fato é que, na maioria das imagens que representam os dois, uma coisa se assemelha: ornamentos e pinturas pelo corpo estão sempre marcando presença nos bonecos.
Assim, os irmãos mantêm seus traços infantis por serem, de fato, crianças. A característica mais marcante, entretanto, é a personalidade: com a forma sempre infantil de ser, brincalhões, travessos e de sorriso fácil, o orixá regente das mais divertidas memórias e brincadeiras de infância tem um jeito leve de ver a vida, com a inocência tão pura das crianças.
■A relação de Ibeji com outros orixás
Por serem filhos biológicos de Iansã e Xangô e filhos adotivos de Oxum, que os encontrou recém-nascidos em um rio, a relação dos gêmeos Ibeji com esses orixás é inegável. Mas, por serem o orixá mais poderoso, os irmãos também mantêm relações com os outros orixás e são muito respeitados por eles.
Taiwo e Kehinde têm o poder de desfazer qualquer coisa que os outros façam, mas nenhum orixá tem o mesmo poder sobre os feitos dos gêmeos - o que Ibeji faz, ninguém, nem mesmo outro orixá, é capaz de desfazer.
■O nascimento de Ibeji
Os irmãos gêmeos conhecidos como o orixá Ibeji têm uma história emocionante para contar: seus pais biológicos são Iansã e Xangô. A mãe, porém, os abandonou logo após o parto, deixando os dois bebês no rio e à própria sorte.
Por acaso, a orixá Oxum estava perto do rio quando ouviu o choro dos bebês e, prontamente, correu para ajudá-los. Quando os encontrou na água, seus olhos brilharam ao perceber os dois irmãos recém-nascidos sorrindo para ela. Oxum, então, levou-os para casa e os criou como seus filhos. Ela os amava e os tratava muito bem.
Ibeji em diferentes religiões
Ibeji está presente em várias religiões e culturas, de muitas formas diferentes. Para te ajudar a entender melhor como ele é visto em cada uma delas, a seguir, estão algumas das religiões que cultuam o orixá da infância e como fazem isso. Acompanhe!
■Ibeji na umbanda
É comum que, na umbanda, Ibeji seja confundido com um Erê. Porém, apesar de haver uma grande semelhança, Ibeji é o único orixá representado por duas personalidades diferentes. Sua essência pura traz muita doçura e capacidade genuína de perdoar e amar.
Além disso, por ser um orixá criança, os Ibejis estão sempre presentes em todos os rituais feitos, sob supervisão, para que suas travessuras não acabem atrapalhando o trabalho dos pais e das mães de santo.
Assim, o papel de Ibeji na umbanda pode ser relacionado até mesmo à ancestralidade familiar, pois tem uma grande importância como energia ancestral, assim como também tem, quando visto como espírito infantil desencarnado.
■Ibeji no candomblé
No candomblé, Ibeji é visto como uma energia muito forte que se liga ao orixá de cada pessoa, um elemento de muita importância. Ele é associado a cada pessoa de uma forma diferente, pois estabelece o elo de cada um com seu orixá com o passar do tempo, criando uma ligação praticamente inquebrável entre os dois.
Se a mãe de santo do candomblé souber lidar bem com o Ibeji, sua importância se eleva mais ainda, pois ele pode dar consultas, conduzir rituais e adquirir outras responsabilidades muito importantes dentro do terreiro.
■Ibeji na Igreja Católica
Quem não gostava, quando criança, daquele dia em que doces são distribuídos pelas ruas e escolas? São Cosme e Damião, patronos dos médicos, são a representação de Ibeji na Igreja Católica.
No catolicismo, os gêmeos são vistos como santos que, em vida, foram muito bondosos, pois ajudavam outras pessoas através da medicina, sem que pedissem nada em troca por isso. Apesar da crença nos santos gêmeos ser muito antiga, há relíquias dos dois que permanecem guardadas em uma igreja de Roma.
A lenda diz que Cosme e Damião teriam sido perseguidos e mortos, pois eram cristãos em uma época em que o cristianismo não era aceito no Império Romano. Acredita-se que, por terem uma fé tão grande, nada havia lhes causado ferimentos, nem mesmo a cruz. Eles foram, então, decapitados e enterrados juntos.
■Ibeji em diferentes culturas
No Brasil, Ibeji pode ser visto de muitas maneiras diferentes, sempre representando bondade e doçura, com imagens e nomes que diferem entre as religiões. Já no continente da África, os santos têm uma importância muito grande, principalmente para as mães de gêmeos.
