Quem são São Jorge e Ogum?
São Jorge é um dos santos mais importantes e venerado do catolicismo. São Jorge é um guerreiro nato. Por outro lado, tem-se Ogum que é um orixá e também é representado pela figura de um guerreiro. Tanto São Jorge quanto Ogum carregam consigo características semelhantes, justamente porque a figura que representa os dois é do guerreiro. Aquele que não foge de nenhuma batalha.
São Jorge representa aquele que dominava o mal, que batalhava em prol das outras pessoas, da guerra. Já Ogum é uma entidade que tem origem africana, cultuado em religiões como a umbanda. Ogum é um orixá conhecido por ser um guerreiro e não abandonar as suas causas.
São Jorge e Ogum são vistos como guerreiros e conhecidos pela sua coragem, força, firmeza e luta. Conheça mais dos dois a seguir:
Conhecendo Ogum
Ogum é um orixá, uma entidade que tem origem africana. Além disso, Ogum é uma polarização de energia condensada já na terra, na natureza. Ogum é visto na umbanda como um guerreiro destemido, até mesmo violento. No Brasil, ele é muito cultuado. Como se pode ver a seguir.
■Origem de Ogum
Ogum é o orixá inventor da criação do mundo. Ogum abriu caminho para outros orixás, abriu estradas. Por isso, Ogum é conhecido também como orixá desbravador. Ogum é o desbravador dos caminhos e chefe dos guerreiros. Ele é sério, forte, justo, temperamental e tem aversão a mentiras.
Quando é tirado do sério, tem momentos de fúria, é conhecido como um verdadeiro valente, pela umbanda. Ogum é o senhor dos caminhos, da tecnologia, é também o protetor dos ferreiros, construtores, soldados. Além disso, Ogum tem origem africana e tem como raízes a tradição yorubá.
■Ogum no Brasil
No Brasil, o orixá Ogum é bastante cultuado principalmente pela umbanda. Sendo um dos orixás mais aceitos pelas pessoas. Isso ocorre por causa do sincretismo religioso entre São Jorge e Ogum. No Brasil, não era possível cultuar algumas tradições, entre elas a tradição yorubá.
A tradição tem como características elementos e energias da natureza e por consequência eram vistos como deuses e, assim, esses deuses são tidos como orixás. Dessa forma, os africanos cultuavam esses elementos porque faz parte do ensinamento deles.
Porém, quando chegam ao Brasil seus donos não aceitam que eles cultuam a sua crença, então se começa a fazer comparações da história dos santos do catolicismo com a história da tradição de yorubá. A partir disso, veneram essas imagens, e no caso de são Jorge traz certa devoção através dos santos do catolicismo que representavam cada orixá, especificamente, orixá Ogum.
■Domínios de Ogum
Os domínios de Ogum são fortemente influenciados pela essência dele: de um guerreiro. Por isso, ele tem como principal domínio a guerra, a conquista, a luta. Ogum também é considerado senhor do ferro, da tecnologia e da agricultura. Além disso, ele representa caminhos e está sempre pronto para a batalha, para a luta.
Além de Ogum ser um orixá que representa a batalha, a conquista ele tem a força de um verdadeiro guerreiro e tem instinto lutador, às vezes pode até ser agressivo e violento.
■Oferenda
Quando se pensa em oferenda para Ogum é preciso pensar no que ele gosta. Só assim torna-se possível agradar esse orixá tão forte e destemido. A partir disso, Ogum gosta de bebidas, frutas e comidinhas boas. A sua bebida é a cerveja; as frutas são: abacaxi, goiaba vermelha, melancia, pitanga.
Além disso, ele gosta bastante de inhame e dendê. As oferendas são realizadas nas terças-feiras. Elas podem ser feitas e deixadas em encruzilhadas. Ogum também gosta de velas vermelhas, brancas e azuis.
■Elemento fogo
Ogum tem como seu elemento o fogo. E o fogo representa o calor, a virilidade, a força de vontade. A partir disso, o fogo está ligado também à energia, iniciativa, liderança e agressividade. É um elemento forte e pode ser também violento.