Os ibejis são associados a uma espécie de macaco que é muito importante para a crença dos povos africanos, o macaco colobo-real. A palavra Ibeji também é de origem africana e quer dizer “gêmeos”. Na África, a divindade Ibeji é indispensável e sempre cultuada, pois tem um significado muito forte para as famílias, em especial sobre as crianças.
Os filhos e filhas de Ibeji
As características associadas à divindade da infância estão presentes nas crianças, porém não são apenas elas que podem ser consideradas filhas de Ibeji. A seguir, confira algumas das características mais marcantes daqueles que são filhos desse orixá!
■Têm características infantis
O que mais chama atenção nos filhos de Ibeji é a personalidade: se assemelhando às crianças, costumam ser pessoas muito doces, com bondade no coração e a ingenuidade e fragilidade infantis. Eles sempre carregam uma energia leve e positiva sobre o mundo à sua volta e o pensamento de que tudo vai dar certo.
Assim, o olhar sempre jovem e descomplicado sobre a vida é uma vantagem que poucos conseguem ter, o que os faz capazes de conseguirem soluções simples e não se deixarem abater facilmente com as dificuldades e os obstáculos que a vida pode proporcionar. Superando-os sem muito esforço, fortalecem sempre sua habilidade e facilidade de adaptação.
■Inconsequentes
Sempre muito brincalhões, os filhos de Ibeji podem acabar pesando um pouco nas brincadeiras e sendo um tanto quanto inconsequentes, quando se trata das próprias travessuras. Maturidade não é o ponto forte deles, que podem se mostrar bastante teimosos e determinados a ter o que querem.
Tudo para os filhos de Ibeji é visto de uma forma muito simples e, por isso, suas personalidades e a tendência a reduzir o que acontece à sua volta podem os fazer muito despreocupados em momentos inoportunos para isso. Então, não se pode esperar muita seriedade deles ou de suas atitudes, o que deixa algumas pessoas de convívio chateadas.
■Ativos
Os filhos de Ibeji não costumam esperar as coisas “caírem do céu”: com muita jovialidade e perseverança, eles não conseguem ficar muito tempo parados, pois sempre extravasam energia e disposição. Estão sempre em movimento, indo atrás daquilo que querem.
Assim, a determinação que sua personalidade os proporciona é capaz de fazê-los muito ativos e intensos: é tudo ou nada, e não existe meio-termo para aqueles que são filhos de Ibeji. Sua intensidade e concentração os dão toda a força necessária para tomar a iniciativa e, quase sempre inabaláveis, vencer os obstáculos que estiverem no caminho. Por isso, eles só descansam quando alcançam seu objetivo.
■Facilidade em perdoar
Uma característica muito marcante naqueles que são filhos de Ibeji é o coração puro. Preferindo ver sempre a bondade em tudo, eles desfrutam de uma capacidade muito instintiva de perdoar as outras pessoas, o que pode acabar os deixando magoados, muitas vezes.
Assim, eles costumam acreditar muito na capacidade de mudança e de honestidade das outras pessoas e têm sempre o olhar otimista, tornando fácil uma tarefa que muitos não conseguem: conceder o perdão. Então, por terem tanta facilidade em perdoar, os filhos de Ibeji acabam ficando muito machucados, por conta das atitudes de outras pessoas, o que os tornam mais frágeis emocionalmente.
■Frágeis e fáceis de magoar
Quando se trata de relacionamentos amorosos, os filhos de Ibeji têm uma fragilidade emocional muito grande em suas relações. Por terem tanta facilidade em perdoar, eles acabam guardando algumas mágoas no subconsciente, depois de serem machucados muitas vezes.
No entanto, mesmo guardando alguns rancores que tentam sempre ignorar e deixar para trás, continuam perdoando a outra pessoa facilmente, pois eles tendem a ter uma dependência emocional muito forte por seus parceiros.
Assim, preferem “esquecer” o que houve e acreditar na mudança, com a ingenuidade característica dos filhos deste orixá, que têm o coração tão puro e determinado a ser otimista em relação ao perdão.
■Teimosos e ciumentos
Levando em conta a personalidade semelhante à das crianças, é importante entender que os filhos de Ibeji têm tendência a querer muito que tudo seja do jeito que eles acham certo e, por isso, podem acabar se mostrando bastante teimosos dentro de suas relações.
Para eles, é difícil aceitar algumas coisas, o que também os leva a ter comportamentos que demonstram seus ciúmes em excesso.
Muitas das vezes, porém, eles não percebem que estão sendo possessivos: esse lado ciumento age por instinto, pois eles quase sempre têm muito medo da solidão, já que são pessoas muito extrovertidas e que se sentem bem com as outras pessoas por perto.
Como se relacionar com Ibeji
Apesar de pouco exigente, Ibeji é uma divindade muito importante, pois, além de tudo, retrata a justiça: a dualidade dos gêmeos nos lembra de que tudo sempre tem dois lados a serem ouvidos, analisados e compreendidos. Por isso, é muito importante saber como se relacionar corretamente com Ibeji. Confira a seguir!
■Dia de Ibeji
Ibeji, assim como os outros orixás, também tem seu dia da semana e esse dia é o domingo. Afinal de contas, não há outro melhor para representar a união familiar e as brincadeiras das crianças.
Além do dia da semana, Ibeji também tem seu dia de culto e de celebrações mais intensas: no dia 27 de setembro, o mesmo dia em que a igreja católica comemora o dia de São Cosme e Damião, há muitas celebrações, danças, crianças brincando e, com certeza, muitos doces.
Além de toda essa celebração, também é muito comum que os Ibejis sejam cultuados com imagens: geralmente, bonecos de barro iguais um ao outro e representações muito coloridas e alegres de crianças.
■Cores e elemento de Ibeji
O Ibeji é um orixá do elemento ar, assim como sua mãe biológica, Iansã: a Deusa dos ventos e das tempestades. Suas cores são azul, rosa e verde, sendo possíveis de se notar na maioria das imagens que representam os gêmeos Taiwo e Kehinde, os Ibejis.
Sempre brincalhões e cheios de energia, como a maioria das crianças, suas imagens costumam carregar cores fortes e vibrantes. Isso é para nos lembrar sempre da alegria e do prazer que é reviver nossos momentos de infância e acordar a nossa eterna criança interior, que viveu até a adolescência sendo cuidada e regida por Ibeji.
■Símbolos de Ibeji
Os símbolos de Ibeji são sempre dois, para representar os irmãos gêmeos que, juntos, são conhecidos como o orixá guardião das crianças. As imagens mais comuns desta divindade são dois bonecos ou duas cabaças.
Assim, há imagens de Ibeji tanto femininas quanto masculinas, geralmente iguais. Apesar disso, podem também ser um casal e algumas versões da lenda sobre a vida dos irmãos dizem que eles eram um menino e uma menina.
Porém alguns detalhes sempre se assemelham: a presença de ornamentos e pinturas pelo corpo, além das roupas quase sempre coloridas e chamativas, que, em geral, têm suas cores: azul, rosa e verde.
■Ervas e folhas de Ibeji
Os Ibejis, assim como os Erês e outros orixás, também têm suas folhas e ervas “favoritas”, e estas são algumas delas:
- Jasmim: Para crianças que têm energia demais e fazem muita bagunça, um banho com folhas de jasmim é ótimo para acalmar os ânimos. Porém ela também pode ser usada para propósitos diferentes: curar uma criança adoecida ou invocar a energia de uma, geralmente durante rituais nos terreiros, também é trabalho para essa planta.
- Camomila: Se você tem um recém-nascido, a camomila é a planta perfeita. Podendo ser usada em chás ou em banhos, ela traz proteção aos bebês, além de deixá-los calmos e relaxados.
- Rosa Branca: Além de serem ótimas para acalmar crianças que costumam ficar muito irritadas ou que têm tendência a desobedecer, as rosas brancas também são um ótimo agrado, se usadas para decorar oferendas destinadas a Ibeji ou a Erês.
■Esculturas de Ibeji
As esculturas usadas para representar o orixá Ibeji, que é um e ao mesmo tempo é dois, são sempre iguais: mais comumente confeccionadas em madeira ou pedra, algumas coloridas, outras pretas, sempre em par ou dupla.
Quase sempre portando vários ornamentos, os enfeites das esculturas podem ser feitos de miçangas, mas também podem ser pintados ou apenas esculpidos mais detalhadamente no próprio material - a madeira ou a pedra que compõe os bonecos. Além disso, também é muito comum que eles apareçam com vários tipos de pinturas corporais diferentes por todo o corpo e com cabelos grandes e chamativos.
■Saudação a Ibeji
A saudação utilizada com os gêmeos Ibeji, pode variar, de acordo com a religião. Mesmo assim, a importância é sempre a mesma, pois os irmãos também devem ser tratados respeitosamente sempre, já que crianças não sabem medir tão bem os ciúmes e podem ficar chateadas com aqueles que não os saudarem como deveriam. Assim acontece com Ibeji.
As saudações mais utilizadas para eles são “Bejiróó! Oni Beijada!”, que significa “Ele é dois!”, e “Onipé Ibeji!”, que significa “Defensor gêmeo!”. Estas são usadas, respectivamente, na umbanda e no candomblé.