Assim como Ogum, ele carrega consigo a energia do fogo para enfrentar os seus inimigos e as suas batalhas. Além disso, Ogum é visto como um guerreiro destemido, que se for necessário enfrenta tudo e a todos. Mas de forma bastante justa e honesta porque Ogum é justo e honesto.
■Símbolo
Ogum não foge à luta e é um guerreiro nato, então tem como símbolos: espadas, ferramentas de escudo e de ferro, facas, pás, machado, pulseiras, arco e flecha. Os símbolos de Ogum estão relacionados à batalha, é símbolos que representam a força, a agressividade, o que é cunho até mesmo violento.
Com essas armas em mãos, Ogum não perde nenhuma batalha. Assim, a sua força é vista por onde passa. Ele abre caminhos e protege seus filhos de qualquer inimigo. Uma curiosidade sobre Ogum: foi ele quem fez as primeiras ferramentas utilizadas na agricultura, como a enxada.
■Animal
Para a cultura Yoruba cada orixá está conectado a um ou mais animais. Vale ressaltar que a umbanda não aceita a prática de abater animais para rituais. Então, o animal que tem a proteção do orixá Ogum é o cachorro – além de ser um excelente companheiro, amigo, guardião ele possui uma lealdade bastante forte.
Assim, se pode dizer que o animal de estimação de Ogum é o cachorro. O cachorro é bastante conhecido no Brasil por ser um animal doméstico.
■Cor
Na umbanda, a cor de Ogum é o vermelho. A cor está associada à luta, a energia, a vida. Além disso, é uma cor quente que representa força e dinamismo. As cores de cada orixá não foram estabelecidas por ele, mas sim pelos seus fiéis.
A cor escolhida para o orixá Ogum foi escolhida com base em sua personalidade e também de acordo com a sua energia intrínseca. A cor de cada orixá tem importância porque é por meio dessa cor e energia que o ser humano pode se conectar ainda mais com o seu orixá. Além de ser vista em oferendas.
■Dia da semana
O dia da semana que é celebrado Ogum é às terças-feiras. Sendo esse o melhor dia para fazer uma oferenda e entregar a Ogum. Para a umbanda, as terças-feiras é o dia de cultuar a entidade Ogum, Senhor dos caminhos e da Guerra.
Então, é o orixá que rege as terças-feiras. Nesse dia, é relevante saudar o orixá e oferecer comidinhas que ele gosta, como farinha de mandioca misturada no dendê e costela de gado assada. A seguir o número da sorte de Ogum e a sua saudação.
■Número
O número da sorte de Ogum é o 7. Ogum passou a ter a sua numerologia associada ao seu arquétipo. Seu arquétipo é da coragem.
Ogum é um dos deuses mais antigos da tradição yorubá e por ele ter uma forte conexão com metais, ferros e com aqueles que utilizam, sem a proteção de Ogum e a sua permissão não seria possível nenhuma atividade.
Então, ele é o primeiro que abre caminhos para outros orixás, além disso, ele carrega consigo o número 7, que representa energia, transformação, lei, ordem.
■Saudação
A saudação é uma forma de cumprimento, ele pode ser tanto em gesto quanto em palavra. Então, para saudar Ogum, deus do orixá, pode ser feita essas três saudações: Ogum Yê ô Oguchê ou Ogum Lê.
Assim, torna-se importante saudar Ogum porque ele é um orixá que ensinou ao homem como trabalhar o ferro e o aço. Elementos que ajudam o homem a lidar com a natureza. Além disso, é possível saudar Ogum dizendo: Salve Ogum.
Características dos filhos de Ogum
Ogum tem características particulares como: temperamento forte, agressividade, aparência séria, Pode ser valente e furioso ao mesmo tempo. A partir disso, as características dos filhos e das filhas de Ogum são parecidas com as do pai, como veremos a seguir.