■Oração a Ibeji
Há uma enorme variedade de orações que podem ser utilizadas para “falar” com o orixá guardião das crianças e são sempre muito bonitas. Se você quer se conectar mais com Ibeji, elas são o exemplo mais belo do que você pode fazer para conseguir firmar seu elo com o orixá. Uma ótima oração para Ibeji é esta:
Minhas crianças, meus amados Ibejis!
Salve os Ibejis, Senhores do Cosmo que me dão as mãos!
Meus amados Cosme e Damião, Senhores da alegria e da fartura,
Eu agradeço por minha vida e oportunidades, pela continuidade da prosperidade.
Meus Ibêjis, eu lhes saúdo e peço forças,
Pois minha alegria e prosperidade nascem de tuas bênçãos!
Saravá Ibejis! Omi Beijada!
A oferenda de caruru para Ibeji
Um dos pratos prediletos de Ibeji é o caruru. Então, uma das melhores oferendas que se pode oferecer aos gêmeos é esta! As informações abaixo são importantes para que você consiga fazer essa oferenda da maneira correta. Confira!
■Quando fazer?
A oferenda de caruru é uma ótima opção para um bom jantar. Além de servir como agrado a Ibeji e ser uma refeição deliciosa e cheia de nutrientes para o corpo, é bom oferecer esta refeição ao orixá e saboreá-la com sua família ou pessoas que você ama.
Ela trará muitas energias positivas e união, que serão proporcionadas pelos gêmeos. Felizes em receber o agrado, eles darão com alegria o belo privilégio de poder desfrutar de toda a doçura e a bondade presentes em seus corações.
■Ingredientes
Para preparar o caruru para a oferenda, é possível que sejam necessárias algumas adaptações, principalmente caso você more fora do Brasil. Então, o quiabo pode ser cortado em rodelas ou em formato de cruzes, o dendê pode ser substituído por óleo de coco e os camarões secos podem ser substituídos pelos frescos.
A receita consiste nos ingredientes básicos, que são:
1 xícara de chá de castanha de caju torrada e moída;
1 lata de leite de coco;
1 xícara de chá de amendoim moído, torrado e sem casca;
1,5 kg de quiabo;
Dendê ou óleo de coco;
1 kg de camarão rosa seco ou fresco;
800g de camarão cinza grande (com rabo);
1 pimentão verde em cubos;
1 pimentão vermelho em cubos;
1 cebola branca em cubos;
3 colheres de sopa de alho;
Gengibre e sal a gosto e uma pitadinha de açúcar.
Além disso, os acompanhamentos mais comuns são arroz, rapadura, xinxim de galinha, farofa, feijão fradinho e pipoca, mas você certamente poderá escolher qual acompanhamento deseja adicionar à receita.
■Modo de preparo
Enquanto os camarões da receita ficam no forno até começarem a ter uma tonalidade mais avermelhada, o que vai levar aproximadamente 15 minutos, comece refogando o alho picado no dendê ou óleo de coco e adicionando os pimentões e a cebola. Você pode fazer seus pedidos ao orixá Ibeji nesse momento, enquanto prepara a refeição.
Quando tudo já estiver bem refogado, vá adicionando aos poucos o quiabo, que pode já ter sido frito previamente, para ajudar a retirar a baba. Após isso, pode adicionar a água (ou caldo de peixe), para que o quiabo seja cozido. Quando ele estiver no ponto, basta acrescentar os camarões e temperar ao seu gosto.
É muito importante lembrar que o prato que servirá de oferenda a Ibeji, ou Cosme e Damião, deve ser servido antes dos pratos de quem vai comer. Ao oferecê-lo, acenda duas velas brancas e reforce seus pedidos. Deixe o prato na sua casa, em algum local que não chame muita atenção, durante dois dias. Depois disso, é só descartar.
Oferenda com bolo de chocolate para Ibeji
Não é novidade que os Ibejis gostam muito de doces. Como qualquer criança, eles têm uma grande paixão por bolo de chocolate! A receita clássica, o bolo “Nega Maluca”, é uma ótima opção para conquistá-los, além de ser ideal para utilizar apenas uma colher de pau para a mistura da massa. Acompanhe a receita a seguir!
■Quando fazer?
Oferecer bolos de chocolate é uma das melhores opções para fortalecer seu elo com Ibeji, fazer pedidos ou reforçar pedidos já feitos em algum momento.
Além disso, por ser uma receita da qual eles gostam muito e ficam muito felizes em receber, além de ser de fácil preparo, o bolo pode te aproximar mais dos orixás-crianças e fazer com que eles entrem e inundem cada vez mais a sua vida com amor e energias positivas.
■Ingredientes
Os ingredientes para o preparo da massa do bolo para Ibeji são:
1 xícara e meia de açúcar;
2 xícaras de farinha de trigo;
1 xícara de chocolate em pó (da mais alta porcentagem de cacau possível);
1 xícara de água quente;
Meia xícara de óleo;
1 colher de sopa de fermento em pó;
Uma pitada de sal;
Um prato de barro.
Já os ingredientes utilizados na cobertura do bolo são os seguintes:
Meia xícara de chocolate em pó
1 xícara de açúcar
1 colher de sopa de manteiga
4 colheres de sopa de leite
Para os enfeites, uma boa opção é colocar confeitos, M&M's ou granulados com as cores de Ibeji: rosa, azul e verde.
■Modo de preparo
Misture muito bem a massa do bolo de ibeji, com uma colher de pau, exceto o fermento em pó e a água quente. Quando a mistura estiver bem homogênea e sem pelotas, adicione a água aos poucos e o fermento por último. Asse no forno em fogo médio por aproximadamente 40 minutos e desenforme, ainda quente, em um prato de barro.
A cobertura é feita em uma panela, apenas misturando todos os ingredientes e mexendo constantemente, até que a mistura ferva e crie um pouco de consistência. Quando estiver no ponto, é só colocar sobre o bolo, ainda quente.
Assim, sirva o bolo no prato de barro e faça seus pedidos. Você pode acender velas brancas e oferecer um refrigerante como acompanhamento.
Oferenda com doces para Ibeji
O dia de São Cosme e Damião é sinônimo de lembranças: quem nunca recebeu os saquinhos cheios de doces e agrados, tão típicos do final de setembro? Se você também deseja oferecer doces para alegrar Ibeji, siga este passo-a-passo!
■Quando fazer?
Apesar de terem como um dos pratos favoritos o caruru e gostarem muito de comidas típicas regionais, os irmãos Ibejis, como qualquer criança, também gostam muito de receber doces, refrigerantes e brinquedos.
Para Ibeji, quanto mais doce, melhor. Então, se quiser fazer um agrado aos gêmeos, pode aproveitar o dia de celebração do orixá: todos os anos, no dia 27 de setembro, acontece o dia exclusivo de culto à divindade, o famoso “dia de São Cosme e Damião”. Com muita alegria e positividade, muitos doces são oferecidos neste dia, e você também pode preparar uma oferenda em casa.
■Ingredientes
Os ingredientes para a oferenda de doces a Ibeji podem variar, já que ela consiste basicamente em utilizar doces dos mais variados tipos: paçoca, maria-mole, pirulitos, balas, etc. Então, utilize de tudo um pouco, mas sem esquecer de adicionar o típico acompanhamento: refrigerante. Você também pode optar por colocar alguns brinquedos, para agradar ainda mais os gêmeos Ibeji.
Além disso, o ponto mais importante a ser observado, caso você queira fazer esta oferenda, é que todos os ingredientes devem ser sempre oferecidos a Ibeji em recipientes feitos de barro: os doces em um prato e o refrigerante em uma quartinha.
■Modo de preparo
A forma de se preparar a oferenda com doces a Ibeji não tem segredo: basta escolher os docinhos e refrigerantes que quiser oferecer, colocar todos em um pratinho feito de barro, de forma organizada, e finalizar com mel, por cima de todos eles.
Os refrigerantes devem ser colocados em quartinhas, também de barro. Caso opte por também oferecer brinquedos, pode colocá-los ao lado do prato. Além disso, é de extrema importância se lembrar de que Ibeji é dois. Então, tudo o que for oferecido aos gêmeos deve ser igual e na mesma quantidade, nunca agradando mais a um do que ao outro.
Ibeji é a divindade que rege a alegria e a ingenuidade das crianças!
Ibeji é a divindade que cuida das crianças e que rege os bons momentos da infância! Eles são os responsáveis por tomar conta das crianças enquanto elas crescem, proporcionando proteção, saúde, muitas brincadeiras e ótimas lembranças, que durarão pelo resto de suas vidas.
O orixá que, ao mesmo tempo, é um e dois, os gêmeos que foram abandonados ao nascer, hoje, é reconhecido como o orixá mais poderoso de todos!
É símbolo da pureza e presente nas crianças, uma divindade reconhecida e respeitada por inúmeras religiões e culturas, que traz alegria e clima de festa todos os anos em suas celebrações, quando doces são distribuídos para trazer sorrisos e energias positivas!