■Características dos filhos de Ogum
As características dos filhos de Ogum: não perdoam com facilidade as ofensas alheias; não são muitos exigentes na comida, nem com a vestimenta que usam; são companheiros e amigos, no entanto, estão sempre envolvidos com demandas.
São pessoas que têm espírito de competição forte, e são bastante determinadas. Os filhos de Ogum são corajosos e enfrentam qualquer missão. Por outro lado, são rudes e francos, podendo beirar a grosseria. Mas quando percebem que erram reconhecem o erro e estão abertos a novas ideias e opiniões, desde que sejam coerentes e precisas.
Nenhum filho de Ogum nasce equilibrado, isso se dá por conta de seu temperamento forte. Sendo então o seu maior defeito o gênio forte e às vezes impossível de lidar. A seguir as características das filhas de Ogum.
■Características das filhas de Ogum
As características das filhas de Ogum são: práticas e inquietas. São verdadeiras e nunca falam por trás de alguém, não gostam de injustiça e mentiras com os mais fracos. Elas são autoritárias e não dependem de ninguém para vencer as suas batalhas e suas dificuldades, com o crescimento vai se libertando e acomodando as suas necessidades.
O maior defeito das filhas de Ogum é o gênio forte e seu temperamento. Entretanto, sua maior qualidade é de ser batalhadora e vencedora. Elas também são calculistas e estratégicas. A seguir veremos como são os filhos e filhas de Ogum no amor.
■Filhos de Ogum no amor
Os filhos de Ogum no amor são sérios e, ao mesmo tempo, divertidos. O fato de serem assim despertam atração e interesse do outro. No entanto, eles não conseguem ficar muito tempo numa relação, só se estiverem muito apaixonados. Assim, não conseguem se fixar somente a uma pessoa.
Por causa do seu gênio forte pode haver atritos na relação, mas esses atritos podem ser resolvidos conversando e entendendo o ponto do outro. Os filhos de Ogum no amor são bastante intensos, principalmente, porque seu elemento é o fogo e a sua cor é o vermelho. Traz energia e intensidade.
Conhecendo São Jorge
São Jorge é um santo do catolicismo. Além disso, ele também é conhecido como Jorge da Capadócia. Tem a figura de um guerreiro e carrega uma espada em seu punho e um escudo para se defender. A seguir a sua origem e seus domínios.
■Origem de São Jorge
São Jorge pertencia a uma nobre família cristã. São Jorge é um dos mais venerados santos da Igreja católica e do cristianismo e tem origem turca. Além disso, São Jorge é visto como guerreiro porque defendia os cristãos e quem sofria violência, brutalidades, defendia os mais necessitados.
Tanto que foi um soldado Romano e entrou em conflito com o imperador porque protegia os mais fracos. É um santo que tem como característica a doçura e a benevolência, mesmo que seja um guerreiro. Ele não suporta injustiças e possui alguns domínios particulares, como veremos a seguir.
■Domínios de São Jorge
Os domínios de São Jorge são: a lança e a espada. São Jorge é educado e sua vestimenta representa a humildade, fé e coragem. É um santo, mas um verdadeiro cavaleiro. Tem como domínio a disciplina de um soldado.
Fora isso, a batalha contra o dragão representa os medos, vícios, a inveja, os inimigos, aquilo que pode ser prejudicial. Mas São Jorge como guerreiro nato vence o dragão e mostra que pode vencer o inimigo com maestria. Por isso, torna-se relevante andar armados e vestidos com as virtudes de São Jorge.
São Jorge e Ogum
Como visto acima, São Jorge e Ogum são representados pela mesma figura, a de um guerreiro. Com isso, ambos têm particularidades e semelhanças. Isso ocorre porque eles são frutos de um sincretismo religioso, como visto a seguir:
■O que é sincretismo religioso?
Sincretismo religioso significa misturar duas ou mais religiões que se opõe, mas que tem semelhanças. Isto é, quando uma ou mais crenças religiosas se juntam, sem deixar sua doutrina e suas características básicas originais.
No Brasil, esse sincretismo religioso pode ser visto no sincretismo entre São Jorge, santo muito venerado do catolicismo, e Ogum, orixá da umbanda – que tem como tradição a tradição yorubá. Então, no sincretismo religioso entre católicos e umbandistas torna-se possível a celebração tanto de São Jorge quanto de Ogum, até porque ambos são celebrados no mesmo dia.
■Semelhança entre São Jorge e Ogum
A principal semelhança entre São Jorge e Ogum é que ambos são representados pela figura de um guerreiro valente. Outra semelhança é que ambos estão associados a batalhas e lutas.
São Jorge, esse santo guerreiro com essa energia do orixá, de Ogum. Por terem essa mesma energia, eles são celebrados juntos. Tanto pelos católicos quanto pelos umbandistas.
■Dia de São Jorge e Ogum
Dia 23 de abril é comemorado o dia de São Jorge, ou seja, o santo guerreiro e para a energia yoruba é comemorado o dia de Ogum, principalmente pelo sincretismo da umbanda. No processo do sincretismo religioso entre ambos, São Jorge passou a ser admirado e cultuado como orixá ogum, guerreiro.
Então, é a representação dessa energia por ele ter passado por isso e por ele ter sido guerreiro, na explicação do catolicismo. A partir disso, é comemorado no dia 23 abril de São Jorge e de ogum. Nesse dia, o mais importante é lembrar-se dessa energia porque ambos estão juntos dentro do mesmo propósito e unidade.
Oração para São Jorge e Ogum
As orações para São Jorge e Ogum são orações relacionadas à batalha e luta. Elas são ótimas para abrir caminhos, alcançar objetivos, se sentir mais confiante e protegido. A seguir duas orações: para São Jorge e para Ogum.
■Oração para São Jorge
"Óh, meu São Jorge, santo guerreiro e protetor
Com sua coragem, sua espada e seu escudo
Que representa a luta, esperança e a fé
Dê-me a coragem necessária para enfrentar os meus medos
Oh, glorioso São Jorge
Dê-me sabedoria para lidar com os imprevistos da vida
E que os meus inimigos não me alcancem
Óh, meu São Jorge, santo guerreiro e protetor
Proteja-me da maldade do mundo
Regue o meu coração de amor e fé
Ande comigo lado a lado
Oh, meu São Jorge, santo guerreiro e protetor
Neste momento tão difícil de minha vida
Eu lhe peço para que o meu pedido seja atendido
Que com a sua força, sua espada e seu poder de defesa
Eu possa cortar todo o mal e toda a energia ruim que está em meu caminho
Amém."
■Oração para Ogum
"Óh, pai Ogum
Eu lhe peço que afaste do meu caminho espíritos do mal
Óh, pai Ogum
Que meus caminhos se abram
E que a minha jornada seja linda
Óh, pai Ogum
Apontai o caminho do nosso Eu superior
Óh, Senhor da Guerra
Dê-me a força e sabedoria para enfrentar os desafios da vida
Que o amor aqueça meu coração
E a fé ocupe o meu ser por inteiro
Óh, pai Ogum
Proteja-me de todos os inimigos
E abra os meus caminhos para o novo
Ogum Ye, Ogum Ye, Ogum Ye"
São Jorge e Ogum é a mesma entidade?
Conforme visto ao longo do artigo, pode-se entender melhor quem é São Jorge, santo guerreiro do catolicismo, e quem é Ogum, orixá guerreiro da umbanda. São Jorge e Ogum nascem de um sincretismo religioso, entre o catolicismo e a tradição yorubá. Por isso, eles são celebrados no mesmo dia, 23 de abril.
No entanto, eles não são a mesma entidade. Porém, ambos são representados pela figura de um guerreiro. A essência e a energia são as mesmas, ambos são caracterizados pela luta, batalha, firmeza e força. Mas não é a mesma entidade. Por fim, São Jorge é um santo católico e Ogum é um deus africano. Mas por terem características semelhantes fica fácil se confundir e pensar que é a mesma entidade.